Num Pavilhão Fidelidade com lotação esgotada, a equipa masculina de hóquei em patins do Benfica esbarrou na falta de eficácia nas bolas paradas no empate (2-2) ante o Sporting, na 11.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional.
Início eletrizante, com as duas equipas a imporem um ritmo muito alto e a criarem várias oportunidades travadas pelos guarda-redes Conti Acevedo e Xano Edo.
No entanto, aos 9', o guardião da baliza do Benfica nada conseguiu fazer para evitar o 0-1. Nolito Romero executou um passe a rasgar a defesa encarnada e isolou Danilo Rampulla, que rematou, de primeira, para o interior das redes.
As águias reagiram de imediato e, aos 12', chegaram ao empate (1-1). Na sequência de um livre a punir uma falta sobre Gonçalo Pinto, Nil Roca tocou para Lucas Ordoñez, e este desferiu um potente remate, que ainda parece sofrer um desvio no stick de Gonçalo Pinto, para dentro da baliza leonina. O golo foi atribuído pela FPP ao internacional argentino.
O dérbi seguiu disputado e, aos 14', Conti Acevedo aplicou-se para negar o golo a Facundo Navarro. Segundos depois, Lucas Ordoñez sofreu uma falta na área do Sporting e foi assinalada o respetivo penálti. No entanto, Xano Edo defendeu a cobrança e a posterior recarga de Zé Miranda.
Nos minutos finais da 1.ª parte, sucederam-se ocasiões de perigo junto das duas balizas, mas sem que o marcador voltasse a funcionar até ao intervalo.
Na entrada para a 2.ª parte, a primeira grande oportunidade pertenceu aos encarnados: Zé Miranda livrou-se da marcação, rematou cruzado e a bola tirou tinta ao ferro, aos 30'.
Aos 32', o Benfica cometeu a 10.ª falta e foi punido com o respetivo livre direto. Na marcação, Nolito Romero fintou Conti Acevedo, rematou e a bola atravessou ligeiramente a linha de golo antes de sair da baliza. Estava feito o 1-2.
Amplificando o apoio face à adversidade, o público empurrou a equipa de Edu Castro rumo à baliza leonina e, aos 33', Xano Edo rasteirou Zé Miranda na área e foi assinalado novo penálti a favor do Benfica. Contudo, João Rodrigues rematou à figura do guarda-redes verde e branco.
Continuando a carregar, os encarnados forçaram a 10.ª falta do adversário. À terceira tentativa na bola parada, Lucas Ordoñez foi o escolhido para tentar desfeitear Xano Edo, mas também não teve sucesso.
O pendor ofensivo do Benfica acabou por dar frutos aos 39'. Impondo o físico, Roberto Di Benedetto ganhou espaço na área, cruzou na direção do segundo poste e a bola acabou por seguir o caminho das redes após desviar na luva do guardião leonino. Igualdade restabelecida e o Pavilhão Fidelidade ao rubro!
Até ao final do dérbi, as águias não desistiram de chegar à vitória. Aos 46', Zé Miranda esbarrou em Xano Edo em duas ocasiões consecutivas e, aos 49', Gonçalo Pinto rematou ao lado quando tinha tudo para fazer o 3-2.
Mantida a invencibilidade no Campeonato Nacional, o Benfica terá pela frente novo dérbi ante o Sporting para a WSE Champions League. O duelo da 4.ª jornada do Grupo B está aprazado para as 20h30 da próxima quinta-feira, 8 de janeiro, no Pavilhão João Rocha.
DECLARAÇÕES
Edu Castro (treinador do Benfica): "Foi um jogo estranho. Eles fizeram marcação mista durante todo o jogo e não houve tantos contra-ataques e oportunidades como em outros dérbis. Houve mais igualdade nas chegadas à baliza, acho que, na 1.ª parte, estavam 15-14 a nosso favor. O Sporting foi mais competente nas bolas paradas e fizeram o 1-2. E nós, também com um golo estranho, chegámos ao empate. Nos minutos finais, estivemos mais fortes e por cima da partida, mas não foi um jogo brilhante da nossa parte."
Gonçalo Pinto (avançado do Benfica): "Um dérbi é sempre duro, é sempre até ao fim. Foi muito difícil para nós, mas também deve ter sido difícil para o Sporting. Nós acabámos [o jogo] com oportunidades de golo e temos de sair daqui com a sensação de que demos tudo até ao final. Queríamos muito ganhar e, agora, temos de ver onde errámos, o que é que fizemos menos bem e o que fizemos bem, porque na quinta-feira [dia 8] temos mais um jogo [com o Sporting] e vamos querer ganhar."
FICHA DE JOGO
Cinco inicial do Benfica: Conti Acevedo, José Miranda, Viti, Roberto Di Benedetto e João Rodrigues
Suplentes: Pedro Henriques (NJ), Diogo Rafael (J), Lucas Ordoñez (J), Nil Roca (J) e Gonçalo Pinto (J)
Marcadores do Benfica: Lucas Ordoñez (1) e Roberto Di Benedetto (1)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2026/01/04/hoquei-em-patins-jogo-benfica-sporting-11-jornada-1-fase-campeonato-nacional
Coming soon
- Andris on Sunday, 4 January 2026
- Andris on Thursday, 1 January 2026
- Andris on Monday, 29 December 2025
- Andris on Sunday, 28 December 2025
- Universo Benfica on Monday, 18 August 2025

