Fonte
Record
A possível transferência de Rui Costa para o Benfica na próxima temporada não passou incólume junto da imprensa italiana.
A "Gazzetta dello Sport", o maior e mais importante jornal desportivo do país, dedica grande parte da sua primeira página ao futebolista português, um assunto que de resto é amplamente desenvolvido no seu interior.
"Novo Rui Costa, velho amor" é o título da peça que recorda o carinho que o jogador tem pelo seu antigo clube, as "marcas" que deixou na sua passagem por Florença – onde ainda hoje é idolatrado pelos milhares de adeptos da Fiorentina –, tudo abrilhantado com declarações do número 10.
E Rui Costa – que não deixa de revelar alguma admiração por este interesse dos encarnados, pois, segundo afirma, está consciente de que o clube português sobrevive com graves dificuldades financeiras –, não nega que um dia vai voltar à Luz, nem que seja "a pé"...
"Tenho uma grande história de amor com o Benfica, em Portugal diz-se que mais tarde ou mais cedo nos vamos encontrar outra vez. Todos sabem disso, mas ninguém sabe quando acontecerá. Depois de vencer tudo com o Milan, até vou a pé", assegura, acrescentando: "Um pedaço do meu coração está com o Benfica. Depois de vencer cá vou para o sol de Portugal".
Mais tarde ou mais cedo...
Nestas declarações à "Gazzetta dello Sport", Rui Costa recorda, igualmente, a sua transferência da Luz para a Fiorentina, há oito anos.
"Fui jogar para o Benfica quando tinha nove anos. Venderam-me porque valia muito e só não regressei porque não havia dinheiro para me levarem de volta a casa", salientou o português, deixando uma garantia aos adeptos do seu antigo clube: "O sonho de ver-me com aquela camisola ainda existe em mim e nas gentes do Benfica. Mais tarde ou mais cedo voltarei".