Boavista 3-0 Benfica: Assim não!

Submitted by K_POBORSKY on

O saldo benfiquista no final dos 90 minutos era mais do que negativo. Para além da derrota por 3-0, os homens da Luz viram Nuno Gomes, Manú e Petit serem expulsos, o que limitará as escolhas do técnico para a próxima jornada. Quem assistiu ao jogo não tem dúvidas. O Benfica não jogou bem, nem fez muito por conquistar os três pontos, mas também é certo que o Boavista entrou com toda a força na partida, que na maior parte das vezes foi em excesso, cometendo as já habituais faltas.

Foi portanto, mais um jogo com muitas paragens, o que também impediu aos «encarnados» construírem lances de ataque. Só a partir dos 20 minutos, o Benfica começou a soltar-se da «teia» montada pelos donos da casa, que defenderam de forma muito organizada e sem conceder espaços, mas só através de remates de longa distância conseguia levar algum perigo às redes de William.

E foi durante o período em que os «encarnados» procuravam crescer na partida que o Boavista acabou por chegar ao golo, num lance onde a dupla de centrais do Benfica voltou a ficar mal na fotografia. Desta feita foi Anderson a falhar o corte, permitindo ao avançado austríaco dominar no peito a excelente abertura de Zé Manuel, para depois desferir um remate potente e sem hipótese de defesa para Quim.

Daí para a frente o Boavista, fez o suficiente para levar de vencida a partida, e como não poderia deixar de ser, o critério do árbitro não foi igual para ambas as equipas. A tentativa dos «encarnados» de chegar à igualdade sofreria duro revés aos 67 minutos, com a expulsão de Nuno Gomes, por acumulação de amarelos. O Benfica ficava reduzido a dez elementos e, poucos minutos depois, viu o Boavista ampliar a vantagem com novo golo de Linz – surgiu livre de marcação na grande área, para desviar de cabeça cruzamento milimétrico de Grzelak.

Até final, veio ao de cima o nervosismo dos jogadores do Benfica - causado pelos erros sucessivos de João Ferreira -, que determinou as expulsões de Manú (vermelho directo por entrada violenta) e de Petit (por acumulação, e mostrado por palavras ao árbitro).

Petit que foi dos melhores elementos em campo do Benfica, viria desta forma, a sua nota no jogo, a ficar manchada por uma atitude que lhe poderá custar alguns jogos de suspensão, dada a forma como se insurgiu contra o árbitro da partida, como provam as imagens televisivas. De resto, foi ele uma vez mais o motor da equipa, que ainda não contou a 100% com Miguelito e Rui Costa.