LUTA TITÂNICA ATÉ FINAL MERECIA MELHOR DESFECHO
Neste sábado, 12 de outubro, a equipa feminina de andebol do Benfica defrontou o Super Amara Bera Bera, na 2.ª mão da 2.ª ronda de qualificação da EHF European League Women, no Polidesportivo Municipal José Antonio Gasca (Espanha). O jogo terminou empatado 32-32, o que, conjugado com o resultado da 1.ª mão (28-30), faz com que as águias não sigam em frente.
Sabendo que precisavam de dois golos para igualar a eliminatória, as tricampeãs nacionais começaram muito ofensivas, mas viram a equipa espanhola ser a primeira a marcar. Porém, numa demonstração de que estava ali para lutar pelo apuramento, o Benfica marcou três golos seguidos (1-3).
Estava, então, lançado o mote para 60 minutos que haveriam de ser intensos e, acima de tudo, pautados por um enorme equilíbrio, sem que nenhuma equipa se conseguisse superiorizar à outra, nem ter mais de três tentos de vantagem.
Nas balizas, as guarda-redes davam boas respostas, com Matilde Rosa a estar em muito bom plano, assim como a homóloga das campeãs espanholas.
No meio de tanto equilíbrio, ao intervalo, o Super Amara Bera Bera estava na frente por um golo (16-15), com Rita Campos a ser a jogadora encarnada com mais tentos averbados (4).
O arranque do segundo tempo foi verdadeiramente irresistível por parte das encarnadas, que em menos de dois minutos passaram para a frente do marcador e empataram a eliminatória (16-18).
A equipa de San Sebastián reagiu, conseguiu empatar o encontro e passar novamente para a frente (21-20). Nada que atormentasse a formação orientada por Luís Monteiro, que continuou sempre em busca de regressar à vantagem no desafio, o que aconteceu aquando do 29.º golo (28-29), apontado por Nádia Rodrigues.
Com cinco minutos para se jogar, as encarnadas precisavam de um golo para igualar o agregado das duas mãos, mas, jogando com sete jogadoras de campo, de modo a aumentar a presença junto da baliza adversária, permitiram que as atletas da equipa espanhola regressassem à dianteira (30-29).
Ainda assim, e sempre assente num espírito de luta, entrega e ambição muito elevado, o Benfica voltou a dispor de dois golos de vantagem (30-32), e, pelo facto de ter apontado mais tentos fora de casa do que o adversário, desempatava a eliminatória a seu favor. Porém, as espanholas tornaram a igualar o score, a menos de 30 segundos do final do tempo regulamentar (32-32), o que tornou a missão impossível.
As encarnadas lutaram até ao último segundo do jogo, mas este terminou mesmo empatado (32-32).
As águias estão assim afastadas da EHF European League Women, virando agora o foco para o Campeonato Nacional, prova em que no próximo sábado, 19 de outubro, às 15h00, vão receber a formação do Madeira SAD, em jogo da 7.ª jornada da 1.ª fase.
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/10/12/andebol-feminino-jogo-super-amara-bera-bera-benfica-2-mao-2-ronda-qualificacao-ehf-european-league
Coming soon
- Universo Benfica on Monday, 7 October 2024
- Universo Benfica on Thursday, 3 October 2024