GrandeReportagem: A nova Luz cresce a um ritmo «louco»...

Submitted by K_POBORSKY on
Já lá vão nove meses desde o início das primeiras escavações naquele que era conhecido como o campo n.º 2 da Luz. Hoje nesse mesmo local já está à vista parte do novo Estádio da Luz e os benfiquistas orgulham-se cada vez mais de verem crescer de dia para dia aquele que será o maior estádio do país.
Decorria o mês de Outubro do ano transacto quando se deu início aos trabalhos no local, mas muitos meses se passaram na elaboração dos projectos e respectiva aprovação por parte dos sócios. Em Assembleia Geral de 28 de Setembro desse mesmo ano, os sócios do Benfica disseram «sim» à construção de um novo Estádio e aprovaram um grandioso projecto «conduzido» pelo vice-presidente benfiquista, Mário Dias.
Na madrugada desse mesmo dia em que 92,4% dos sócios disseram «sim» ao novo Estádio, chegaram à Luz 25 camiões e 3 máquinas de grande porte. A construção estava prevista para um prazo de 24 meses e até à data os prazos estão a ser cumpridos, apesar de nos meses de Março e Abril, ter havido um ligeiro atraso nos trabalhos devido às condições climatéricas.
Sem duvida que o dia 1 de Outubro de 2001 ficará na História do Sport Lisboa e
Benfica e até na de Portugal, não fosse o Benfica o maior clube português...
Foi precisamente no dia 1 de Outubro de 2001 que começaram as obras da nova Luz. Por volta das 8h30m João Soares(na altura, presidente da Câmara Municipal de Lisboa) e toda a direcção «encarnada» assistiram à caída dos
primeiros blocos de betão armado que estavam construídos com o objectivo de
serem as paredes de um futuro museu, que nunc {mostrarimagem("Novoestadiohm1.jpg","right","")} chegou a ser concluído.
Pois já lá vão nove meses e muito trabalho se fez, mas muito mais há para fazer, para que no final de 2003 a nova «catedral» esteja concluída.
Depois da escavação geral que decorreu no mês de Outubro, chegou a vez de se dar início às fundações e já estava-mos no mês de Novembro. As fundações demoraram cerca de um mês e para que os trabalhos pudessem avançar, foi necessário começar a demolir-se parte do actual Estádio da Luz. Foi então que se iniciou no mês de Dezembro a 1ª fase da demolição. Durante dia e noite dezenas de homens trabalharam arduamente nos metros quadrados de obra, dado que as obras da nova Luz se iniciaram mais tarde que o previsto.
Já no ano de 2002 começaram a ser preparados 3 dos 4 pilares da cobertura do novo Estádio, dado que o quarto pilar se localizará no local onde ainda permanece o actual Estádio da Luz que tantas alegrias deu aos benfiquistas...
Em Fevereiro ficou concluído quase na totalidade o 1º anel e dois meses mais tarde o 2º anel. Exacto foi no passado mês de Maio que os benfiquistas começaram a avistar as bancadas do 2º anel e neste momento os pisos inferiores, isto é, -3 / -2 / -1 onde vão ficar os parques de estacionamento, já têm a sua estrutura finalizada, estando o piso 0 prestes a ser concluído. Foi no mês passado que se iniciou os trabalhos nas bancadas do 2º anel e ainda no decorrer deste mês de Junho, avançarão para as do 3º an{mostrarimagem("foto-1.jpg","left","")}el, onde ficarão instalados os camarotes.
Quanto à cobertura do novo Estádio, poder-se-á dizer que os pilares onde esta assentará, já estão a ser trabalhados e quanto à zona do relvado está a ser feita a fase final da escavação para que se possa fechar, em todo o perímetro, a construção do novo Estádio.

Como será a nova «Catedral» da Luz...

A nova Luz terá capacidade para 65 mil pessoas (sentadas), tendo 2 mil lugares de estacionamento nos pisos inferiores e 700 lugares no exterior. E como as excursões não foram esquecidas, porque o Benfica é o maior clube nacional, foram reservados 100 lugares para autocarros. O novo «Mundo» benfiquista terá 2 hectares de parques e jardins, assim como campos de jogos no exterior. Os pavilhões cobertos para Piscinas, Basquetebol, Andebol, Voleibol, Futsal, Bilhar e Health Club terão também o seu lugar na nova Luz. E como não podia deixar de ser, os benfiquistas terão à sua disposição Restaurantes, Bares, uma zona comercial com 30 mil metros quadrados, um Museu, uma Megastore e espaços de Lazer e Convívio. Sem dúvida, «aperitivos» que fazem crescer água na boca dos milhares de benfiquistas que se deslocam ao Estádio para ver o Benfica jogar.

O que ainda falta fazer...

Certamente que tem causado muita tristeza aos benfiquistas ver o actual Estádio da Luz a ser demolido, mas claro está, também tem criado muita ansiedade e expectativa para se ver erguido o novo Estádio da Luz.
Quanto à nova Luz, a SOMAGUE, empresa que está encarregue desta grandios{mostrarimagem("mouseover1_2.jpg","right","")}a obra nacional prevê que ainda neste mês de Junho se dê início às bancadas do 3º anel onde ficarão os camarotes, assim como se concluirá os estacionamentos. Para o mês de Agosto está previsto o início dos trabalhos nos balneários assim como começará a ser construído o 4º anel, que limitará a altura da nova Luz.
A estrutura da cobertura começará a ser colocada em Setembro e nesse mesmo mês começarão os trabalhos nas instalações sanitárias e a ser colocada a cobertura metálica. Já no ano de 2003 e para finalizar esta grandiosa obra, em Julho será colocado o relvado onde os jogadores do Benfica passarão a jogar e onde se realizará a final do Euro-2004.
E se alguém ainda punha em causa a construção da nova Luz, o avanço alucinante das obras são a melhor resposta. O novo Estádio da Luz é uma realidade e o Sport Lisboa e Benfica continuará a possuir o maior Estádio do país, até porque o nosso Benfica é o maior clube português...
Ao longo destes 9 meses o SL-Benfica.com tem acompanhado o evoluir da nova Luz e colocou à sua disposição um «flash» que lhe explicou pormenorizadamente como será a nova «Catedral». Mas também estivemos na Luz a recolher várias fotos do evoluir das obras e numa «FotoReportagem» exclusiva mostrámo-lhe como iam as obras naquele que será um novo «Mundo» benfiquista.

Reportagem de: Rafael Santos (SL-Benfica.com)
Fonte: Jornal «O Benfica»