Hóquei: Empate caseiro obriga Benfica a vencer em Espanha

Nem as entradas gratuitas para sócios trouxeram à Luz uma casa que ainda se espera num jogo de hóquei em patins. A 1ªmão da eliminatória que dá acesso à fase de grupos da Liga Europeia terminou com um empate que deixa tudo em aberto para a 2ªmão, dia 17 em Espanha.

No aspecto geral do jogo, o Benfica lento e permissivo defensivamente, encontrou um Vic muito fechado à frente de um jovem, mas bom guarda-redes, habitualmente suplente do conceituado Victor Agramunt. Com um ataque sem imaginação, na primeira parte só ocasionalmente o Benfica criou perigo e depois de o Vic ter avisado o Benfica com uma bola ao poste, Pedro Afonso respondeu da mesma maneira. Pedro Afonso que estaria em destaque pela negativa, pois, logo a seguir a uma falta dura de Titi Roca, respondeu com um lance feio sobre o espanhol, que lhe valeu o cartão azul e um livre directo que Carlos Silva defendeu e lançou Rui Ribeiro que arrancou para um sprint fantástico que só terminou com a bola no fundo da baliza de Sergio Fernández. Com o golo alcançado mesmo em cima do intervalo, esperava-se para a 2ªparte um Benfica à procura de uma vantagem tranquila para a 2ªmão.

No entanto, foi o Vic, com uma postura defensiva rigorosa e sempre atento ao contra-ataque, que foi dispondo das melhores oportunidades e da passividade dos jogadores do Benfica na defesa. Neste período foi valendo Carlos Silva, gigante entre os postes e a negar várias vezes o golo contrário, à semelhança do que Fernández fazia na outra baliza. Mas tantas vezes o Vic tentou que lá chegou. A 6 minutos do final Eloy Gaspar fazia o golo do empate, completamente à vontade dentro da área e já a 2 minutos do fim, o mesmo Eloy fazia o 1-2, deixando o pavilhão à beira de um ataque de nervos.

O Benfica seria bafejado pela sorte, ou por Carmagnola, que assinalou um duvidoso penalty a favor dos encarnados alguns segundos depois do 2ºgolo do Vic. Chamado à conversão, Valter Neves com um remate seco restabeleceu o empate e deixa tudo em aberto para a 2ªmão.

Não existem contas para fazer, o Benfica precisa de vencer em Espanha para seguir em frente na prova, caso contrário será relegado para a Taça CERS.

Árbitro: Claudio Carmagnola, de Itália.

Benfica (2): Carlos Silva; Valter Neves (1), Mariano (cap), Ricardo Barreiros e Tomba. Jogaram ainda: Rui Ribeiro (1), Pedro Afonso e Carlitos. Não utilizados: Nuno Adrião (GR) e Rui Gamboa.
Treinador: Paulo Garrido
Cartões amarelos: Tomba e Mariano
Cartão azul: Pedro Afonso

Vic (2): Sergio Fernández; Eloy Gaspar (2), Mia Ordeig (cap), Jordi Corominas e Joaquim Pujadas. Jogaram ainda: Borja López e Titi Roca. Não utilizados: David Calonge (GR) e Sergi Plà.
Treinador: Ferran Pujalte
Cartões amarelos: Titi Roca, Jordi Corominas e Borja López.

Golos
1-0 Rui Ribeiro 24’
1-1 Eloy Gaspar 44’
1-2 Eloy Gaspar 47’
2-2 Valter Neves 48’ (penalty)