Hóquei: Exibição Parada rumo à Final-Four

Com as bancadas do pavilhão muito bem compostas, o jogo começou com um sentido único, a baliza de Vítor Parada, que desde cedo começou a travar um duelo particular com Ricardo Barreiros. Assim, logo a abrir efectuou uma brilhante defesa com a máscara a um remate do “7” encarnado, que pouco depois atirava ao poste. Nos primeiros minutos o Benfica, nem sempre esclarecido, foi para cima da baliza adversária, mas inevitavelmente as bolas acabavam no corpo do guardião local. Pelo meio, Carlos Silva efectuou a primeira defesa e a meio da primeira parte o Sesimbra teve a oportunidade mais clamorosa da partida, em contra-ataque com superioridade numérica, Eduardo Marques falhou de baliza completamente escancarada aquilo que parecia ser o primeiro golo da partida. Insatisfeito com a produção da equipa, Carlos Dantas colocava Carlitos no lugar de Pedro Afonso, adiantando Mariano para funções mais ofensivas, o que teve frutos imediatos, pois o capitão assistiu Ricardo Barreiros, que descaído sobre o lado esquerdo da área rematou de pronto para o ângulo da baliza de Parada. Após o tento inaugural, o Benfica dispôs de três contra-ataques que foi incapaz de aproveitar e Dantas lançou Tomba para ter uma referência na área, mas a tarde de Tomba foi curta, duas faltas mais duras em sete minutos, resultaram no respectivo cartão azul, a dois segundos do intervalo.

A segunda parte trouxe um Sesimbra determinado em ganhar o jogo e o aperto inicial dos encarnados, levou Dantas a recolocar Mariano em campo, no sentido de pôr ordem no jogo. O Sesimbra ia tentando chegar à baliza de Carlos Silva, mas as melhores oportunidades dos primeiros minutos da segunda parte eram do Benfica e terminavam todas com as Paradas... do Vítor. O ímpeto do Sesimbra aumentou e em contra-ataque valeu uma espectacular defesa de Carlos Silva e um desvio felizardo de Valter Neves para a barra da baliza do Benfica. Rui Ribeiro entrava então na partida, jogando o Benfica novamente com uma referência ofensiva e o atacante encarnado dispôs logo de uma boa oportunidade de golo, defendida, claro está. Pouco depois do meio da etapa complementar, os ferros das duas balizas tremeram, primeiro num remate de Luís Sousa, com resposta à altura de Ricardo Barreiros. O treinador (mais jogador) Artur Pereira, bem trocava os seus jogadores, mas o Sesimbra produzia mais quando Mário Conceição e Eduardo Marques lideravam o ataque dos da casa, mas na hora da finalização faltava sempre qualquer coisa ao Sesimbra. Volvidas mais umas intervenções de Vítor Parada, em contra-ataque, Valter Neves e Barreiros davam o mote, com Barreiros a completar o “hat-trick” de bolas aos ferros, com mais um remate à barra. Numa fase em que o Sesimbra já jogava de coração nas mãos, o Benfica aproveitou novo contra-ataque, a 3 minutos do final, com os papéis a inverterem-se e desta vez com sucesso. Barreiros serviu Valter e este finalizou para o 0-2, num lance fortemente contestado pelos locais, que alegaram que Valter utilizou o patim para dominar a bola.

Esta vitória esperada do Benfica, coloca os encarnados, uma vez mais, na Final Fiur da Taça de Portugal, onde já estão Juventude de Viana e Académico do Porto. Falta ainda o confronto Gulpilhares-Porto, para determinar todos os apurados. Da tarde de Sesimbra fica a imagem pálida de um Benfica de rostos fechados, provavelmente ainda numa má ressaca da derrota de Fânzeres.



Ficha
GD Sesimbra 0 – 2 SL Benfica (0-1 ao intervalo)

Árbitros: António Martins e Miguel Guilherme

Sesimbra: 1-Vítor Parada; 9-Artur Pereira, 6-Luís Sousa, 4-Eduardo Marques (cap) e 5-Mário Conceição; 2-Ricardo Parada, 3-Hélder Santos e 7-João Neto. Não utilizados: 10-Pedro Alves (GR) e 8-Daniel Marques.
Treinador: Artur Pereira

Benfica: Carlos Silva; Valter Neves (1), Mariano (cap), Ricardo Barreiros (1) e Pedro Afonso; Carlitos, Tomba e Rui Ribeiro. Não jogou: Nuno Adrião (GR).
Treinador: Carlos Dantas

C.Amarelos: Eduardo Marques, Ricardo Parada, Artur Pereira e João Neto; Carlitos, Tomba (2), Valter Neves e Ricardo Barreiros.

C.Azul: Tomba

Marcha do marcador

0-1 13’ Ricardo Barreiros
0-2 46’ Valter Neves