Hóquei: Líder Benfica garante 3 pontos a 20 segundos do fim

Ontem à noite na Maia, o Benfica encontrou um adversário complicado que obrigou o Benfica a suar muito. Num jogo que tive a oportunidade de assitir ao vivo, destaque especial para a "garra de campeão" mostrada pelos nossos jogadores.

Depois de uma 1ªparte com oportunidades nas 2 balizas, e com o GR da Nortecoope, Miguel Ferreira, a partir para uma grande exibição, do intervalo veio tudo o que ainda faltava ao jogo. Golos, emoção e umas entradas mais "durinhas".

A Nortecoope chegou à vantagem pelo seu experiente capitão Pedro Sousa, num lance em que o seu remate enrolado traiu Carlos Silva. Com um certo sabor a injustiça no marcador, o Benfica intensificou a sua pressão ( com o quarteto de pista Carlitos, Mariano, Tomba e Rui Ribeiro em grande), mas foi um auto-golo de Mariano, num lance extremamente infeliz, pois o passe de Pedro Sousa tabelou na canela do capitão do Benfica e entrou na baliza de Carlos Silva, que colocou a Nortecoope com 2-0 no marcador.

Muito fechados e organizados a defender, a Nortecoope não deixava de lançar veneno nos ataques de Cacau e Difeo, dois jogadores tecnicamente acima da média. Foi então que em contra-ataque de 3 para 1, uma triangulação perfeita entre Tomba, Carlitos e Rui Ribeiro, terminou com assistência do ex-Juv. Viana para o "matador" Ribeiro reduzir a desvantagem. Com uma atitude de campeão, o Benfica continuou em cima do adversário e a meio da 2ªparte não houve Miguel Ferreira, nem poste, que travasse a recarga vitoriosa de Rui Ribeiro a um remate de Carlitos. De seguida, Paulo Garrido refrescou a equipa, trocando Tomba e Carlitos por Valter Neves e Ricardo Barreiros. No entanto, Barreiros não esteve no seu habitual bom nível e a equipa ressentiu-se ligeiramente. Foi a algo exagerada exclusão de Valter Neves que trouxe Carlitos ao jogo, e a chave para a vitória. À entrada do último minuto, Rui Almeida via o cartão vermelho por acumulação, devido às sucessivas faltas por si cometidas. Até que a escassos 20 segundos do final, numa entrada em diagonal pela direita, Carlitos desferiu um remate que caprichosamente passou por Miguel Ferreira e deu o golo da vitória ao Benfica. As celebrações efusivas (tirou a camisola) valeram a Carlitos o 2ºamarelo e respectivo cartão azul, e foi com Pedro Afonso em campo, que após um desconto de tempo solicitado por Paulo Garrido, o Benfica aguentou os últimos 20 segundos, trazendo 3 preciosos pontos de um pavilhão complicado.

O Benfica tem agora um ciclo de 4 jogos em 10 dias, nas 3 frentes competitivas. Assim, aqui fica o calendário:

Dia 1: Sintra-Benfica, Taça de Portugal
Dia 3: Benfica-VIC, 1ªMão da eliminatória da Liga Europeia.
Dia 8: Benfica-Juv.Viana, Campeonato Nacional
Dia 10: Alenquer-Benfica, Campeonato Nacional

Ficha de jogo:
Nortecoope: Miguel Ferreira; Pedro Sousa (cap) (1), Rui Almeida, Cacau e Luciano Difeo. Jogaram ainda: Bruno Gomes, Ricardo Carvalho e Rui Miguel Gomes. Não utilizados: Rui André Gomes e Ricardo Cunha (GR).
Treinador: Hélder Teixeira
Cartões amarelos: Rui Almeida (3)
Cartão azul: Rui Almeida
Cartão vermelho: Rui Almeida

Benfica: Carlos Silva; Valter Neves, Mariano (cap), Ricardo Barreiros e Tomba. Jogaram ainda: Rui Ribeiro (2), Carlitos (1) e Pedro Afonso. Não utilizados: Rui Gamboa e Nuno Adrião (GR).
Treinador: Paulo Garrido
Cartões amarelos: Valter Neves (2), Mariano, Carlitos (2), Rui Ribeiro e Ricardo Barreiros.
Cartões azuis: Valter Neves e Carlitos.

Golos:
1-0 Pedro Sousa 30'
2-0 Mariano (auto-golo) 34'
2-1 Rui Ribeiro 36'
2-2 Rui Ribeiro 38'
2-3 Carlitos 49'