Koeman e a primeira derrota da época: «É difícil de entender...»

Submitted by K_POBORSKY on
No final da partida o treinador do Benfica, Ronald Koeman disse não compreender como o Benfica perdeu este jogo em casa. O holandês disse ainda ser aceitável o empate fora - na primeira jornada - mas incompreensível esta derrota.

Koeman gostou no entanto da atitude da sua equipa. «Penso que fizemos o suficiente durante o jogo para ganhar. Atacámos muito e com muita velocidade, mas não marcámos golos e claro que depois de termos falhado o penalty foi mais difícil. Depois do golo deles de canto faltou-nos tranquilidade. Durante 50/55 minutos de jogo jogámos bem e criámos oportunidades mas temos de marcar.»

O técnico holandês disse mesmo que a defesa de Jorge Baptista ao penalti marcado por Simão, acabou por ser o momento decisivo do jogo. «Foi decisivo porque até ai tínhamos tido tranquilidade no nosso jogo, mas depois perdemos um pouco as nossas ideias e a nossa organização dentro de campo. São momentos do jogo em que há muita emoção e sobretudo depois do 0-1 lutámos muito, mas faltou tranquilidade e termos um pouco mais de cabeça.»

Nesta partida o Benfica apresentou-se com um esquema táctico diferente do habitual e a equipa até correspondeu, mas até determinada altura do jogo. «Gostei muito sobretudo na primeira parte. Tivemos muita mobilidade em toda a equipa, principalmente na ala esquerda através do Nélson, mas não foi fácil porque o adversário fechou-nos muito os espaços. Mas criámos muitas oportunidades. De momento não sei se é para continuar, mas gostei muito da atitude da equipa. É preciso pensar e há tempo para isso pois o próximo jogo é só daqui a duas semanas.»

Com o resultado desta partida o Benfica permanece com apenas um ponto em seis possíveis o que causa alguma perturbação ao treinador dos "encarnados". «É complicado porque é um início desesperante. Empatar fora sempre pode passar, mas um jogo em casa, onde esperamos a vitória, é difícil de entender. É preciso ter tranquilidade para os próximos jogos.»

Para além de ter apenas um ponto, a equipa do Benfica ainda não conseguiu apontar nenhum golo, mas Ronald Koeman não atribui culpas aos avançados. O problema está no conjunto... «É culpa de toda a equipa e não só dos atacantes ou dos médios. Em dois jogos nem sei quantas oportunidades criámos. É preciso marcá-las e talvez o problema seja que neste momento quando atacamos não concretizamos. Isto nunca é positivo porque para ganhar um jogo é preciso ter confiança para marcar. Mas acredito que vamos alterar isto.»

O Benfica tem agora o Sporting como próximo adeversário, mas antes há uma pausa na SuperLiga, devido aos compromissos das selecções, o que no entender do holandês, acaba por complicar ainda mais a tranquilidade do plantel, já que a equipa não vai estar junta. «Penso que como treinador, sobretudo neste momento, quero ter todos os jogadores disponíveis para falar com eles e analisar todos os momentos. Mas acima de tudo precisamos de ter tranquilidade. Mas isto não vai acontecer porque há jogadores que vão ter de jogar pelas suas selecções e só vamos ter dois dias para preparar o próximo jogo. Não é só para o Benfica, é para todos. É mais complicado haver união porque há vários jogadores que vão estar fora», concluiu o holandês.

Reportagem na Luz de: Rafael Santos
Fotos de: Isabel Cutileiro