Leo, o «menino do rio» que espalha alegria na Luz

Submitted by K_POBORSKY on
Leonardo Lourenço Bastos, mais conhecido por Léo, atravessa neste momento uma das melhores fases da sua carreira futebolística. Nascido no Rio de Janeiro, o nosso lateral-esquerdo juntou-se ao plantel no início desta época e já é o «menino bonito da Luz». O SL-Benfica.com recorda agora a carreira do jogador...

Os primeiros passos no Futebol...

O Rio de Janeiro foi a cidade que o viu nascer, decorria o mês de Julho de 1975. Mas foi no litoral norte do seu estado, mais precisamente no modesto Goytacazes, que Léo começou a dar nas vistas, tendo mesmo levado o Americano, que viria a representar em 1996 a segui-lo mais atentamente. Apesar das boas exibições, Leo não despertou o interesse dos "grandes" do Rio, acabando por rumar ao União São João, clube por onde também passou Roberto Carlos no futebol brasileiro.

É aqui que começam as semelhanças ao actual jogador do Real Madrid. Léo segue o mesmo caminho do central e ruma ao Palmeiras, dois anos depois, onde conheceu o pior momento da sua carreira. Excluído por Scolari, na altura treinador do clube, nunca foi opção e chegou a ser proibido de treinar pelo técnico, que, segundo a imprensa brasileira, Leo "não quer ver nem pintado de ouro".

Em Julho de 2000 e já depois de ter regressado ao União São João, onde participou no Paulistão 2000, o Santos aposta neste jogador, numa ligação que viria a durar cinco anos repletos de êxitos, pessoais e colectivos. Contratado para uma posição que era considerada 'maldita' para os adeptos, Léo impôs-se e tornou-se num dos jogadores mais acarinhados, graças à sua enorme regularidade. Campeão brasileiro em 2002 e 2004, tem o sonho de ser uma das opções de Parreira para o Mundial 2006. A recente convocatória para a Taça das Confederações, onde actuou diante do Japão, fez-lhe aumentar as expectativas, mas, mesmo assim, parte em desvantagem em relação a Gilberto, do Hertha de Berlim, para ser o segundo lateral esquerdo dos "canarinhos" já este Verão.

O ingresso no Benfica e o concretizar de um sonho... a Europa

Em Julho de 2005 o Benfica vai ao Brasil e torna mais um sonho do jogador em realidade, ou seja, jogar na Europa. O Lateral-esquerdo de forte vocação ofensiva, não se impões de imediato no Benfica, mas o passar do tempo e o trabalho leva-o à titularidade da turma de Koeman. Léo destaca-se pela facilidade com que faz todo o corredor, aliando a isso velocidade, capacidade técnica e uma excelente capacidade de desmarcação, aproveitando muito bem triangulações.

Depois, é forte a cruzar, mas também gosta de romper em diagonais, de forma a tirar partido do seu forte remate de pé esquerdo, que valeu 20 golos com a camisola do Santos. Em termos defensivos, defende bem em posições exteriores e é difícil ultrapassá-lo em velocidade, mas denota algumas dificuldades quando chamado a fechar dentro, pois é bastante baixo, tendo no jogo aéreo a sua principal lacuna.

Nos últimos jogos realizados, Léo tem espalhado alegria pelos relvados, a alegria de representar um clube que já tem no coração. E se o sonho já está realizado, é muito provável que a sua carreira termine mesmo na Luz, pois o jogador comemora este ano o seu 31.º aniversário. O pequeno endiabrado da defesa benfiquista é já um dos ídolos dos mais novos que chegam mesmo a levar cartazes de apoio ao brasileiro que tem a palavra simpatia, como presença assídua no seu cartão de apresentação.

Léo chegou mesmo a espalhar o seu futebol pelos palcos europeus, quando os «encarnados» jogaram a fase de grupos da «Champions» e mais recentemente quando defrontaram o Liverpool. Léo espera agora fazer o mesmo com o Barcelona. Aos 30 anos, o lateral-esquerdo que o Benfica foi buscar ao Santos sente-se feliz no clube da Luz e o Benfica também está feliz pelo seu trabalho.

Ao serviço do Benfica, Leo conta já com 19 jogos realizados (13 completos), tem um acumulado de 1761 minutos jogados e viu por três vezes o cartão amarelo. Mais recentemente o jogador tem ainda acumulado o prémio «melhor em campo Airis», acumulando já alguns leitores de DVD, chegando mesmo a "brincar" com a situação «já não sei o que hei-de fazer com tantos DVD's». Este sábado, frente ao Braga, o jogador lá levou mais um para casa, depois de ter sido eleito pelos adeptos, como o melhor jogador em campo. De forma simpática o jogador lá compareceu na Sala de imprensa para receber o prémio.

Roberto Carlos sobre Léo: «É bom pra caramba...»

Também recentemente... Roberto Carlos,lateral-esquerdo que dispensa apresentações. Considerado um dos melhores de todos os tempos, senão mesmo o melhor, o jogador do Real Madrid mostra admiração pelo benfiquista Léo, com quem já conviveu na selecção brasileira que conquistou a Taça Confederações na Alemanha, no ano passado. Contactado telefonicamente pelo jornal "A Bola", Roberto Carlos reagiu com grande espontaneidade assim que ouviu o nome do seu compatriota. «Léo? É bom pra caramba. Fez grandes exibições quando estava no Santos e esteve comigo na Taça Confederações, na Alemanha. Aprecio as suas qualidades. Sei que está a ter sucesso no Benfica, mas no Brasil toda a gente sabe que é um dos melhores laterais-esquerdos do país», considerou. O galáctico que já travou grandes duelos com o Barcelona deixou também uma indicação preciosa ao seu compatriota do Benfica para travar o adversário que terá de marcar: «Giuly é um jogador buliçoso e é sempre complicado pará-lo, mas o Léo tem a vantagem de ser muito rápido. Em minha opinião, a melhor estratégia para ele neutralizar Giuly será obrigá-lo a correr atrás dele.»

Para Roberto Carlos, não há dúvida nenhuma de que Léo é jogador de selecção e apenas a polivalência de Gustavo Nery poderá condená-lo a ficar fora do próximo Campeonato do Mundo. «Neste momento, Gustavo Nery tem merecido a preferência do seleccionador, porque tem a vantagem de ser um jogador que tanto joga na defesa como no meio-campo. O Léo também pode fazer as duas posições, mas o Gustavo é tido como um jogador mais polivalente», considerou. Mas não é só nos relvados que Roberto Carlos aprecia as qualidades de Léo. Também fora do campo, vê nele uma pessoa exemplar. «Já tinha estado com ele algumas vezes, antes da nossa participação na Copa Confederações. É um cara tranquilo. Aliás, o Luisão, meu colega de selecção também é gente boa», elogiou.

Carreira de Leo no Santos:

2000
Campeonato Brasileiro: 21 Jogos / 0 Golos

2001
Campeonato Brasileiro: 16 Jogos / 0 Golos
Copa do Brasil: 4/0
Paulistão: 14/1
Copa Rio-SP: 6/1

2002
Campeonato Brasileiro: 28 Jogos / 5 Golos
Copa Rio-SP: 14/1

2003
Campeonato Brasileiro: 42 Jogos / 3 Golos
Libertadores: 15/2
Paulistão: 6/0
Sul-Americana: 6/1

2004
Campeonato Brasileiro: 43 Jogos / 2 Golos
Libertadores: 9/0
Paulistão: 13/2
Sul-Americana: 2/0

2005
Campeonato Brasileiro: 6 Jogos / 0 Golos
Libertadores: 8/1
Paulistão: 10/1

B.I. de Leo:
Nome Completo: Leonardo Lourenço Bastos
Posição:Defesa Lateral Esquerdo
Data de Nascimento: 06-07-1975
Altura (Mt): 1.69
Peso (Kg): 62
Nacionalidade: Brasileira

Recorde agora os melhores momentos do jogador numa fotoreportagem intitulada «Gosto de te ver Léo(sinho)...».

Fonte: terceiroanel.weblog.com.pt / slbenfica.pt / A Bola on-line