Petardo ajuda a resolver Supertaça

Infelizmente pouco há para dizer do jogo que decidiu a Supertaça de Hóquei em Patins. Após o intervalo, com o resultado em 2-2 (o mesmo da 1ªmão), Pedro Afonso passava junto ao topo da claque portista quando foi atingindo pelo rebentamento de um petardo. As consequências foram graves e levaram o nosso jogador ao hospital, arredando-o do jogo (felizmente os exames realizados nada dectectaram e o jogador pôde juntar-se aos colegas no regresso a Lisboa). A partir daí, pouco há a dizer. O Porto marcou mais 3 golos e levou o troféu. Mas recorde-se o passado:

Em Junho de 2005, antes do Benfica-Juv. Viana, Mariano Velazquez envolveu-se em confrontos, fora do pavilhão, com Tiago Barbosa. Barbosa teve de receber tratamento hospitalar e não jogou, o Benfica venceu por 6-2. 103 dias depois, a FPP pune o Benfica com derrota no referido jogo,com fundamento na “…. prática de Actos violentos que põem em causa os interesses da Patinagem, acções violentas que coloquem em risco a integridade física de terceiros e a prática de ilícito criminal no âmbito de actividade desportiva…” e suspende preventivamente o jogador, 2 dias antes da Supertaça...

Ora bem, o episódio de hoje enquadra-se perfeitamente na referida lei, logo é de esperar que o Porto seja punido com derrota (e a Supertaça virá, consequentemente, para a Luz) e que o pavilhão seja interditado. Mas como já se sabe que existem vários pesos e várias medidas, não é de esperar nada. Fernando Tavares já reagiu aos acontecimentos, colocando todas as hipóteses em cima da mesa, até mesmo a desistência do Benfica deste campeonato. Serão, provavelmente, palavras a quente, mas realmente alguma coisa tem de ser feita.

Quanto ao jogo, o Benfica começou melhor, estando a vencer por 1-0 e 2-1, mas deixou-se empatar antes do intervalo. A terminar a 1ªparte Filipe Santos deu uma stickada na cara de Pedro Afonso, que os árbitros não quiseram ver. Depois do triste episódio novamente com Pedro Afonso, e perante um Benfica desfalcado de 2 elementos (Mariano e o próprio Afonso); o Porto marcou 3 golos e garantiu a vitória.

FC Porto (5) – Edo Bosch; Filipe Santos (Cap) (2), Reinaldo García (1), Reinaldo Ventura (1) e Pedro Gil (1). Jogaram ainda: Jorge Silva e Ricardo Figueira.
Treinador: Franklim Pais

Benfica (2) – Carlos Silva; Valter Neves (Cap), Pedro Afonso, Ricardo Barreiros e Tomba (1). Jogaram ainda: Rui Ribeiro (1), Carlitos e Rui Gamboa.
Treinador: Paulo Garrido

Ficam também, as "bonitas" palavras do treinador do Porto à Sporttv: "Do que eu vi, o petardo não rebentou em cima dele, foi ao lado".