Volei: Benfica em 2 versões garante mais uma vitória

O Benfica somou mais uma vitória para o campeonato nacional. Vindo de uma noite europeia, os encarnados tiveram bastante mais apoio na bancada. José Jardim apostou em Carlos Schwanke e Dudu de início, em detrimento de Éden Sequeira e André Lopes, numa atitude compreensível de gestão da equipa, que atravessa um período de muitos jogos em pouco tempo.

A equipa entrou muito bem no jogo e venceu o 1ºset com muita facilidade, com uma exibição consistente nos mais diversos capítulos do jogo. Este set acabou por não ter muita história, chegando o Benfica ao triunfo por 25-16.

No 2ºset a Ac.Espinho entrou melhor e o Benfica facilitou ligeiramente. No entanto, com 11-14 para os visitantes, Manuel Silva arrancou para uma série de 6 serviços consecutivos, virando o jogo para 17-14. A equipa voltava ao bom nível do 1ºset, praticando um voleibol agradável.

Para o 3ºset, a história mudou. A equipa surgiu mais “cinzenta” (como as cores da camisola...) e o set foi quase sempre dominado pelos espinhenses. Pese embora o Benfica ter reduzido a desvantagem numa série de 4 serviços de Lukianetz, algumas decisões duvidosas do árbitro (saíram alguns amarelos para ambas as equipas) e o desacerto geral encarnado deixavam a Ac. Espinho com a vitória no set na mão. José Jardim ainda tentou inverter o rumo dos acontecimentos com a entrada de Pedro Fiúza para o lugar de Dudu e depois, já nas vantagens, com a entrada de André Lopes para o serviço, no entanto foi mesmo a Ac. Espinho a levar o set por 29-27.

Forçado a jogar mais um set, o Benfica voltou a não entrar muito bem no 4ºset, voltando muitas vezes ao longo set a Ac. Espinho com o domínio do marcador. No entanto, o Benfica manteve-se sempre muito perto do adversário. O treinador encarnado trocou Schwanke por Éden, uma troca proveitosa pois o Benfica exibiu-se um pouco melhor depois da substituição. Chegado o empate a 23, o mau perder de um jogador espinhense deu a vitória ao Benfica, visto que depois de o Benfica chegar ao 24-23, saiu um cartão amarelo para esse jogador, o que resultou no 25-23 e na vitória do Glorioso. Destaque individual para Manuel Silva e Lukianetz, quase sempre os solicitados por Doug Bruce, dada a sua tremenda eficácia.

O Benfica desloca-se agora à Roménia, onde vai defrontar o VCM Constanta na 2ªJornada do Grupo C da Top Teams Cup. O regresso ao campeonato faz-se no próximo sábado com a viagem ao Funchal, para defrontar o Marítimo.

Benfica: Doug Bruce (2 pontos), André Lukianetz (17), Carlos Schwanke (7), Dudu (10), Manuel Silva (20), Roberto Purificação (14) e Carlos Teixeira (líbero). Jogaram ainda: Pedro Fiúza (cap), André Cabacinha, Éden Sequeira, Miguel Fiúza e André Lopes.
Treinador: José Jardim

Ac. Espinho: Carlos Natário (cap) (2), Pedro Costa (8), Luís Silva (2), José Fontes (15), Marco Silva (16), Rui Mota (10) e Filipe Cruz (líbero). Jogaram ainda: Rui Alvar, Nuno Rocha (3), Frederico Silva e Rui Moreira.
Treinador: Nuno Soares