Volei: Benfica entra com o pé esquerdo no Campeonato

Com o pavilhão do Esmoriz praticamente lotado e com pouco mais de uma dúzia de “bravos” adeptos do Benfica, os nossos campeões nacionais iniciaram o campeonato com uma derrota na casa de um dos mais directos rivais. José Jardim lançou de inicio apenas 2 reforços, o distribuidor canadiano Douglas Bruce e o central brasileiro Carlos Schwanke, nada felizes nos 2 sets iniciais. A estes juntaram-se de inicio os já “da casa” Roberto Purificação, André Lopes, André Lukianetz, Dudu e claro, o libero Carlos Teixeira. Os instantes iniciais não correram nada bem ao Benfica: Bruce entrou nervoso e com uma distribuição inconstante, o bloco não funcionou bem como nos habitou no ano passado e a defesa também não estava bem. Mesmo assim no 1ºset, o Benfica deu muita réplica a um Esmoriz, com o seu jogo apoiado na excelente distribuição de Luís Sousa e no “poder de fogo” de Roberto Reis e Luis Samuels. O Benfica chegou a fase decisiva do set com várias “bolas de set”, mas o Esmoriz acabou por ser mais feliz e levou o set por 31-29.

O 2ºset foi absolutamente desastroso por parte do Benfica. Sucessivas defesas falhadas (especialmente Dudu), distribuição a falhar e sem bloco, o Benfica foi inoperante e foi derrotado por 25-15. Para cúmulo, e depois de um choque felizmente sem consequências entre a cabeça de Teixeira e o cotovelo de André Lopes ainda no 1ºset, Bruce apresentou queixas na mão e foi temporariamente substituído por Cabacinha. Para o 3ºset, José Jardim apostou em algumas das mudanças que fez na parte final do 2ºset, colocando Éden no lugar de Schwanke e Manuel Silva no lugar de Dudu. Estas duas alterações trouxeram grandes diferenças ao voleibol do Benfica, fruto também da clara subida de produção da distribuição do entretanto recuperado Doug Bruce. Roberto e Éden começaram a bloquear os ataques adversários com eficácia e Manuel Silva desatou a marcar pontos atrás de pontos. Numa fase em que o Esmoriz parecia quebrar fisicamente, o Benfica foi muito forte e ganhou o 3ºset por 25-21 e o 4º set, ainda mais facilmente, por 25-14.

Chegava então a “negra” onde o Benfica até começou melhor, estando a ganhar por 6-4. No entanto, por erros da própria equipa, o Benfica teve um parcial desfavorável de 1-4, deixando o Esmoriz na frente com 8-7. Pouco depois o Esmoriz conseguia 2 pontos de vantagem, que foi gerindo, conquistando a partida aos 15-13. O Benfica começa assim com uma derrota, mas com sinais de que tem opções muito credíveis no banco e que podem dar a volta a qualquer partida. Destaque ainda para o sentido agradecimento dos jogadores e dirigentes aos “bravos” adeptos do Benfica que "lutaram" contra os mil adeptos locais. Para a semana o Benfica estreia-se em casa, frente à formação dos Antigos Alunos.

Esmoriz: Luis Samuels (21 pontos), Luís Sousa (4), Kléber Oliveira (7), Rui Monteiro (8), Roberto Reis (23), Milan Jurisic (16) e Hugo Ribeiro (líbero). Jogaram ainda: Hugo Guimarães e Pedro Figueiredo.
Treinador: Hugo Silva.

Benfica: Douglas Bruce, André Lopes (12 pontos), Carlos Schwanke (3), André Lukianetz (9), Dudu (7), Roberto Purificação (16) e Carlos Teixeira (líbero). Jogaram ainda: Pedro Fiúza, Manuel Silva (16), Éden Sequeira, André Cabacinha e Miguel Fiúza.
Treinador: José Jardim