Volei: HOJE é dia da final da Taça!

Chegou o primeiro momento decisivo da época. À semelhança do ano passado, o Benfica alcança a final da Taça de Portugal, que conquistou o ano passado, ao derrotar o Esmoriz por 3-2, no Pavilhão de Santo Tirso (22-25, 23-25, 25-14, 25-16 e 16-14), num jogo em que partia como favorito, mas que entrou muito mal, mas depois foi arrasador nos 3º e 4ºs sets, e na negra esteve sempre na frente.

Um ano depois, o cenário é diferente. Agora, o Benfica jogará em “casa”, pois se em Santo Tirso o pavilhão esteve lotado praticamente com apoiantes do Esmoriz, amanhã o Complexo de Desportos Cidade de Almada deverá ter um grande apoio ao Benfica. E também porque para esta final o Benfica não parte como favorito, talvez porque o Sp. Espinho se classificou em 1º na fase regular do campeonato (o Benfica foi 3º), mas também sabemos que há treinadores e jogadores que não atribuem favoritismos nas finais. Outro factor curioso é o facto de Benfica e Sp. Espinho serem os clubes com mais Taças de Portugal conquistadas, 10, servindo assim o jogo de amanhã, para “desempatar”.

O jogo deverá ser equilibrado e táctico e só um Benfica muito concentrado poderá responder ao já esperado festival do brilhante distribuidor espinhense, o conceituado Miguel Maia. Contudo não deixa ser importante de referir a esperada baixa do oposto do Sp. Espinho, o veterano Sandro Correia, lesionado num pé, ele que costuma ser um dos melhores pontuadores da equipa. O treinador Rui Pedro Silva adaptou nos últimos jogos o central Estiva ao lugar de oposto, o que por um lado origina formações na rede muito fortes, mas outras fracas na defesa, pois quando joga como central, Estiva é habitualmente substituído pelo líbero.

Do lado do Benfica, com o canadiano Doug Bruce recuperado, tal como evidenciado no último jogo de Sábado, não existem baixas.

O jogo principia às 18h e tem transmissão televisiva na SportTV, estando prevista “casa cheia” no Pavilhão de Almada, devendo os bilhetes esgotar ainda esta 2ªfeira. Se não esgotarem, estarão à venda no pavilhão amanhã.

Assim, o Benfica deverá alinhar com Doug Bruce a distribuidor, André Lukianetz e Manuel Silva como atacantes, o oposto habitual, Dudu, e os centrais Roberto Purificação e Carlos Schwanke, além do líbero, Carlos Teixeira. Para outras opções José Jardim terá à disposição o segundo distribuidor, André Cabacinha, os atacantes André Lopes e Pedro Fiúza, o central Éden Sequeira e o jovem oposto Marco Ferreira, tendo em conta as convocatórias habituais que deixam António Silva de fora.

O Sp.Espinho, orientado por Rui Pedro Silva, deverá alinhar com Miguel Maia como distribuidor, João Brenha e Miguel Costa como atacantes, os centrais José Pedrosa e Kibinho e o adaptado oposto Estiva, além do líbero Paulo Fonseca. Como outras opções estarão Bruno Gonçalves, Ricardo Rocha, Rui Mota Oliveira, Januário Alvar e Filipe Vitó, treinador-adjunto que poderá mesmo de ter de “fazer uma perninha”.

Vamos todos apoiar o Benfica, apoiando a nossa equipa à conquista de nova Taça de Portugal!