Volei: Mais um jogo, mais uma vitória

Mais uma boa vitória do Benfica no campeonato nacional, frente ao Esmoriz, com quem havia perdido na 1ªvolta. Mantendo a aposta em André Lopes, José Jardim continuou a deixar o brasileiro André Lukianetz no banco de suplentes. O Benfica foi a equipa que melhor entrou, com Dudu muito activo no ataque no 1ºset, e com o Benfica a abrir uma boa vantagem (10-5, 17-14). No entanto o Benfica deixou-se apanhar pelo Esmoriz, com Roberto Reis sempre em destaque. Apesar de ter sido o Benfica a dispor da 1ºbola de set aos 24-23, foi o Esmoriz, com todo o mérito a fechar aos 26-28.

O 2ºset começou com um Esmoriz melhor, mas o Benfica respondeu bem e chegou a dispôr de 4 pontos de vantagem (15-11), beneficiando de um cartão amarelo a Jurisic, que fez um gesto muito feio. No entanto, a sempre faladora equipa do Esmoriz galvanizou-se com a desvantagem e chegou mesmo ao empate a 20. No entanto, o explosivo Manuel Silva arrancou para uma série de 5 fortes serviços, com a preciosa ajuda do bloco de Carlos Schwanke e André Lopes. Manuel Silva fechou mesmo o set aos 25-20 com um ás.

Com as equipas empatas a 1 set, e ante a um Esmoriz com alguns jogadores apagados e outros mais preocupados em falar com os árbitros, foi o Benfica, que pese embora o desacerto de Bruce na distribuição, beneficiou do acerto dos atacantes e dos centrais, que blocaram diversas bolas. O 3ºset só esteve história até ao segundo tempo técnico (16-14), pois a partir daí o Benfica foi bastante superior ao adversário, jogando a um nível muito bom e fechando o set a 25-19.

No 4ºset (e numa altura em que nas bancadas já se pensava mais no Benfica-Nacional), a equipa de voleibol do Benfica prosseguiu o espectáculo, com uma defesa a grande nível, e os jogadores em geral, numa tarde de muita inspiração e onde não houve desgaste que impedisse a vontade dos jogadores do Benfica de vencer a partida. Num set sem história nenhuma (25-14), destaque para o ponto obtido por Carlos Teixeira, que defendeu uma bola para o campo adversário e que caiu directamente no chão.

Domingo é dia de mais um jogo, na Luz frente ao Leixões. É o último jogo em casa antes da merecida pausa de Natal para a equipa de voleibol, faltando ainda essa “final” na Sérvia e Montenegro para a Top Teams Cup.


Benfica 3 – 1 Esmoriz (26-28, 25-20, 25-19 e 25-14)

Benfica: Doug Bruce (1), Manuel Silva (11), Carlos Schwanke (14), Dudu (19), André Lopes (14) e Roberto Purificação (16); Carlos Teixeira (1) (líbero). Jogaram ainda: Pedro Fiúza (cap), Éden Sequeira e Marco Ferreira. Não utilizados: André Cabacinha e André Lukianetz.
Treinador: José Jardim

Esmoriz: Luís Sousa (1), Roberto Reis (12), Milan Jurisic (19), Luis Samuels (15), Rui Monteiro (8) (cap) e Kleber Oliveira (4); Hugo Ribeiro (líbero). Jogaram ainda: Diogo Santos, Pedro Figueiredo e Bruno Lima. Não utilizados: Robert Chevan e João Simões.
Treinador: Hugo Silva