SL Benfica 84 - 89 Sporting CP

    Competition
    Match phase
    Final
    Data
    Sat, 17 September, 2022, 18:00
    Estado
    Played
    Tv broadcast
    RTP 2

     

    ACORDAR TARDE SAIU CARO

     

    Benfica perdeu com o Sporting por 84-89 na final da Supertaça de basquetebol.

     

     

    equipa de basquetebol do Benfica perdeu neste sábado, 17 de setembro, no Palácio dos Desportos de Torres Novas, a final da Supertaça ante o Sporting. Apesar de um último período de grande nível das águias, os verdes e brancos levaram a melhor por 84-89.

     

    Início de muito equilíbrio entre Benfica e Sporting. Com a aposta no lançamento exterior a sair certeira, assim como o jogo interior a resultar em pleno. Gradualmente as equipas foram aumentando os níveis de agressividade, com o rival leonino a ganhar ligeira vantagem, fruto de algumas perdas de bola do Benfica. Os verdes e brancos chegaram a estar na frente por nove pontos, mas a equipa treinada por Norberto Alves acabou reduzir a diferença para cinco. No final do 1.º quarto os encarnados perdiam por 28-33.

     

    O 2.º quarto começou com as defesas a levarem a melhor sobre os ataques, com os primeiros pontos a demorarem a aparecer. Ivan Almeida desbloqueou o marcador ao fim de dois minutos e meio e colocou o Benfica a três pontos do Sporting. A mudança para defesa à zona começou a dar frutos e os encarnados empataram a 35 pontos, obrigando os sportinguistas a pararem o jogo. O time-out não resultou e o Benfica passou para a frente pouco depois.

     

    Contudo, a vencer por 36-35, os encarnados não conseguiram tirar rendimento da boa defesa e, incapazes de segurar a vantagem, deixaram o Sporting fugir outra vez no marcador. Com um parcial de 9-15 no segundo período, os vencedores da última edição da Taça de Portugal foram para o intervalo a ganhar por 37-48.

     

    No reatamento, o filme não mudou e os encarnados denotaram grande dificuldade em penetrar na defensiva adversária. A espaços, por intermédio de Romdhane e Broussard, os encarnados mantinham-se na discussão do jogo, mas a eficácia de lançamento continuou a pecar por escassa. Pressionada pela desvantagem, a equipa treinada por Norberto Alves acumulou erros (19 turnovers contra 12 do adversário) e no final do terceiro período perdia por 15 pontos de diferença. 54-69 foi o resultado à entrada do último quarto.

     

    Apesar da diferença de 15 pontos, o campeão nacional não se deixou ir abaixo e foi atrás do prejuízo. Num último período poderoso, os encarnados encostaram no marcador, ficando a apenas um ponto do adversário. O Sporting, porém, não claudicou e resistiu às derradeiras investidas das águias.

     

    Apesar do 30-20 no parcial para os benfiquistas, a Supertaça foi para os verdes e brancos, que ganharam o jogo. 84-89 foi o resultado em Torres Novas, o Benfica deixou fugir a 15.ª quinta Supertaça.

     

    DECLARAÇÕES

     

    Norberto Alves (treinador do Benfica): "Só na parte final é que nos encontrámos em ritmo, agressividade e como equipa. Jogámos abaixo do nosso nível a maioria do tempo. Temos de começar bem desde o início e não andar atrás deles, como é evidente."

     

    Tomás Barroso (capitão do Benfica): "O Sporting foi mais competente durante os 40 minutos. Conseguimos mostrar outra face na segunda parte, aproximámo-nos do adversário e do resultado, mas não foi suficiente porque o jogo começa no início e tem 40 minutos. Temos de aprender com isto e continuar a trabalhar de forma séria."

     

    FICHA DE JOGO

     

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2022/09/17/basquetebol-benfica-sporting-direto-jogo-supertaca

     

    Coming soon


    By Universo Benfica on Saturday, 6 January 2024