SL Benfica 86 - 87 FC Porto
DETALHES INVIABILIZAM A VITÓRIA
Em jogo da 14.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betlic, o Benfica perdeu o clássico com o FC Porto (86-87).
Num clássico eletrizante, disputado nesta sexta-feira, 23 de dezembro, no Pavilhão Fidelidade, o Benfica foi derrotado pelo FC Porto (86-87), em jogo da 14.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional.
Foi um grande jogo na Luz! Emoção e alternância no marcador, num Pavilhão repleto de entusiastas Benfiquistas, que não pararam de apoiar os campeões nacionais.
No 1.º quarto, o Benfica mostrou-se mais dominador na luta das tabelas, enquanto o FC Porto recorreu com sucesso aos triplos, convertendo cinco em nove tentativas de lançamento exterior.
Nos encarnados, Aaron Broussard dava o mote e galvanizava a equipa, que chegou ao final dos 10 primeiros minutos com vantagem de dois pontos (25-23).
Um parcial de 6-0 para o Benfica, a abrir o 2.º quarto, permitiu cavar um fosse de oito pontos para os azuis e brancos. Houve time out por parte dos visitantes e o FC Porto passou a defender melhor, com tradução na aproximação no marcador, perante o desacerto ofensivo das águias.
Ao intervalo, tudo empatado no Pavilhão Fidelidade: 47-47.
No terceiro embate da temporada entre os dois emblemas, a entrada para a segunda parte parecia ser fatal para a equipa treinada por Norberto Alves. Um parcial de 0-9 fez com que os visitantes disparassem no marcador.
O Benfica esteve a perder por 11 pontos (51-62), a cerca de quatro minutos do final do parcial, mas um triplo de Makram Ben Romdhane animou as hostes (57-64) e os encarnados acabariam por partir para o derradeiro quarto a cinco pontos do FC Porto.
Com o Presidente Rui Costa no Pavilhão, o jogo estava em aberto e a entrada dos encarnados em quadra fez sonhar, com três triplos consecutivos de Ivan Almeida, que atenuou a desvantagem. Finalmente, o tiro exterior encarnado aparecia e José Silva carimbou a reviravolta (71-69) com mais três pontos.
Os encarnados chegaram a liderar por três pontos, graças a mais um triplo de Ivan Almeida, que esteve sensacional no último quarto. Com os adeptos empolgados, o Benfica parecia no bom caminho para mais uma vitória.
Algumas falhas de concentração na defesa possibilitaram a passagem dos azuis e brancos para a dianteira (76-80). Faltavam 3m30s para jogar e mesmo com Terrell Carter e Ivan Almeida com quatro faltas, o Benfica entrou no minuto final na frente (86-84).
O FC Porto falhou um triplo a 14 segundos do final, mas ganhou o ressalto ofensivo e Michael Finke sentenciou o jogo com três pontos. Na última posse de bola, o Benfica não conseguiu acertar no cesto e perdeu pela segunda vez na competição (86-87).
Com 27 pontos (cinco triplos), seis ressaltos e seis assistências, Ivan Almeida foi o MVP da partida.
Apesar do deslize em casa, os campeões nacionais, que tinham vencido os dois anteriores clássicos da temporada, lideram a Liga Betclic com 26 pontos, mais um que FC Porto (tem um jogo em atraso) e Sporting.
O próximo encontro dos encarnados está agendado para quarta-feira, 28 de dezembro, às 16h30. O adversário da 15.ª ronda da fase regular do Campeonato Nacional é o CAB Madeira e a partida será realizada no Funchal.
DECLARAÇÕES
Norberto Alves (treinador do Benfica): "Começámos muito bem o jogo, mas tivemos um reinício na segunda parte com dificuldades. Aí, procurámos alternar algumas coisas em termos defensivos e conseguimos voltar para o jogo e passar para a frente, e na parte final foram detalhes. Eles marcaram um lançamento triplo e nós falhámos. Os jogadores fizeram um esforço muito grande, mas os jogos equilibrados são assim. O Benfica podia ter ganho, ganhou a equipa que nos momentos finais marcou."
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2022/12/23/basquetebol-jogo-benfica-fc-porto-14-jornada-1-fase-liga-betclic
Coming soon
- Ruud on Sunday, 25 December 2022
- Universo Benfica on Thursday, 22 December 2022
- Universo Benfica on Saturday, 3 December 2022
- administrador on Monday, 7 November 2022
- administrador on Sunday, 6 November 2022
- Universo Benfica on Sunday, 4 September 2022