TRAÍDAS PELA ANSIEDADE...
O Benfica perdeu (53-51) frente ao Quinta dos Lombos, na final da Taça de Portugal.
O Benfica perdeu frente ao Quinta dos Lombos neste domingo, 12 de março, na final da Taça de Portugal feminina de basquetebol, que se realizou no Pavilhão Municipal de Pedrouços 13.
Foram penalizadores os erros ofensivos do Benfica no 1.º quarto, que permitiram ao Quinta dos Lombos liderar o marcador durante grande parte do tempo, atingindo mesmo a vantagem de sete pontos (17-10), que foi atenuada no final do mesmo para cinco (17-12).
As bicampeãs nacionais, porém, acelerando o ritmo do jogo, partindo-o, começaram o 2.º quarto com um parcial de 0-8, assente em dois lançamentos exteriores de Carolina Rodrigues e Darien Huff. Com 17-20, a formação da Linha reagiu após o desconto de tempo pedido pelo técnico José Leite e, beneficiando de maior acerto junto das tabelas (25 ressaltos contra 19 do Benfica), conseguiu chegar ao intervalo na frente do marcador (30-27).
O Quinta dos Lombos abriu da melhor forma o 3.º quarto, obtendo dois triplos. Daí em diante, o Benfica, paulatinamente, procurou encurtar distâncias e chegou ao empate no último minuto (43-43), desfeito com o triplo de Carolina Cruz (43-46).
No último quarto do encontro, as equipas acusaram algum nervosismo no ataque ao cesto e isso refletiu-se durante os 10 minutos finais. A 1:03 minutos do final o Benfica liderava por um ponto (50-51), mas as comandadas de Eugénio Rodrigues não conseguiram ampliar a vantagem nos dois ataques que dispuseram, ao contrário do oponente que virou o jogo para o 53-51 final, determinando o vencedor da prova. Raphaella Monteiro não foi feliz no lançamento de dois pontos a poucos segundos do fim da partida, que levaria o duelo para prolongamento.
O Benfica viu assim interrompido um ciclo de nove títulos nacionais conquistados consecutivamente, tendo, na época em curso, erguido a Supertaça, Taça Vítor Hugo e a Taça Federação.
DECLARAÇÕES
Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): "Foi sobretudo a questão da ansiedade que pesou. Tivemos imensas situações para igualar o jogo e passar para a frente, mas fomos mais ansiosos do que o habitual. Há mérito do adversário, claro, conseguiu-nos condicionar na componente física. É ter a noção que não íamos ser invencíveis toda a vida, agora temos a Liga pela frente e esta derrota não apaga o que fizemos até agora na temporada."
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2023/03/12/basquetebol-feminino-benfica-jogo-quinta-dos-lombos-final-taca-de-portugal
Coming soon
- Universo Benfica on Saturday, 11 March 2023