Sporting CP 1 - 3 SL Benfica

    Competition
    Match phase
    Final
    Round
    Jogo 4
    Data
    Sun, 18 June, 2023, 16:00
    Estado
    Played
    Tv broadcast
    BTV | ABolaTV

     

    CAMPEÕES NACIONAIS!

     

    No Pavilhão João Rocha, o Benfica venceu o eterno rival, por 1-3 e festejou a conquista do 24.º título nacional.

     

     

    Ao vencer o Sporting (1-3), no jogo 4 da final do play-off do Campeonato Nacional, disputado no Pavilhão João Rocha, o Benfica sagrou-se Campeão Nacional!!! Foi o 24.º título nacional dos encarnados, que recuperam o ceptro!

     

    No recinto dos verdes e brancos, após dois triunfos das águias nas três partidas anteriores desta final, o desafio foi iniciado com grande intensidade. Logo aos 2', João Souto atirou ao poste e, na recarga, Pedro Henriques tapou a baliza encarnada

     

    O Benfica reagiu de pronto. Ângelo Girão teve de aplicar-se perante uma tripla investida do ataque da formação orientada por Nuno Resende. Com ambos os guarda-redes em foco, só de meia distância é que Gonzalo Romero faturou para a equipa da casa, aos 5' (1-0).

     

    O treinador do Benfica solicitou um desconto de tempo, lançou Carlos Nicolía, experiente jogador argentino, autor do golo da igualdade (1-1, aos 10'). Anulada a vantagem verde e branca, a emoção aumentou! Ambas as equipas não pararam de visar as balizas, sendo que, aos 13', Pedro Henriques teve uma intervenção sensacional, ao defender a stickada de Gonzalo Romero para a trave.

     

    O Benfica ripostou por Nil Roca, cuja tentativa foi parada por Ângelo Girão. Num dérbi disputado em grande velocidade, aos 17', João Souto atirou ao poste.

     

    Gigante na baliza, Pedro Henriques dava a melhor resposta aos ataques leoninos, até que a reviravolta foi consumada, aos 23'. Edu Lamas isolou Gonçalo Pinto e o avançado faturou (1-2).

     

    Vantagem ao intervalo totalmente merecida, por parte da equipa que apresentou maior tranquilidade em rinque.

     

    Ainda mais confiante na entrada para a segunda parte, aos 29', Lucas Ordoñez serviu Gonçalo Pinto na perfeição, mas, em ótima posição, o avançado não soube encontrar o caminho para a baliza verde e branca. 

     

    No lance seguinte, os papéis inverteram-se com o campeão mundial a ver negado o golo, por parte de Girão.

     

    Aos 33', ocorreram dois momentos-chave para este ambicionado desfecho. O Benfica atingiu a 10.ª falta, mas Pedro Henriques esteve soberbo! Defendeu o remate de Gonzalo Romero, bem como as duas recargas consecutivas e, na resposta, Lucas Ordoñez, concluiu uma transição rápida com um tiro cruzado que só parou no fundo da baliza leonina (1-3).

     

    Espetacular! Com uma defesa aguerrida, que colocou muitas dificuldades aos rivais, o Benfica poderia ter dilatado a diferença. Também na sequência da 10.ª falta, Carlos Nicolía viu o seu remate ser defendido pelo guardião do Sporting, aos 36'.

     

    Um minuto volvido e mais uma bola parada, a castigar falta de Gonzalo Romero sobre Gonçalo Pinto. Foi assinalada grande penalidade, que Nicolía não logrou converter. Primeiro, o campeão do mundo atirou ao lado e à segunda tentativa, por infração de Girão, perdeu o duelo com o adversário.

     

    Numa decisão da equipa de arbitragem muito discutível, aos 40', Edu Lamas foi admoestado com cartão azul. Na conversão do respetivo livre direto, Romero atirou ao lado e viu, na recarga, Pedro Henriques superiorizar-se.

     

    Em underplay, o Benfica mostrou rigor e manteve a sua baliza inviolável. Numa fase em que o dérbi teve constantes paragens, nota para mais uma oportunidade dos encarnados, por Edu Lamas, que atirou para defesa de Girão.

     

    Já com festejos a cada corte, por parte dos atletas do Benfica, Diogo Rafael também esteve à beira do 1-4. Aos 47', Gonçalo Pinto ainda voltou a marcar, mas o golo foi invalidado, pois a equipa de arbitragem considerou irregularidade do atacante.

     

    Com controlo absoluto nos instantes finais, perante um rival a acusar muito nervosismo, a festa começou a fazer-se também nas bancadas. Muitos incentivos dos Benfiquistas presentes no recinto do Sporting!

     

    O Benfica ganhou com inteira justiça e saboreou mais um título!

     

    DECLARAÇÕES

     

    Nuno Resende (treinador do Benfica): "É importante para esta dinâmica em que o Clube está. É a concretização de um objetivo máximo desde a minha chegada. É fruto de uma grande época e de uma grande fase regular. Hoje, culminámos com excelência. Obrigado aos jogadores e a quem acreditou. É muito importante agradecer aos adeptos. Eles carregaram-nos muito durante a época. Estiveram sempre presentes e foram fantásticos. Não tenho palavras para descrever aquilo que senti. É para a Família Benfiquista. Agradecer muito aos jogadores. Não sou fácil, mas acredito sempre no meu trabalho."

     

    Tiago Rafael (treinador-adjunto do Benfica): "Estamos todos de parabéns. Agora, vamos desfrutar, porque para o ano há mais. Sabíamos que o fator casa tinha uma influência muito grande, por isso, desde o início, tínhamos bem ciente que era importante ficar em primeiro. Mas não só em casa. Hoje, viu-se que os adeptos são uma mais-valia para nós e esta vitória não é só nossa. É de todos os Benfiquistas."

     

    Diogo Rafael (capitão do Benfica): "É um sentimento inesquecível. São muito anos sem conseguir ganhar este título. Quem me conhece, sabe o amor que tenho por este Clube. É uma emoção enorme. Este grupo de trabalho merece, o Benfica merece. Enquanto cá estiver, tudo farei para honrar esta camisola e deixar a minha marca. Que nunca nos cansemos de ganhar porque estes adeptos merecem. O Clube, pela história que tem, merece. Tudo iremos fazer para continuar a conquistar títulos. Só temos de agradecer pelo apoio que nos dão e pelas condições que temos. Que toda a equipa desfrute deste momento e que não se esqueça do que estas pessoas fazem por nós e pelo Clube. Que no próximo ano se lembrem disto tudo, porque a exigência é tremenda. É um grande ano do Benfica. Os adeptos têm de estar orgulhosos daquilo que conseguimos. Que nos continuem a apoiar, porque tenho a certeza que mais alegrias virão."

     

    Edu Lamas (defesa do Benfica): "É um momento de alegria enorme. É o feito de uma época de muito trabalho. Somos uma equipa unida. Sabíamos que, juntos, podíamos conseguir o objetivo, como demonstrámos durante todo o ano. Agora, é altura de desfrutar com os nossos adeptos, as nossas famílias e com o nosso grupo."

     

    Roberto Di Benedetto (universal do Benfica): "É muito importante. O Benfica merece este título. Vim para cá para ganhar títulos. Sabia que tínhamos um plantel muito forte. Os adeptos demonstraram uma vez mais que são os melhores do mundo. É o melhor Clube do mundo. É uma primeira época perfeita para mim, ganhámos a Supertaça e o Campeonato. Os jogadores querem ganhar tudo, por isso, para o ano, quero ganhar todos os títulos possíveis. Queremos festejar e espero que a noite seja longa."


    Pedro Henriques (guarda-redes do Benfica): "Penso que é importante para todos nós por aquilo que trabalhámos. Por ser um processo de muitos anos para alguns, para os reforços, a partir deste ano. Garantimos o primeiro lugar para chegar a esta altura e sermos campeões. O Benfica é o atual Campeão Nacional! Vamos aproveitar a festa."

     

    Lucas Ordoñez (avançado do Benfica): "É uma alegria impressionante. Foi isto que vim fazer para o Benfica, ganhar estes títulos. Penso que merecemos, ganhámos desde o primeiro dia. Estivemos em primeiro desde a 1.ª jornada. Agora, temos muito tempo para festejar."

     

    Carlos Nicolía (avançado do Benfica): "Foi merecido. Já lutávamos há muitos anos. Hoje, conseguimos e isto é para os adeptos do Benfica e para a minha família, que me apoia sempre. Estou muito feliz. O mais importante é que ganhámos e que hoje podemos festejar. Os adeptos estiveram sempre connosco. A grandeza deste Clube são os adeptos."

     

    Gonçalo Pinto (avançado do Benfica): "Desde criança que estou aqui, fui campeão em vários escalões. Já tinha sido de Seniores, mas era Júnior. Agora, sendo Sénior, era o que faltava. Não quero parar por aqui, quero conquistar mais para estes adeptos. Nunca nos largaram. Agora, é descansar, festejar e para o ano estamos cá outra vez para a Supertaça. Sabíamos que em casa estávamos duplamente armados, tínhamos um grande apoio. Hoje, mostrámos que somos uma grande equipa. Não ganhamos só jogos em casa, também ganhamos jogos fora. Celebrar aqui é um bónus. Estou arrepiado."

     

    Nil Roca (defesa do Benfica): "Agora, só queremos desfrutar do título e celebrar com toda a equipa, que merece tudo e mais alguma coisa. Isto é o Benfica! Vim para aqui para ganhar tudo, o Benfica joga a cada ano para ganhar tudo. É por todos os nossos adeptos que nos apoiam todos os dias. O Benfica é incrível."

     

    Poka (defesa do Benfica): "É um esforço de toda a gente. Criámos uma família. Tivemos muito tempo em que as coisas não correram bem e soubemos estar unidos. Hoje, temos a cereja no topo do bolo. Estamos muito felizes. Vamos desfrutar e para o ano estamos aqui para defender o Campeonato. É de todos os Benfiquistas, somos muito grandes."

     

    Pablo Álvarez (avançado do Benfica): "É um sentimento incrível. Estou muito orgulhoso desta equipa e de pertencer a este grande Clube. É uma alegria imensa. Foi uma temporada espetacular. Oxalá possamos continuar assim na temporada que vem."

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2023/06/18/hoquei-em-patins-sporting-benfica-jogo-4-final-play-off-campeonato-nacional

     

    Coming soon


    By Universo Benfica on Friday, 5 January 2024