FINALIZAÇÃO E DUALIDADE DE CRITÉRIOS TROUXERAM INJUSTIÇA!
O Benfica perdeu com o Sporting por 1-2, após prolongamento, no jogo 4 da final do play-off da Liga Placard, encerrando assim a temporada com a conquista da Taça de Portugal e da Taça da Liga.
A equipa de futsal do Benfica perdeu 1-2, após prolongamento, com o Sporting nesta quarta-feira, 21 de junho, no Pavilhão Fidelidade, no jogo 4 da final do play-off da Liga Placard, encerrando-se as contas da luta pelo título nacional.
Sempre na procura das redes contrárias, as águias tiveram a primeira oportunidade clara de golo aos 4', quando Arthur rematou para as mãos de Guitta. Os forasteiros responderam de imediato, no entanto, coube ao Benfica nova ameaça aos 6', por Diego Nunes. Chishkala e Carlos Monteiro, no mesmo minuto, aos 7', voltaram a deixar em apuros a defensiva contrária.
Contudo, as defesas mantiveram-se por cima face aos ataques, revelando consistência. O Benfica entrou, à passagem dos 10 minutos, na melhor fase da partida até então. Determinados, os comandados de Mário Silva somaram finalizações perigosas, algumas das quais a serem sustidas por Guitta.
Foi assim aos 11', a remate forte de Arthur, e aos 13', num disparo de Silvestre Ferreira, este em posição frontal. Bruno Cintra, aos 16', também obrigou o guardião brasileiro a trabalho apurado, algo que se viu igualmente aos 19', quando Léo Gugiel defendeu a bola disparada por Zicky Té.
Antes do intervalo mais duas oportunidades de golo para o Benfica, acentuando o sabor a injustiça que o empate oferecia no período de descanso. Carlos Monteiro, aos 19', atirou a bola rente ao poste esquerdo de Guitta, guarda-redes que anulou a finalização de Jacaré no minuto seguinte quando este surgiu isolado, após ter sido agarrado duas vezes por Sokolov, sem qualquer intervenção da equipa de arbitragem, cuja dualidade de critérios foi um facto.
O intervalo do encontro ficou marcado pelo tributo dos Benfiquistas às hexacampeãs de futsal e aos campeões nacionais Sub-17, que exibiram os troféus no centro da quadra.
Na etapa complementar, estes e os presentes no Pavilhão Fidelidade viram precisamente duas formações mais afoitas na procura do golo. Diego Nunes, aos 22', após enganar João Matos, atirou para defesa apertada do guarda-redes contrário, que foi impotente para travar o remate bem-sucedido de Afonso Jesus (1-0). O capitão Bruno Coelho iniciou a jogada, endossou a bola para Diego Nunes, que, sobre a direita, passou para Afonso Jesus, e este, na passada, no lado oposto, abriu o marcador aos 23'.
No minuto seguinte os visitantes a igualar por Zicky Té, com um desvio ao segundo poste (1-1). Léo Gugiel evitou o segundo golo contrário aos 25', novamente face ao pivô forasteiro. Até ao final do encontro, foi sempre o Benfica que esteve mais perto de desfazer a igualdade. Afonso Jesus, aos 29' e 32', e Jacaré, aos 35' e 39', foram exemplos disso, pese o remate do leonino Diogo Santos ao poste, aos 35'.
Sem mudanças no marcador, o jogo seguiu para prolongamento e, aí, a infelicidade de uma ação ofensiva das águias acabou por ser determinante para o desfecho do jogo. Léo Gugiel adiantou-se no terreno, finalizou e a bola esbarrou num defesa. O esférico sobrou para Pauleta, que, no contra-ataque, marcou sem o guarda-redes dos encarnados na baliza (1-2).
O Benfica tentou até ao último segundo chegar à igualdade e voltou a não ser feliz na finalização. Oportunidades não faltaram: Arthur (aos 44', 50' e 50') e Diego Nunes (aos 46') foram os atiradores de serviço.
As águias terminaram assim a temporada como vice-campeãs nacionais, vencendo a Taça de Portugal e a Taça da Liga.
DECLARAÇÕES
Mário Silva (treinador do Benfica): "Viemos de uma época em que não conseguimos ganhar nada para uma temporada em que ganhámos dois dos três troféus nacionais em disputa. Antes de eu entrar, nos últimos sete dérbis não tínhamos conseguido vencer. No meu primeiro ganhámos, no segundo perdemos, no terceiro voltámos a ganhar... Mais importante do que isto é a mensagem que vou passar: depois do segundo jogo aqui, houve alguém que veio comentar arbitragem, houve alguém que depois, no túnel que está ali, falou com o responsável da arbitragem no mesmo tom em que estou a falar agora. Houve gente que lançou comunicados, e eu, depois de perdermos o terceiro jogo – porque isto são dérbis de duas equipas de excelência, em que qualquer uma deve poder ganhar, que não é o que está a acontecer – tive a hombridade de elogiar a arbitragem, que também tem erros. Uma coisa eu deixo bem claro: se levar a arbitragem para o lodo trouxer frutos para o futsal, também vamos entrar nessa guerra, porque o que se passou aqui hoje, a dualidade de critérios, é uma vergonha! Aparentemente, em Portugal, e no futsal, para ganharem os mesmos é preciso lançarem comunicados, falar da arbitragem e condicionar o jogo! O que eu esperava era uma reposta positiva da terceira equipa... Termino por dar os parabéns ao Sporting – porque isto não é nenhuma mensagem direta ao clube –, que ganha porque aproveitou melhor quando pôde definir o resultado, não sendo em momento nenhum superior ao Benfica! O homem do jogo esteve naquela baliza [o guarda-redes Guitta] nesta segunda parte, mas eu deixo aqui esta mensagem aos dirigentes do futsal: se quiserem que falemos de arbitragem nas flashes de todos os jogos, se isso trouxer sucesso, então nós estamos dentro para isso."
Bruno Coelho (capitão do Benfica): "É difícil de digerir. Não jogámos só contra o Sporting... Não me vou desculpar com isso, cometemos erros que não podemos cometer, nomeadamente na finalização. Tivemos oportunidades para virar o jogo, para o dilatar, mas não o fizemos. Dar os parabéns aos meus colegas, porque não foi, de todo, um ano fácil. Está a faltar respeitar o Benfica! É constantemente, seja aqui, em Alvalade, ou noutro campo qualquer, a dualidade de critérios... Temos de respeitar o Benfica, porque é por causa do Benfica que há audiências e que há pessoas a assistir à modalidade. Devemos respeitar mais o que é a instituição Sport Lisboa e Benfica e o que é esta camisola. Mais uma vez, digo: não me vou desculpar com coisas extra jogo, porque isso fica ao critério de quem é competente para o analisar. Vamos descansar, vamos recuperar, porque nós não estamos 'mortos'. A próxima época é para conquistar, para conquistar títulos e competições. É isso que vamos fazer! As pessoas esquecem-se de que o Benfica ganhou uma Taça da Liga e uma Taça de Portugal. Claro que o Campeonato pesa, todos querem ganhá-lo, mas não foi uma má época. Queríamos mais? Com certeza que queríamos. Perdemos a Liga dos Campeões e perdemos o Campeonato. Não ganhamos o Campeonato há muito tempo e queríamos ganhar, mas não nos vamos esquecer da Taça da Liga e da Taça de Portugal. Agora é repensar, descansar e melhorar, porque na próxima época temos mais títulos e objetivos para conquistar."
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2023/06/21/futsal-benfica-sporting-jogo-4-final-play-off-liga-placard
Coming soon
- Universo Benfica on Monday, 19 June 2023