ALMA PARA RECUPERAR E VENCER
Frente ao Castêlo da Maia, em desafio da 12.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional, o Benfica levou a melhor na negra (2-3), mantendo o trajeto 100 por cento vitorioso na competição.
Num duelo de voleibol bastante emotivo, referente à 12.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional, o Benfica venceu o Castêlo da Maia (2-3), resultado que ilustra o equilíbrio na partida disputada neste sábado, 2 de dezembro, no Pavilhão do Castêlo da Maia GC.
Apesar das dificuldades, os encarnados mantêm a liderança e o registo 100 por cento vitorioso na competição.
Vindo de um encontro para a Liga dos Campeões, ante o Piacenza, na quinta-feira, 30 de novembro, o Benfica entrou mal na partida. Em desvantagem por 7-2, Marcel Matz solicitou timeout. Apesar das palavras dirigidas pelo técnico aos atletas, o adversário continuou a causar dificuldades no seu serviço.
Os erros não forçados no ataque foram atenuados com um parcial de 0-4, que possibilitou a aproximação encarnada de 19-14 para 19-18. Dois pontos consecutivos de Rapha, o último dos quais num bloco, ditaram a igualdade (21-21). O final de parcial foi bastante emotivo e acabou por cair para o Castêlo da Maia (25-23).
Ao contrário do que tinha acontecido no arranque do encontro, o Benfica puxou dos galões no segundo parcial e colocou-se na frente (0-4), graças à eficácia de Pablo Natan nas ações de serviço.
A recuperação da equipa da casa (3-4) não fez mossa, pois os encarnados melhoraram no bloco e dispararam no marcador (8-15).
Com dificuldades na receção, o Castêlo da Maia não conseguiu travar o ímpeto dos tetracampeões nacionais, que triunfaram em 19 minutos (14-25).
E, com elevados índices de concentração, o Benfica entrou no terceiro parcial da melhor forma (2-5).
Porém, seguiu-se uma toada de equilíbrio, devido à boa reação dos rivais, que chegaram a esta ronda no 4.º posto da tabela classificativa. Com erros no serviço e no contra-ataque, o Benfica viu-se em desvantagem por quatro pontos (15-11).
Apesar do esforço, as águias não conseguiram mudar o rumo do parcial, vencido pelo Castêlo da Maia (25-22), que assim ficou na dianteira do jogo (2-1).
Sem margem de erro, a formação orientada por Marcel Matz não vacilou no quarto parcial. Entrada consistente, com destaque para Japa, essencial para a vantagem de três pontos alcançada (8-11).
O Benfica manteve-se forte, fechou o 4.º set por 19-25, igualou o desafio e a decisão ficou reservada para a negra.
Mais uma vez, com um arranque contundente, na sequência de um ás de Japa, as águias cavaram uma diferença de três pontos (1-4), o que abanou o adversário.
Sem ceder, a vitória por 9-15 no 5.º set (e por 2-3 no encontro) foi conquistada com total mérito!
Na próxima jornada as águias enfrentam o Ala Nun'Álvares, às 16h00 de sexta-feira, 8 de dezembro, no Pavilhão n.º 2 da Luz.
DECLARAÇÕES
Marcel Matz (treinador do Benfica): "O Castêlo da Maia jogou bem, soube usar o fator casa. Os jogos aqui são sempre complicados. Tivemos um jogo na quinta-feira, não serve de desculpa, e preparámo-nos muito bem. A perspetiva era de um jogo complicado, mas jogámos melhor no 4.º e no 5.º sets. Olhamos para todos os detalhes e a arbitragem prejudicou ambos os lados. Causou transtorno mental a quem estava na quadra. Este jogo valia muito para continuar só com vitórias na 1.ª fase."
FICHA DE JOGO
Local: Pavilhão do Castêlo da Maia GC
Formação inicial do Benfica: Raphael de Oliveira (14), Peter Wohlfahrtstätter (8), Ivo Casas (L), Hugo Gaspar (16), Pablo Natan (19), Lucas França (1) e Tiago Violas (2)
Suplentes: Bernardo Silva (L, J), Bernardo Westermann (J), Pearson Eshenko (1), Felipe Banderó (NJ), Eduardo Brito (NJ), André Aleixo (9) e Nuno Marques (1)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2023/12/02/voleibol-jogo-castelo-da-maia-benfica-12-jornada-1-fase-campeonato-nacional
Coming soon
- Universo Benfica on Saturday, 6 January 2024
- Universo Benfica on Friday, 1 December 2023
- Universo Benfica on Monday, 27 November 2023
- Universo Benfica on Saturday, 28 October 2023