SL Benfica 28 - 27 FC Porto

    Competition
    Match phase
    Regular phase
    Round
    18ª Jornada
    Data
    Sun, 18 February, 2024, 15:00
    Estado
    Played
    Tv broadcast
    BTV

     

    RAÇA BENFIQUISTA DESEQUILIBROU O CLÁSSICO

     

    Com uma grande exibição, o Benfica venceu o FC Porto, por 28-27, em partida da 18.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional.

     

    Benfica e FC Porto enfrentaram-se, neste domingo, 18 de fevereiro, no clássico da 18.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional de andebol. O duelo teve lugar no Pavilhão n.º 2 da Luz e as águias venceram por 28-27.

     

    Num sempre emocionante clássico, que teve direito a uma moldura humana vibrante, os primeiros minutos foram muito equilibrados – o que serviu de espelho de todo o duelo –, com as duas equipas sempre coladas no marcador, num intenso 'marcas tu, marco eu'. Tanto assim foi que, aos 11', o resultado era de 4-4.

     

    Somente aos 19' é que uma das equipas conseguiu ter dois golos de vantagem, e tal feito pertenceu ao Benfica, após Bélone Moreira converter um livre de sete metros (8-6). Contudo, destaque para uma enorme defesa de Gustavo Capdeville, no lance imediatamente antes.

     

    Embalados pelo calor da Luz e num momento em que estavam claramente por cima do jogo, os encarnados, por intermédio de Paulo Moreno, conseguiram aumentar a diferença para três golos (10-7).

     

    Não foi de três, mas sim de dois golos a vantagem que o Benfica levou para o intervalo (12-10), num duelo que teve a Metronumbers como Match Day Sponsor.

     

    Com 22 golos apontados até ao descanso, a primeira parte do clássico ficou marcada por uma enorme batalha física, que demonstrava duas equipas empenhadas em defender com eficácia, para atacar com assertividade. Nesse capítulo – e em todos os outros –, como o placar demonstrava, o Benfica estava melhor do que o FC Porto.


    Mal o encontro foi reatado, as águias voltaram à vantagem de três golos (13-10), com Demis Grigoras a estrear as redes no segundo tempo.

     

    Os dragões reagiram e conseguiram, numa primeira fase, empatar a partida (16-16), e de seguida passar para a frente (16-17). Para tal, muito importante foram as intervenções do seu guarda-redes, Nikola Mitrevski.

     

    Era então hora de a formação orientada por Jota González correr atrás do prejuízo, e com efeitos práticos no marcador, já que conseguiu não só voltar à dianteira (21-20), com um golo de Stiven Valencia, como também regressar aos dois tentos de vantagem, após Demis Grigoras atirar a contar (23-21).

     

    A reviravolta no marcador serviu de catalisador para os índices emocionais do Benfica, que se galvanizou e chegou aos quatro golos de vantagem (25-21).

     

    Aqui, não se pode deixar de mencionar as defesas absolutamente decisivas de Gustavo Capdeville, que foram permitindo aos seus companheiros de campo aumentar o diferencial no marcador.

     

    Contudo, o momento mais alto do guarda-redes encarnado estava reservado para os últimos segundos de jogo, com o resultado em 28-27, quando o internacional português evitou o golo do empate do FC Porto, garantindo assim o triunfo (28-27), para delírio das bancadas, que festejaram esta vitória efusivamente.

     

    Na próxima jornada (a 19.ª), o Benfica recebe o Águas Santas, em jogo agendado para sábado, 24 de fevereiro, às 19h00, no Pavilhão n.º 2 da Luz.

     

    DECLARAÇÕES

     

    Jota González (treinador do Benfica): "Quero agradecer aos adeptos. Apoiaram-nos nos momentos mais complicados, e acho que foi uma das chaves da partida. Também quero agradecer à minha equipa técnica. Depois do que temos sofrido, faço questão de dedicar-lhes esta vitória, que é muito importante para nós. Foi um desafio muito difícil e equilibrado. Na parte final conseguimos ter vantagem, mas, ainda assim, falhámos alguns lançamentos fáceis, e eles marcaram-nos alguns golos sem guarda-redes. Mas, no global, merecemos vencer pelo trabalho que realizámos durante o encontro."

     

    Gustavo Capdeville (guarda-redes do Benfica): "Estamos a implementar novas ideias, não começámos da melhor forma, mas o jogo de hoje [domingo] foi um reflexo do trabalho que temos estado a fazer e da equipa que somos. Hoje [domingo] viu-se a garra e o querer que simboliza o nosso Clube, e isso é o mais importante. Esta vitória significa um passo em frente. Temos trabalhado muito, este resultado será uma boa ajuda para o que ainda aí vem. Temos uma grande equipa, remamos para o mesmo lado e isso refletiu-se na partida. Felizmente, conseguimos oferecer a vitória aos nossos adeptos, que tanto mereciam."

     

    FICHA DE JOGO

     

    Formação inicial do Benfica: Gustavo Capdeville, Stiven Valencia, Alexis Borges, Ole Rahmel, Ander Izquierdo, Filip Taleski e Demis Grigoras

     

    Suplentes: Nikola Zoric (NJ), Gustavo Oliveira (J), Bélone Moreira (J), Paulo Moreno (J), Afonso Mendes (J), Gabriel Sequeira (NJ), Rui Baptista (J), Gustavo Sousa (NJ) e Guilherme Cabral (NJ)

     

    Marcadores do Benfica: Stiven Valencia (6), Ole Rahmel (3), Filip Taleski (1), Alexis Borges (4), Bélone Moreira (4), Ander Izquierdo (4), Paulo Moreno (5) e Demis Grigoras (1)

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/02/18/andebol-jogo-benfica-fc-porto-18-jornada-1-fase-campeonato-nacional

     

    Coming soon


    By Universo Benfica on Thursday, 14 March 2024