SL Benfica 3 - 1 Sporting CP

    Competition
    Match phase
    Playoff - Final
    Round
    Jogo 1
    Data
    Sat, 20 April, 2024, 19:00
    Estado
    Played
    Tv broadcast
    BTV

     

    DÉRBI FRENÉTICO CONQUISTADO NA RAÇA!

     

    No jogo 1 da final do play-off do Campeonato Nacional, o Benfica bateu o Sporting, por 3-1. As águias deslocam-se ao Pavilhão João Rocha, dia 25 de abril, em vantagem na eliminatória.

     

    Grande dérbi de voleibol a aquecer a noite deste sábado, 20 de abril! No Pavilhão n.º 2 da Luz, o Benfica recebeu e bateu o Sporting, por 3-1, no jogo 1 da final do play-off do Campeonato Nacional. Segue-se a deslocação ao Pavilhão João Rocha, no dia 25 de abril, quinta-feira.

     

    Perspetivado um grande espetáculo de voleibol, num jogo equilibrado, a marcar o início de todas as decisões do título nacional, grande ambiente no Pavilhão n.º 2 da Luz, a acolher um enorme dérbi da modalidade!

     

    Para o arranque do encontro, Marcel Matz escalou uma formação inicial composta por Pablo Natan, Tiago Violas, Japa, Pearson Eshenko, Felipe Banderó, Lucas França e Ivo Casas (L).

     

    Na quadra, duas equipas atrás da vitória, e isso espelhou-se no marcador. Ao comando do Benfica, o Sporting respondia com o empate, desfeito a favor da formação leonina aos 6-7. A partir daqui, desvantagem dos encarnados, a forçar Marcel Matz a parar o encontro aos 9-12.

     

    No reatar, grande resposta das águias, após o 14-18 a construirem a remontada! Pablo Natan no serviço, potente, a não dar oportunidade aos leões, bloco a funcionar e Japa a fuzilar junto à rede foram a receita para o importante parcial de 4-0 que viabilizou o empate a 18-18.

     

    Grande reta final neste 1.º set, com alternâncias na frente do score, e o Benfica, na raça, a não deixar dúvidas quanto ao vencedor: 25-22 para os encarnados, 1-0 no jogo!

     

    Em inferioridade no encontro, o Sporting entrou determinado no 2.º set e colocou-se em vantagem por 1-5. A ver os encarnados não conseguirem contrariar o ímpeto do rival, Marcel Matz pediu desconto de tempo aos 2-7.

     

    Paulatinamente, o Benfica foi recuperando e diminuiu a distância para a margem dos dois pontos (11-13, 13-15, 15-17, 17-19). Ainda era possível e, perante a resposta das águias, o Sporting começou a acusar pressão. Aos 19-21, Pablo Natan serviu e Japa, com um remate fortíssimo, encostou em 20-21!

     

    Grande ambiente na Luz, desfecho incerto e espetáculo dentro e fora da quadra. A reação do Glorioso, no entanto, acabou por não ser suficiente, e, com um 21-25, o Sporting igualou a contenda (1-1).

     

    À semelhança do set inaugural, o equilíbrio voltou a ser nota dominante no 3.º set, com bons momentos dos dois lados. Com o jogo empatado a 13-13, o Benfica descolou e colocou as contas em 17-14, altura em que o Sporting respondeu com um parcial de 0-3, estabelecendo nova igualdade (17-17).

     

    Emoções à flor da pele, paragens e decisões controversas, numa vitória agarrada com muita luta e crença encarnada, já nas vantagens!

     

    Em inferioridade por um ponto (23-24) – após uma jogada em que a bola saiu para fora a remate de Jan Galabov, sem toque das águias na ação de bloco –, Pablo Natan rematou imperativamente para o 24-24, seguindo-se o 25-25.

     

    Os tetracampeões arregaçaram as mangas e foram atrás da glória, fechando o triunfo com um 27-25 muito festejado por todos os Benfiquistas!


    Se até então o dérbi havia sido impróprio para cardíacos, o 4.º set foi repleto de ambição e indiscutível superioridade vermelha e branca. Depois do 1-1 inicial, o Benfica fez um parcial de 3-0 (4-1), seguindo-se a réplica do Sporting, dada na mesma moeda (4-4). À posterior vantagem dos leões (5-6), os encarnados responderam com tudo e não mais saíram da frente do marcador.

     

    Empurrado por um pavilhão em ebulição, o Benfica alcançou uma vantagem de nove pontos (19-10). Que jogaço, e que entrega! Bons serviços, remates fortes e certeiros, confiança e muito coração, a obrigar a jogar com cabeça na ponta final.

     

    Sem baixar os braços, o Sporting deu luta e foi palmilhando caminho, mas sem perigo de maior. No set point, com o resultado em 24-17, Pablo Natan selou o triunfo encarnado com um serviço direitinho ao 25-17!

     

    Em vantagem na final do play-off do Campeonato Nacional, o Benfica reencontra o Sporting às 16h00 de quinta-feira, 25 de abril, no Pavilhão João Rocha, no jogo 2.

     

    DECLARAÇÕES

     

    Marcel Matz (treinador do Benfica): "Foi um jogo que teve coisas boas, teve coisas que não saíram tão bem, com margem para melhorar. Tivemos situações em que fomos melhores do que o Sporting, assim como o Sporting teve situações em que foi melhor do que nós. Já previa um duelo equilibrado, mostrámos muito força em correr atrás em três sets, conseguimos virar dois, e depois conseguimos jogar um set na frente e não deixámos o Sporting crescer. Conta a experiência, conta o grupo, conta jogar em casa, mas foi só o primeiro jogo."

     

    Pablo Natan (jogador do Benfica): "A nossa equipa está acostumada a enfrentar estes momentos de pressão mais alta. Sabíamos que não ia ser um jogo fácil. O Sporting estava num momento muito bom, nós vínhamos de duas derrotas contra eles. Sabíamos da importância deste primeiro jogo em casa, o apoio dos adeptos também ajuda muito. Fomos crescendo, depois de um momento menos bom, no primeiro set. A paciência e experiência que esta equipa tem fez o jogo cair para o nosso lado e estamos de parabéns por isso."

     

    FICHA DE JOGO

     

    Formação inicial do Benfica: Ivo Casas (L), Pablo Natan (17), Pearson Eshenko (5), Felipe Banderó (10), Lucas França (20), Tiago Violas (0) e André Aleixo (11) 

     

    Suplentes: Raphael de Oliveira (0), Bernardo Silva (L, NJ), Peter Wohlfahrtstätter (NJ), Hugo Gaspar (4), Luís Rodrigues (0), Eduardo Brito (NJ) e Nuno Marques (0) 

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/04/20/voleibol-benfica-sporting-jogo-1-final-play-off-campeonato-nacional

     

    Coming soon


    By Universo Benfica on Monday, 22 April 2024