EM CRESCENDO PARA O MELHOR FINAL
O Benfica entrou no Campeonato Nacional de 2024/25 da melhor forma, ou seja, sem ceder parciais no jogo da 1.ª jornada da 1.ª fase da competição, realizado nesta noite de 5 de outubro no Pavilhão n.º 2 da Luz. O VC Viana foi o adversário derrotado por 3-0.
No entanto, o 1.º set foi bastante equilibrado, apenas decidido nas vantagens, após muitas alternâncias no marcador. Com um ás de Nivaldo Gomez, as águias até tiveram três pontos de vantagem (10-7), mas o timeout solicitado pelo treinador dos visitantes teve o condão de quebrar o ritmo aos pentacampeões nacionais.
O VC Viana igualou (10-10) e até se colocou na dianteira, após um ponto resultante de um bloco (16-17). Marcel Matz recorreu ao timeout numa fase em que o Benfica estava com dificuldades para ultrapassar a defesa contrária e travar os contra-ataques. E as águias estiveram mais perto de vencer o set, devido à eficácia de Matheus Alejandro no bloco (21-18).
Todavia, o rival reagiu, beneficiando também de algum desacerto do Benfica. A perder por 23-24, a entrada de Japa deu maior estabilidade ao coletivo e, nas vantagens, com um bloco de Pearson Eshenko, as águias concluíram o parcial por 28-26.
Sempre com o apoio dos Benfiquistas, as contas do 2.º set foram diferentes. Mais fortes nas ações junto à rede, os encarnados dispararam no marcador.
Com um serviço contundente, a causar muitas dificuldades à receção da equipa de Viana do Castelo, o Benfica acumulou pontos consecutivos (17-10). Na reta final, a potência colocada por Felipe Banderó precisamente na ação de serviço aproximou o Benfica do triunfo. Um bloco de Francisco Leitão consumou o objetivo. Em 23 minutos, o Benfica venceu por 25-15 (2-0, na partida).
Com elevada concentração, e aproveitando algumas falhas do adversário, o Benfica manteve o ritmo no 3.º set. Superior em todos os aspetos, esteve a vencer por 12-4, e Marcel Matz lançou alguns dos mais jovens elementos do plantel, que deram boa conta de si.
Com naturalidade, as águias fecharam o set com inequívocos 25-10, alcançados em apenas 20 minutos (3-0).
Depois da estreia no Campeonato, na quarta-feira, 9 de outubro, as águias viram agulhas para a CEV Cup. Na 1.ª mão dos 32 avos de final, o Benfica defronta o Volley Haasrode Leuven (Bélgica), no Sport Oase Leuven. O jogo está agendado para as 19h30 de Portugal Continental (20h30 locais).
DECLARAÇÕES
Marcel Matz (treinador do Benfica): "É óbvio que foi uma exibição em crescendo até pelo reflexo do marcador. Houve muitos breaks dos dois lados, um jogo mal jogado. Não pode acontecer e temos de ser superiores, como fomos no 2.º e no 3.º set. Criámos dificuldades ao adversário e trabalhámos melhor as bolas do nosso lado. É o início do processo. Foi um jogo em que alguns jogadores tiveram oportunidade de jogar em casa pela primeira vez num jogo oficial. Ficar no 1.º lugar nesta fase é o nosso objetivo para decidirmos os play-offs em casa e é importante construir uma equipa. Vamos ter de trabalhar bastante."
Michal Godlewski (oposto do Benfica): "Foi um jogo importante para todos nós, por ser o primeiro do Campeonato. Queríamos começar bem. O 1.º set foi duro, provavelmente por ser o 1.º do Campeonato junto dos nossos adeptos. Mas depois, jogámos o nosso voleibol no 2.º e no 3.º set, e estivemos bem. Sinto-me muito bem e com muito apoio dos nossos adeptos. Espero que nos apoiem até ao fim da época."
FICHA DE JOGO
Formação inicial do Benfica: Bernardo Silva (L), Nivaldo Gómez (12), Pablo Natan (7), Pearson Eshenko (6), Matheus Alejandro (9), Tiago Violas (5) e Michal Godlewski (9)
Suplentes: Peter Wohlfahrtstätter (NJ), Francisco Leitão (1), Ivo Casas (L, J), Felipe Banderó (4), Eduardo Brito (0), Tomás Natário Teixeira (1) e André Aleixo (1)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/10/05/voleibol-jogo-benfica-vc-viana-1-jornada-1-fase-campeonato-nacional
Coming soon
- Universo Benfica on Sunday, 6 October 2024
- Universo Benfica on Tuesday, 1 October 2024
- Universo Benfica on Tuesday, 16 July 2024