Competition
Match phase
Regular phase
Round
17ª Jornada
Data
Sat, 15 March, 2025, 15:00
Estado
Played
Tv broadcast
RTP 2

 

ALMA PARA O TRIUNFO


Neste sábado, 15 de março, o Benfica superiorizou-se ao Queluz, por 85-96, no jogo da 17.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic. Desta forma, as águias permanecem líderes isoladas da tabela classificativa.

 

No entanto, a deslocação ao Pavilhão Henrique Miranda não foi fácil. Foi preciso alma para garantir o objetivo. Frente ao 10.º classificado à entrada para esta ronda, o Benfica evidenciou dificuldades para ultrapassar a defesa oposta nos primeiros minutos.

 

E, de parte a parte, registaram-se baixas percentagens de eficácia de lançamentos. Decorridos cinco minutos, as águias estavam na frente (4-6), o que ilustra a baixa pontuação. No final deste período, em que anotaram três triplos, os tricampeões nacionais mantinham a vantagem, por 12-14.

 

Diante de uma formação aguerrida, no 2.º quarto, a maior diferença foi vincada com um parcial de 0-10, que colocou as águias na dianteira, por 31-41. O Queluz reduziu por Gregory Parham II, autor de 29 pontos, e que fechou o resultado ao intervalo: 33-41.

 

No recomeço do desafio, a equipa da casa entrou melhor e equilibrou a contenda. Com 44-44, com cerca de três minutos do 3.º quarto, Norberto Alves solicitou timeout.

 

Sem os contributos de José Barbosa e de Nico Carvacho, em processo de recuperação de lesões, e Makram Ben Romdhane, de fora por opção, tendo em conta o limite de estrangeiros, a toada manteve-se. Gregory Parham II deixou mesmo o Queluz na dianteira (50-49).

 

Com maior rapidez de execução, os encarnados cavaram uma diferença de sete pontos (52-59). No arranque do derradeiro quarto, as águias venciam por 59-67.

 

E, neste período, a experiência e ritmo competitivo dos comandados de Norberto Alves fez-se sentir, com o avolumar do resultado. Com naturalidade, o Benfica triunfou por 86-95.


Autor de 18 pontos, aos quais juntou 11 ressaltos, chegando ao duplo-duplo, e seis assistências e dois roubos de bola, Aaron Broussard foi o MVP da partida.

 

Cumprida a missão na Liga Betclic, as águias viram atenções para a final four da Taça de Portugal. O FC Porto será o rival da meia-final, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, clássico agendado para as 16h00 de sábado, 22 de março.

 

DECLARAÇÕES


Norberto Alves (treinador do Benfica): "Não fomos consistentes na qualidade no ataque. Alternámos coisas positivas com coisas menos positivas e, na defesa, nomeadamente no bloqueio direto com o [Gregory] Parham, não tomámos boas decisões, quer ao local central ou lateral do bloqueio direto, quer à distância em relação ao cesto, o que nos provocou problemas nas rotações. Apesar de marcarmos 95 pontos, não sinto que tenhamos feito um bom jogo ofensivo. Alternámos coisas positivas com coisas menos positivas."

 

FICHA DE JOGO


Cinco inicial do Benfica: Aaron Broussard, Felix Terins, Ahmaad Rodie, Tyler Stone e Ivica Radic

 

Suplentes: Eduardo Francisco (J), José Silva (J), Thomas Drechsel (J), Diogo Gameiro (J), Daniel Relvão (J) e Betinho (J)

 

Pontuadores do Benfica: Aaron Broussard (18), Ivica Radic (15), Tyler Stone (12), Thomas Drechsel (14), Betinho (8), Diogo Gameiro (2), Felix Terins (4), Daniel Relvão (8), Ahmaad Rorie (12) e José Silva (2)

 

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/03/15/basquetebol-jogo-queluz-benfica-17-jornada-1-fase-liga-betclic

 

Coming soon


By Universo Benfica on Sunday, 30 March 2025