CRENÇA ATÉ AO FIM RENDEU BILHETE PARA A FINAL FOUR
Protagonizando um 4.º quarto de grande categoria, o Benfica deu a volta ao marcador frente ao Vitória SC para vencer por 90-95, no duelo deste sábado, 8 de fevereiro, dos quartos de final da Taça de Portugal.
A toada de intensidade e de equilíbrio verificou-se desde o início do jogo, e só nos derradeiros minutos do 1.º quarto o Benfica conseguiu chegar a uma vantagem significativa: um triplo de Felix Terins e um afundanço de Daniel Relvão permitiram fechar o parcial com um 21-26.
O 2.º quarto começou com Betinho Gomes a converter o seu terceiro triplo em outras tantas tentativas. No entanto, o Vitória reagiu, à boleia do poderio físico de William Loyd no jogo interior, e conseguiu dar a volta ao marcador (35-33). Apostando tudo no domínio do pintado, os anfitriões chegaram ao 44-37, mas o conjunto de Norberto Alves manteve-se sereno e aproveitou uma falta antidesportiva sobre Ahmaad Rorie para reduzir para 48-46 à saída para o intervalo.
No regresso dos balneários, as águias acumularam alguns erros que permitiram aos vimaranenses alcançarem a sua maior vantagem na partida (61-52). Perdulário no ataque ao cesto, o Benfica apoiou-se na sua defesa para reduzir perdas e logrou reduzir a desvantagem para 5 pontos (68-63) no término do 3.º quarto, mantendo-se bem vivo na discussão da partida.
O 4.º quarto foi palco da melhor versão do coletivo benfiquista. Recuperando os índices de eficácia no lançamento e sendo mais agressivos na defesa, os encarnados superiorizaram-se ao Vitória SC e, com cinco minutos para jogar, voltaram para a frente do marcador, algo que não acontecia desde o 2.º quarto. Com 82-81, Aaron Broussard sofreu falta num lançamento de três pontos e, com dois lances livres convertidos, fez o 82-83.
Já depois de os vimaranenses terem recuperado a vantagem, a história repetiu-se. Tyler Stone sofreu falta num lançamento de três pontos e converteu os três lances livres para o 84-86. Os minutos foram passando, com as equipas a revelarem pontaria, e, com poucos segundos para jogar, o Vitória SC arriscou tudo por um triplo que empatasse o jogo a 93 pontos. No entanto, Aaron Broussard roubou a bola ao adversário, Trey Drechsel recolheu-a, sofreu falta e converteu os dois lances livres para os 90-95.
Sentenciado o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal, que será definida em formato de final four, em Matosinhos, o Benfica regressa à ação no próximo sábado, 15 de fevereiro, com a visita ao FC Porto, da 15.ª jornada da fase regular da Liga Betclic. O clássico marcado para o Dragão Arena inicia-se às 15h00.
FICHA DE JOGO
Cinco inicial do Benfica: Aaron Broussard, José Silva, Ahmaad Rorie, Daniel Relvão e Tyler Stone
Suplentes: Eduardo Francisco (NJ), Felix Terins (J), Thomas Drechsel (J), Diogo Gameiro (J) e Betinho (J)
Pontuadores do Benfica: Tyler Stone (14), Aaron Broussard (26), Betinho (21), Daniel Relvão (10), Felix Terins (6), Ahmaad Rorie (11), Thomas Drechsel (5) e Diogo Gameiro (2)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/02/08/basquetebol-jogo-vitoria-sc-benfica-quartos-de-final-taca-de-portugal
Coming soon
- Universo Benfica on Monday, 3 February 2025
- Universo Benfica on Thursday, 23 January 2025