NA FINAL DA PROVA-RAINHA
A equipa feminina de basquetebol do Benfica superiorizou-se ao GDESSA, por 75-70, após prolongamento, e está na final da Taça de Portugal. As águias discutem a atribuição do troféu a partir das 14h00 deste domingo, 23 de março, frente ao Quinta dos Lombos.
Para a partida da meia-final da final four, Eugénio Rodrigues escalou um cinco inicial composto por Inês Faustino, Milica Ivanovic, Evelyn Ovner, Isabela Quevedo e Raphaella Monteiro. Nota para a estreia de Clarissa dos Santos na convocatória, reforço das águias que chegou ao Clube neste mês de março.
No Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, Milica Ivanovic inaugurou o marcador com um triplo (3-0) e, com um parcial de 0-5, o GDESSA passou para a frente do resultado (3-5). O Benfica carregou e, com dez pontos sem reposta, colocou-se em vantagem, por 13-5. Da mesma forma que arrancaram, as águias fecharam o 1.º quarto com um triplo, desta feita de Raphaella Monteiro, a consumar o 19-7.
Nos dez minutos seguintes, Clarissa dos Santos estreou-se de águia ao peito e a marcar (25-17). Mantendo a toada ofensiva e de eficácia, as encarnadas venciam por 31-13 aos 7'. A partir daqui, e sendo este um jogo a eliminar e de acesso à decisão do troféu, o GDESSA mostrou-se mais aguerrido. Com 21 pontos rubricados, face aos 15 do Benfica, o conjunto do Barreiro encostou as contas. Ainda assim, dada a vantagem trazida do tempo antecedente, as comandadas por Eugénio Rodrigues saíram para o intervalo na frente, por 34-28.
No reatar, o equilíbrio foi nota dominante. Com um triplo, Joana Alves rubricou o 34-31, deixando o jogo em aberto e, consequentemente, mais emocionante. Cesto cá, cesto lá, nenhuma das equipas conseguia descolar no marcador, terminando o 3.º quarto com um 48-41.
Se até então estava renhido e a poder pender para qualquer um dos lados, no 4.º quarto a disputa intensificou-se e o score ficou igualado a 52-52, no minuto 6. Seguiu-se a superioridade do GDESSA (52-54), que construiu uma vantagem de 5 pontos (52-57). O Benfica teve de mostrar a sua melhor face e, a 13 segundos do fim, empatou novamente, a 60-60, levando o jogo a prolongamento.
Nos cinco minutos do tempo extra, as águias deram luta e, após o 63-63, agarraram o comando do marcador, de onde não mais saíram! Numa autêntica prova de superação e de garra, o Benfica venceu o jogo, por 75-70, e garantiu o passaporte para a final da prova-rainha.
Às 14h00 deste domingo, 23 de março, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, as águias enfrentam o Quinta dos Lombos – que derrotou o CDEFF – na partida de atribuição do troféu da Taça de Portugal.
DECLARAÇÕES
Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): "Tivemos até agora uns quantos jogos com o GDESSA e todos eles foram apertados. Este aqui ainda mais, com prolongamento. Estávamos à espera disto, de momentos bons, de momentos menos bons e a dúvida era se sabíamos sobreviver aos momentos menos bons. Ficou esclarecido. Na minha opinião, hoje o caráter que esteve na equipa, num momento muito complicado, a acabar o jogo, fez-se quando andámos a perder nas competições europeias, por 30 e 40 pontos. O caráter que na altura se testou, hoje, esteve aqui."
Raphaella Monteiro (extrema/poste do Benfica): "Houve um momento crucial em que conseguimos empatar o jogo. Acho que o mais importante foi não deixarmos de acreditar que era possível, então, defendemos até ao último segundo e conseguimos dois lances livres [no final do 4.º quarto]. Quando vamos para os cinco minutos do prolongamento temos um respiro. Fiz o que faço sempre, confiei no meu trabalho, as bolas entraram e conseguimos sair daqui com um lugar na final de amanhã."
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/03/22/basquetebol-feminino-benfica-gdessa-jogo-meia-final-da-final-four-da-taca-de-portugal
Coming soon
- Universo Benfica on Tuesday, 18 March 2025
- Universo Benfica on Thursday, 27 February 2025