DE CORPO E ALMA
Em crescendo no jogo 1 da meia-final do play-off da Liga Betclic de basquetebol, disputado na noite desta quinta-feira, 22 de maio, o Benfica venceu a Ovarense, por 85-66. As equipas voltam a encontrar-se na Luz às 15h00 deste sábado, dia 24.
Líder da fase regular da Liga Betclic, o Benfica ultrapassou o Vitória SC nos quartos de final do play-off com dois triunfos (99-87; 68-88), tendo como obstáculo no caminho para a final a Ovarense, um antagonista consistente – como disse Norberto Alves na antevisão –, que deixou para trás a Oliveirense, após ter perdido o jogo 1 (87-74; 92-77; 82-83).
Para a partida, o treinador escalou um cinco inicial composto por Aaron Broussard, Trey Drechsel, Ahmaad Rorie, Makram Ben Romdhane e Nico Carvacho.
Os encarnados entraram mais eficazes no jogo, logrando um parcial de 6-0, com quatro pontos rubricados pelo capitão Makram Ben Romdhane. A Ovarense respondeu e chegou à vantagem (6-8). Com o resultado em 6-10 no minuto 5, o Benfica reduziu para 8-10, através de dois lançamentos livres.
Aaron Broussard, com um triplo, colocou as contas em 11-12, mas, defensivamente bem e rápida no contra-ataque, a equipa de Ovar dilatou para 11-20 (9'), obrigando Norberto Alves a pedir desconto de tempo. Esgotados os primeiros 10 minutos, as águias perdiam por 15-25.
Prejudicado pelas perdas de bola e por alguma ineficácia na luta pelos ressaltos, o Benfica viu a Ovarense ampliar para 18-30. Pela mão de Trey Drechsel, os encarnados reduziram para 22-30 e, depois, para 27-32. Nove pontos da autoria do extremo das águias, importantíssimos para a reviravolta!
Aos 7' do 2.º quarto, o marcador apontava 29-32. Grande recuperação dos comandados por Norberto Alves, impulsionados pelos adeptos presentes na Luz. O empate (32-32) chegou aos 8', com um triplo de Betinho Gomes. Disputada com intensidade, a partida foi para o intervalo igualada e em aberto: 35-35.
As águias abriram o 3.º quarto com um 5-0 (40-35) e alcançaram novamente o comando do marcador. A impor o seu jogo, o Benfica mostrou crença e confiança, ampliando o resultado para 46-37. Consumada a vantagem por 10 pontos aos 49-39, os encarnados continuaram a carregar, e aos 8' venciam por 56-44.
O Benfica entrou para os últimos 10 minutos a vencer por 59-44, após um período em que fez um parcial de 24-9.
Mais equilibrado em termos de pontos (6-8 aos 4'), o 4.º quarto foi jogado a um ritmo mais baixo. Sem dar à Ovarense a oportunidade de nova proximidade, os encarnados não baixaram os braços, estando, aos 6', a ganhar por 73-56.
Numa exibição em crescendo, em que estiveram de corpo e alma, os benfiquistas venceram, por 85-66, e deram mais um passo em direção ao objetivo: o Tetracampeonato!
Também no Pavilhão Fidelidade, o jogo 2 das meias-finais do play-off da Liga Betclic está agendado para as 15h00 deste sábado, 24 de maio.
DECLARAÇÕES
Norberto Alves (treinador do Benfica): "Eu acho que entrámos até mal no início do jogo, nomeadamente em termos defensivos não estávamos a cumprir aquilo que foi o plano de jogo. Principalmente na defesa dos bloqueios diretos, onde eles [jogadores da Ovarense] conseguiram ter vantagens, então nós corrigimos esse detalhe e penso que realmente na 2.ª parte já estivemos muito melhor. Quando temos mais qualidade defensiva conseguimos jogar o nosso ritmo, penso que foi um pouco isso. Infelizmente, hoje, ao nível do lance livre, foi mau, e podíamos ter acabado o jogo com melhores sensações a esse nível. A Ovarense é uma equipa extremamente organizada, sabe o que faz, defende bem. Tivemos de... estava a ser um novelo complicado de desmontar, mas conseguimos fazê-lo, e acho que o jogo depois foi mais fácil."
Trey Drechsel (extremo do Benfica): "Na 2.ª parte a equipa jogou realmente muito bem, fomos a equipa que queremos ser. Para conquistarmos o Campeonato temos de ser a equipa que fomos na 2.ª parte. Conseguimos ir na direção certa e vencemos."
FICHA DE JOGO
Cinco inicial do Benfica: Aaron Broussard, Thomas Drechsel, Ahmaad Rorie, Makram Ben Romdhane e Nico Carvacho
Suplentes: Eduardo Francisco (J), José Barbosa (J), Diogo Gameiro (J), Daniel Relvão (J), Betinho (J), Tiago Filipe (J) e Tyler Stone (J)
Pontuadores do Benfica: Makram Ben Romdhane (7), Ahmaad Rorie (4), Aaron Broussard (17), Tyler Stone (5), Betinho (18), Thomas Drechsel (19), Nico Carvacho (8), Eduardo Francisco (4), Diogo Gameiro (1) e Daniel Relvão (2)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/05/22/basquetebol-benfica-ovarense-jogo-1-meias-finais-play-off-liga-betclic
Coming soon
- Universo Benfica on Wednesday, 21 May 2025