JÁ ESTÁ: DODECACAMPEÃS!
A equipa feminina de hóquei em patins do Benfica continua a fazer história. Pela primeira vez, Portugal conhece um dodecacampeão. As águias bateram o Turquel no jogo 2 da final do play-off do Campeonato Nacional, por 0-2, na noite deste sábado, 28 de junho, e somaram o 12.º título seguido.
Depois da vitória no jogo 1 (2-1), o Benfica viajou ao Pavilhão do HC Turquel com a possibilidade de fechar as contas de uma final disputada à melhor de 3. E, mesmo desfalcada da influente Aimée Blackman, a equipa de Paulo Almeida não desperdiçou o ensejo de acrescentar o 12.º capítulo a uma história linda que começou na época 2012/13.
A 1.ª parte decorreu tal como o técnico encarnado previra na antevisão, com o Turquel a replicar a estratégia que apresentara na Luz, "a defender com linhas muito atrás e a jogar no erro do Benfica".
Caminhos muito tapados para a baliza, mas, ainda assim, pertenceu às encarnadas a melhor oportunidade deste período, quando Elena Tamiozzo dispôs de um livre direto, aos 21', em que a guardiã contrária levou a melhor.
No 2.º tempo, as anfitriãs tinham de arriscar mais, e isso deu mais espaços às águias. Aos 29', respondendo precisamente a uma ofensiva do Turquel, Rita Batista carregou a bola desde a sua área até ao meio-campo adversário, entregando-a a Marlene Sousa na esquerda. A capitã progrediu em diagonal em direção à área e, quando parecia que ia perder o ângulo, atirou cruzado para o fundo das redes. Estava feito o 0-1!
E, 7 minutos depois, este movimento da n.º 2 encarnada foi replicado por Raquel Santos. A defensora fez a mesma diagonal da esquerda para a direita, seguiu o trilho da sua capitã e, ainda de mais longe, atirou fortíssimo para o 0-2, aos 36'!
O resultado não mais se alterou, nem mesmo quando, a 5 minutos do fim, Marlene Sousa foi chamada a executar um livre direto, que Anabella Flores voltou a defender, mas a defesa maior estava cumprida: o Benfica defendeu, uma vez mais, o título.
DECLARAÇÕES
Paulo Almeida (treinador do Benfica): "Ganhar 12 Campeonatos seguidos e ganhar todos os troféus a nível nacional não é para todas. É para grandes jogadoras, grandes mulheres que nunca se negam ao trabalho diário, semanal, mensal e anual, por isso muitos parabéns às minhas jogadoras. Agradecer ao Benfica, à Direção do Benfica, que tudo me tem dado, todas as condições. Não há uma condição que eu peça à Direção do Benfica que não me seja dada. Voltamos a acabar outra época, já preparámos a próxima e, em tudo o que eu pedi ao Benfica, o Benfica mostrou-se presente. O meu agradecimento ao Benfica, à Direção, por tudo o que tem feito por esta modalidade, e estas jogadoras têm dado ao Benfica um grande reconhecimento com títulos ano após ano, e não se vão cansar de ganhar."
Marlene Sousa (capitã): "Para nós, nunca é só mais uma. Sabemos que é difícil ganhar uma vez, mas ainda é mais difícil ganhar 12 vezes consecutivas, só quem está aqui dentro sabe. Acho que, de todos os anos, este foi o que ainda trabalhámos mais, todos os dias, a fazer treinos bidiários. As pessoas, às vezes, não têm noção do trabalho que está por trás, ainda para mais somos, todas, profissionais noutras áreas. Foi um ano duro, muito desgastante, mas, acima de tudo, um orgulho gigante nesta equipa, porque 12 anos consecutivos é histórico, e estamos aqui para trabalhar por muito mais."
Maria Sofia Silva (avançada): "É indescritível. Vivemos cada taça como se fosse a primeira, e conseguir fazer história por este clube é incrível. Foi uma época muito desgastante, trabalhamos mesmo muito e acabámos da maneira que queríamos, com a taça para o Sport Lisboa e Benfica. Estamos muito felizes, porque cada taça é única, e é mais uma, mas é especial."
Sofia Moncóvio (defesa): "É um sentimento excecional. Felizmente, para mim, já é a 2.ª vez que sou campeã, a 2.ª vez pelo Benfica. É uma sensação fantástica, acho que as nossas caras dizem tudo. É um resumo de muito trabalho. Quem nos vê e pensa que ganhar assim é fácil... Não é fácil. Dá mesmo muito trabalho, isto é uma luta diária que a nossa equipa tem, e assim dá mais gosto."
Maria Vieira (guarda-redes): "Acho que a palavra certa é 'comovente'. Ganhámos uma vez, foi sorte. Ganhámos duas vezes, voltou a ser sorte. Ganhámos 11 vezes, eu ouvi dizer que foi sorte. 12 vezes seguidas não pode ser só sorte. É o Sport Lisboa e Benfica, acho que não haveria outro clube onde isto fosse possível. Agora, sim, temos o recorde dos recordes. O Benfica é, neste momento, a equipa mais medalhada a nível de Campeonatos Nacionais consecutivos. Somos mulheres a fazer história. Isto é o que me deixa mais feliz, é sermos mulheres e sermos Benfiquistas."
Beatriz Figueiredo (defesa): "Os adeptos estão sempre connosco, jogamos em casa onde quer que seja, mesmo fora. Sentimos esse apoio sempre durante todo o jogo, e é mesmo determinante."
Raquel Santos (defesa): "Não há nenhum clube que tenha esta grandiosidade no que toca a infraestruturas, e, acima de tudo, no apoio que nos dá, as condições todas que nos dão para conseguirmos fazer o nosso trabalho, que é ganhar os Campeonatos, ganhar as Taças todas que pudermos, e conseguirmos, porque condições não faltam, depois só vai depender do nosso trabalho. O que o Benfica nos dá e nos transmite é incrível, e não há nenhum clube neste momento que consiga fazer o que o Benfica faz."
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/06/28/hoquei-em-patins-feminino-turquel-benfica-jogo-2-final-play-off-campeonato
Coming soon

