DECIDIDO NOS DETALHES
A equipa masculina de basquetebol do Benfica demonstrou uma enorme competitividade ante o Spartak Office Shoes, vice-campeão da Sérvia, mas acabou derrotada por 74-90, na 2.ª jornada do Grupo H da Champions League.
Tal como o treinador Norberto Alves tinha pedido na antevisão do encontro, as águias surgiram agressivas na defesa e letais no contra-ataque, comandando a partida até ao 7-6. No entanto, uma sequência de turnovers e a baixa eficácia de lançamento (40%) originaram a reação do adversário, que venceu o 1.º quarto por 18-23.
No início do 2.º quarto, a diferença nos detalhes tornou-se ainda mais evidente. Após uma reação do Benfica, o Spartak Office Shoes colocou o marcador em 20-26 com um triplo de Olivier Hanlan. Na resposta, o lançamento exterior de Diogo Gameiro rodou no aro, não caiu e deu origem a um contra-ataque culminado com novo triplo dos sérvios, que rapidamente ampliaram para 20-32.
Com claras dificuldades no jogo exterior, as águias só conseguiram anotar um triplo à 6.ª tentativa pelas mãos de Eduardo Francisco, que, com 6 pontos no 2.º parcial, ajudou os anfitriões a manterem-se à tona até ao intervalo, onde o marcador registava 35-48.
No regresso dos balneários, assistiu-se ao melhor momento do Benfica no jogo. Um triplo de Justice Sueing reduziu para 40-50 e, com o apoio do público, a equipa lançou-se numa pressão alta que obrigou o adversário a errar. Com novo triplo, desta feita de Geno Crandall, a desvantagem caiu para 5 pontos (45-50).
Pressentindo a ameaça, o treinador do Spartak Office Shoes pediu um timeout e reorganizou a equipa que, novamente por conta do jogo exterior, voltou a fugir no marcador. Com as equipas carregadas de faltas, o Benfica esteve bem em campo aberto, mas os sérvios geriram a vantagem na linha de lance livre até aos 59-72 que se verificavam no final do 3.º quarto.
Dando tudo por tudo, as águias voltaram à carga na pressão e, com 7 minutos para jogar, o Spartak Office Shoes já tinha cometido as 4 faltas. No entanto, alguns lances livres falhados impediram que o Benfica se aproximasse ainda mais no marcador.
Fazendo uso da experiência e da frieza dos seus jogadores, o vice-campeão da Sérvia demonstrou precisão nos segundos finais de ataques longos, e o triplo de Keondre Kennedy, que colocou o resultado em 70-79, tornou tudo mais difícil para as águias. Nos minutos finais, os anfitriões acusaram alguma precipitação ofensiva que culminou no avolumar do marcador até aos 74-90 finais.
Ultrapassada mais uma jornada europeia, o Benfica volta às contas da Liga Betclic no sábado, 18 de outubro: a partir das 17h00, recebe o Imortal, no Pavilhão Fidelidade, em jogo da 3.ª jornada da fase regular da competição.
DECLARAÇÕES
Norberto Alves (treinador do Benfica): "Tivemos um momento em que nos podíamos ter aproximado e mudado um pouco o jogo, mas falhámos um ou outro lançamento mais fácil e, defensivamente, um ou outro erro permitiram cestos que lhes deram uma margem maior. [Apuramento] Enquanto for matematicamente possível, nós temos de acreditar. Não há outra maneira. O que sentimos hoje é que, jogando bem, podemos vencer esta equipa, embora na Sérvia seja mais difícil, porque o ambiente é complicado. Estivemos melhor do que no último jogo [frente ao CB Gran Canaria], mas faltou-nos prolongar alguns bons momentos. Estamos a jogar a cada dois dias e, agora, temos de preparar o jogo com o Imortal. Temos de pensar jogo a jogo."
Justice Sueing (extremo do Benfica): "Penso que jogámos muito melhor comparativamente ao 1.º jogo [com o CB Gran Canaria], mas, logo no início, tivemos alguns turnovers e lances livres falhados, algo que não podemos oferecer aos adversários a este nível. Temos de corrigir algumas coisas nos treinos para evoluirmos e estarmos prontos para o próximo jogo. O nosso objetivo nesta competição é ganhar todos os jogos e sentimo-nos capazes disso. Como disse, estivemos melhor do que no 1.º jogo, mas, ainda assim, não foi suficiente."
FICHA DE JOGO
Cinco inicial do Benfica: Justice Sueing, Geno Crandall, Aleksander Dziewa, Makram Ben Romdhane e Koby McEwen
Suplentes: Eduardo Francisco (J), Aaron Broussard (J), Temidayo Yussuf (J), José Silva (J), Diogo Gameiro (J), Daniel Relvão (J) e Jhonathan Andrade (NJ)
Pontuadores do Benfica: Geno Crandall (17), Aleksander Dziewa (11), Makram Ben Romdhane (4), Temidayo Yussuf (8), Aaron Broussard (7), Justice Sueing (14), Eduardo Francisco (6) e Koby McEwen (7)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/10/15/basquetebol-jogo-benfica-spartak-office-shoes-2-jornada-grupo-h-champions-league
Coming soon
- Universo Benfica on Monday, 13 October 2025
- Universo Benfica on Wednesday, 6 August 2025

