ÁGUIAS VOAM MAIS ALTO NO DÉRBI
Noite de quarta-feira, 3 de dezembro, marcada pelo dérbi feminino de basquetebol, a contar para a 6.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic Feminina. No Pavilhão Fidelidade, o Benfica recebeu e venceu o Sporting, por 74-67.
Nove anos volvidos, as equipas femininas de basquetebol do Benfica e do Sporting voltaram a estar frente a frente no principal patamar da modalidade a nível nacional. O último encontro entre águias e leões foi em 24 de janeiro de 2016 e, na Luz, o Glorioso triunfou, por 76-67.
Um embate muito esperado pelas jogadoras encarnadas, no qual o equilíbrio seria a nota dominante, como destacaram Eugénio Rodrigues e Joana Soeiro na antevisão.
À entrada para o desafio, o Benfica ocupava o 3.º lugar da tabela classificativa, à frente do Sporting, na 4.ª posição, ambos com 12 pontos. Um dérbi é sempre um jogo emotivo, mas este reunia aspetos que o tornavam ainda mais empolgante!
Para iniciar o encontro, o treinador encarnado lançou Inês Faustino, Emanuely de Oliveira, Maria João Bettencourt, Zuzanna Puc e Letícia Soares.
O Benfica inaugurou o marcador pela mão de Letícia Soares, o Sporting empatou (2-2) e, na resposta, Emanuely Oliveira tabelou para o 4-2. As águias mantiveram o comando do marcador, mas, tal como perspetivado, a formação verde e branca mostrou os seus argumentos, igualando a 5-5 com um lançamento exterior.
As comandadas por Eugénio Rodrigues ainda conseguiram distanciar-se por 3 pontos (10-7), mas, sempre à perna, o Sporting voltou a empatar aos 14-14 e passou para a frente aos 14-17, por intermédio de 1 triplo.
Em inferioridade por 18-20, o Benfica chegou novamente ao comando com 3 pontos de Inês Faustino e ampliou rapidamente a vantagem para 26-22. O 1.º quarto terminou com as águias a vencerem, por 29-27.
As encarnadas entraram bem no 2.º quarto e estiveram a ganhar por 4 pontos de diferença, mas, novamente, o Sporting resolveu com um triplo (34-33). A resposta benfiquista foi dada por Emanuely Oliveira, a fazer cair os 3 pontos que, aliados à defesa, lançaram as águias no marcador (39-33).
Num parcial em que as equipas marcaram poucos pontos (13-9), o jogo chegou ao intervalo com o resultado em 42-36.
A intensidade de dérbi continuou a sentir-se no reatamento, com as equipas a imprimirem mais rapidez na quadra. Isso refletiu-se no marcador, que voltou a estar pela margem dos 3 pontos, num início de 3.º quarto em que o Sporting se mostrou mais certeiro que o Benfica (6-9).
Letícia Soares ampliou para 50-45 a vantagem das águias, ela que, aos 6' deste quarto, já tinha marcado 17 pontos. O jogo interior do Benfica surtia efeito e a distância ia ficando cada vez mais confortável para os derradeiros 10 minutos. Impulsionadas pelos Benfiquistas que marcaram presença na Luz na noite desta quarta-feira, as encarnadas dilataram para 56-45, a maior distância pontual obtida no jogo (11).
Com o triunfo encaminhado, as águias mostraram garra e, depois de o Sporting fazer o 59-55, não permitiram nova aproximação que pudesse comprometer o resultado. Com 5 minutos para o fim, 10 pontos separavam os emblemas (67-57). O Benfica segurou a vantagem e venceu o dérbi, por 74-67, mantendo-se na 3.ª posição da classificação.
Letícia Soares foi a melhor marcadora do desafio, com 24 pontos convertidos.
Segue-se a receção ao União Sportiva, às 11h45 de sábado, 6 de dezembro, no Pavilhão Fidelidade, em jogo da 9.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic Feminina.
DECLARAÇÕES
Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): "Claro que há sempre uma motivação especial de jogar contra um rival e um dérbi, mas isso não interfere em nada no trabalho. Há coisas que não precisamos de dizer ou fazer. Mesmo aquelas que estão aqui há menos tempo conseguem perceber que há sempre um ambiente diferente. O resto foi o trabalho, até porque só tivemos 1 treino para este jogo, portanto, também não havia muito espaço para fazer muita coisa. É um momento muito importante, porque a 1.ª volta também define as equipas que vão à Taça da Federação, as 4 primeiras equipas. Para equipas que andam em competições europeias e que têm, em alguns casos, mais 7 jogos do que outras equipas, faz diferença. É, na minha opinião, profundamente injusto que no final de uma 1.ª volta se defina o apuramento para um ponto alto como é a Taça da Federação com esta desigualdade de jogos. Não nos queixamos por andar na EuroCup, pois é uma honra para nós poder representar o País. Lá andaremos enquanto pudermos, mas efetivamente para elas isto era um momento muito importante."
Letícia Soares (poste do Benfica): "[Chave da vitória] Eu acho que foi a intensidade que mantivemos do início ao final do jogo. É sempre bom ganhar. Foi uma semana dura, sábado [dia 6] já jogamos contra o União Sportiva. É sempre bom sair dos jogos com a sensação de que fizemos o que tinha de ser feito. Agora é descansar, porque sábado já temos outro jogo."
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/12/03/basquetebol-feminino-benfica-sporting-jogo-6-jornada-1-fase-liga-betclic-feminina
Coming soon
- Universo Benfica on Friday, 19 September 2025

