Competition
Match phase
Regular phase
Round
11ª Jornada
Data
Sat, 13 December, 2025, 15:00
Estado
Played
Tv broadcast
FPBTV

 

SERENIDADE NA HORA DAS DECISÕES


Numa partida discutida até ao fim, a equipa feminina de basquetebol do Benfica venceu a do Basquete Barcelos, por 66-60, na 11.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic Feminina.

 

Protagonista de um arranque muito forte, a equipa comandada por Eugénio Rodrigues impôs a sua lei com um jogo prático e eficaz, vencendo com autoridade o 1.º período, por 21-13.

 

No entanto, no arranque do 2.º parcial, as águias não conseguiram manter os níveis de eficácia e o Basquete Barcelos aproveitou para se aproximar no marcador: 22-20.

 

Sem conseguir fazer a diferença no pintado, o Benfica recorreu ao jogo exterior e três triplos seguidos, por Joana Soeiro, Maria João Bettencourt e Inês Faustino, ajudaram as anfitriãs a retomar o domínio da partida e a chegarem ao 35-26.

 

Galvanizadas, as encarnadas continuaram a recorrer aos arremessos de longe e, ao soar da buzina para o intervalo, Inês Faustino voltou a acertar um triplo para colocar o marcador em 42-32.

 

No regresso dos balneários, o Benfica continuou no controlo das operações até aos 6 minutos do 3.º quarto. Após cair desamparada no campo, a jogadora do Basquete Barcelos, Vânia Sengo, foi alvo de um demorado atendimento médico e acabou por sair imobilizada numa maca, sob o aplauso dos adeptos presentes no Pavilhão Fidelidade.

 

O resultado marcava, então, 51-40, mas as águias demoraram a reentrar no ritmo da partida e permitiram a reação das minhotas, que reduziram para 53-51, e só não chegaram à igualdade porque Kimberly Estrada falhou dois lances livres.

 

Com tudo em aberto à entrada dos derradeiros 10 minutos da partida, o jogo manteve-se equilibrado até ao período de todas as decisões.

 

Mantendo a sua eficácia do tiro exterior, Inês Faustino acertou novo triplo que colocou o resultado em 58-54 e, posteriormente, o Benfica defendeu alto e pressionou as bases adversárias, forçando erros e mantendo a bola longe do seu cesto.

 

A 22 segundos do final, Letícia Soares trabalhou bem no pintado, fez o 65-60 debaixo do cesto e encaminhou uma vitória, por 66-60, sentenciada com um lance livre convertido por Zuzanna Puc.

 

Ultrapassada a 1.ª volta da Liga Betclic Feminina, as campeãs nacionais voltam a entrar em ação às 17h00 do dia 21 de dezembro (domingo): recebem o SC Coimbrões, no Pavilhão Fidelidade, em jogo da 12.ª jornada da 1.ª fase.

 

DECLARAÇÕES


Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): "As margens interessantes no basquetebol são muito relativas. Efetivamente, dois dígitos dão algum conforto, mas, nesta modalidade, vale o que vale. O adversário teve mérito, porque nos colocou alguma intranquilidade. E como não fomos consistentes no tiro exterior, onde tivemos períodos bons e outros menos bons, isso acabou por deixá-las sempre no jogo. Não conseguimos matá-lo quando tivemos 15 ou 16 pontos de vantagem, mas, reforço, há mérito do adversário. Sobretudo porque tem a capacidade de sair do plano e, ao fazê-lo, aquilo que podia ser uma vantagem para nós do ponto de vista defensivo não o é, porque saímos daquilo que tinha sido preparado. Andámos sempre atrás do conforto que não tivemos, exceto, praticamente, na última posse de bola. Também não soubemos gerir bem os momentos do jogo. Quando estamos mais confortáveis no marcador, há momentos em que é importante jogar longo e não o fizemos. Era importante não arriscar no contra-ataque e arriscávamos. Foi por isso que este jogo foi um pouco aos soluços."

 

Emanuely de Oliveira (extremo/poste do Benfica): "Acho que foi um bom jogo, desde o início. Mas não dá para fazer o que fizemos e perder a diferença que tínhamos. Acabámos por sair com a vitória e é isso que importa. Vamos continuar para chegarmos aos jogos ainda melhor."

 

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/12/13/basquetebol-feminino-jogo-benfica-basquete-barcelos-11-jornada-1-fase-liga-betclic-feminina

 

Coming soon


By Universo Benfica on Monday, 12 January 2026