TACO A TACO COM AS VICE-CAMPEÃS
Nesta quinta-feira, 9 de outubro, no Pavilhão Fidelidade, a equipa feminina de basquetebol do Benfica perdeu ante o BAXI Ferrol, por 55-64, na 1.ª jornada do Grupo K da EuroCup Women.
Com uma baixa de última hora, Eugénio Rodrigues escalou um cinco inicial composto por Marcy Gonçalves, Maria João Bettencourt, Joana Soeiro, Zuzanna Puc e Letícia Soares para enfrentar "uma equipa que vem de uma liga espanhola, que é, seguramente, uma das top 5 mundiais", tal como sublinhou na antevisão.
Foram as visitantes que inauguraram o marcador (0-2), mas as águias nivelaram prontamente (2-2). Mais inspiradas nos lançamentos exteriores, as espanholas cavaram um fosso assinalável nos minutos seguintes (5-11, aos 4'), com Zuzanna Puc a rubricar os pontos benfiquistas.
Impulsionadas por um triplo e uma bandeja de Letícia Soares, as encarnadas reagiram e encostaram-se às oponentes (10-11, aos 6').
Ainda assim, as forasteiras tornaram a construir um desnível de 6 pontos (11-17, aos 8'). Até ao final do 1.º quarto, um arremesso exterior de Sara Rodrigues encurtou distâncias (14-17).
Moralizada, Sara Rodrigues reduziu para a margem mínima no arranque do período seguinte (16-17), mas um triplo adversário expandiu novamente a diferença (16-20, aos 2').
Posteriormente, após Maria João Bettencourt achegar o Benfica da liderança em dois momentos, ambos através de tiros exteriores (21-22, aos 3', e 24-25, aos 5'), Letícia Soares empatou a contenda, também com um triplo (27-27, aos 6').
Porém, com eficácia nos lançamentos interiores, o BAXI Ferrol descolou-se da formação vermelha e branca (27-33, aos 9'). De seguida, Zuzanna Puc fixou o resultou ao intervalo em 29-33.
Com uma excelente entrada na etapa posterior, materializada em lançamentos certeiros de Marcy Gonçalves, Letícia Soares e Fatumata Baldé, as águias registaram um parcial de 6-0 e assumiram a dianteira (35-33, aos 4').
No entanto, certeira a partir da linha de lançamentos livres, a equipa espanhola ripostou mais uma vez (35-42, aos 6').
À boleia de Letícia Soares, que somou 9 pontos nesta fase, as encarnadas voltaram à discrepância mínima (44-45, aos 8'), mas houve ainda tempo para nova resposta espanhola até ao término do 3.º quarto (47-52).
Na sequência de uma primeira metade de período renhida (50-56, aos 6'), o vice-campeão da EuroCup Women sentenciou o seu triunfo com um parcial de 0-8 (50-64, aos 9').
Um triplo e um duplo, respetivamente, de Zuzanna Puc e de Marcy Gonçalves, fecharam o placar em 55-64, números exagerados para a realidade da esmagadora maioria do duelo.
O Benfica volta a entrar em ação já neste domingo, 12 de outubro, às 15h00, novamente no Pavilhão Fidelidade, para receber a Sanjoanense num encontro da 2.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic Feminina.
DECLARAÇÕES
Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): "Atitude a 150%, é à Benfica, é assim que tem de ser e o facto de ser o Ferrol, o finalista vencido da EuroCup do ano passado, a trabalhar numa liga espanhola com intensidades e competitividades completamente diferentes, encarámos isto como se fosse um jogo taco-a-taco. E assim foi. Do outro lado da barricada, uma incapacidade gritante na luta das tabelas – elas fizeram 58 ressaltos contra 30 e qualquer coisa –, cada tiro que falhamos pesa mais no tiro seguinte, porque temos algumas dificuldades em fazer ressaltos ofensivos e segundos lançamentos e do outro lado foi o contrário. Portanto, à medida que o tiro vai falhando, ainda assim, havendo hipóteses de segundos tiros, acaba por dar esse conforto, esse oxigénio que nós não tivemos. Depois, ligeiras diferenças na eficácia de tiro exterior, estivemos cerca de 5% um pouco abaixo em relação ao adversário. Não será tanto por aí, foram mais assertivos também na capacidade de tiro da linha de lance livre do que nós, portanto, pequenos detalhes e, no fundo, são equipas tão habituadas a trabalhar e a jogar a níveis de intensidade alta nestes momentos de decisão. Penso que terá sido aí fundamentalmente a diferença, mas volto a dizer, como comecei, atitude 150% é à Benfica e é assim que tem de ser sempre."
Letícia Soares (poste do Benfica): "Eu acho que deixámos fugir [o rival] ali no final do terceiro quarto, deixámos de pontuar e na defesa também não correu bem. Depois, tivemos sempre de correr atrás e quando se aproxima o final do jogo, onde é bastante físico – as equipas espanholas são muito físicas –, e acho que a nossa equipa não conseguiu ser ofensiva nem estar tão bem na defesa. [Boas indicações] Em todos os jogos, vamos entrar para fazer o nosso jogo e darmos tudo."
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/10/09/basquetebol-feminino-benfica-baxi-ferrol-1-jornada-grupo-k-eurocup-women
Coming soon
- Universo Benfica on Monday, 27 October 2025
- Universo Benfica on Sunday, 12 October 2025
- Universo Benfica on Friday, 19 September 2025

