ACERTOS DISTINTOS NA 2.ª METADE
Infeliz a finalizar no 2.º tempo, a equipa Sub-19 do Benfica perdeu ante a congénere do Chelsea, por 5-2, nesta terça-feira, 30 de setembro, no Chelsea Football Club Training Ground, na 2.ª jornada da fase de liga da UEFA Youth League.
A formação da casa entrou mais forte e criou as primeiras ocasiões, com Diogo Ferreira a travar com segurança duas investidas dos ingleses (10' e 19'). Aos 22', o árbitro assinalou grande penalidade a favor do Chelsea – mas fica a ideia de que não houve infração –, convertida por Mheuka no minuto seguinte (1-0).
A reação das jovens águias foi imediata: Tiago Freitas já havia testado o guardião britânico com um remate de meia distância (13'), e, aos 30', Eduardo Fernandes rasgou pela direita, cruzou, o guarda-redes não segurou e Jaden Umeh, oportuno, fez o empate (1-1).
Antes do descanso, destaque ainda para uma jogada de grande qualidade coletiva: Francisco Silva serviu de calcanhar Jaden Umeh, que cabeceou para fora (40').
Depois da boa entrada do Chelsea, o Benfica equilibrou as operações e saiu para o intervalo em igualdade (1-1).
Após uma defesa tranquila de Diogo Ferreira, face a disparo murcho de Mheuka à entrada da área no arranque da 2.ª metade (46'), os encarnados ficaram próximos do golo em dois momentos, ambos aos 52'.
Lançado por Gonçalo Moreira na profundidade, à direita, Francisco Silva serviu Eduardo Fernandes, que tocou para Daniel Banjaqui, e, na área, o defesa rematou para intervenção exigente de Bernal. Escassos segundos depois, José Neto intercetou uma bola, arrancou pela esquerda e adiantou para Gonçalo Moreira, que cruzou para a pequena área, onde o guarda-redes ainda desviou antes de José Neto cabecear ao poste.
Numa fase em que estava por cima, o Benfica sofreu o 2-1, novamente de penálti, convertido por Mheuka, à passagem dos 55'.
Ainda assim, os jovens benfiquistas não desalentaram e tornaram a ameaçar. Perto do semicírculo, Daniel Banjaqui disparou à trave (57'); e, servido por um passe longo de Rui Silva, João Afonso, na área, ultrapassou um adversário e atirou para defesa a dois tempos de Bernal (64').
Na jogada seguinte, ainda aos 64', o Chelsea fez o 3-1, graças a um cabeceamento certeiro de Mheuka.
Sem deitarem a toalha ao chão, os comandados de Vítor Vinha reduziram a discrepância volvidos cinco minutos (69'). Após muita luta para ganhar a bola na área, Gustavo Ferreira abriu à direita para Daniel Banjaqui, que rematou potente ao primeiro poste para o 3-2.
Todavia, mais eficaz no 2.º tempo, o coletivo londrino marcou num contra-ataque, aos 78', concluído com um disparo forte de Kavuma-McQueen (4-2).
Depois de uma tentativa desenquadrada de Mheuka (82'), o Chelsea fixou o resultado final em 5-2, por intermédio de um tiro de Barbour.
Na próxima ronda da fase de liga da Youth League (3.ª), o Benfica mede forças com o Newcastle, no Whitley Park, às 15h00 de 21 de outubro (terça-feira).
DECLARAÇÕES
Vítor Vinha (treinador do Benfica): "Um jogo muito ingrato para nós, e acho que o resultado é muito penalizador. Como tínhamos falado na antevisão, estiveram duas grandes equipas dentro de campo. Cometemos dois ou três erros que foram muito penalizadores para nós. É um fator de crescimento. Sempre que estivemos estáveis no jogo, sempre que fomos agressivos defensivamente, conseguimos ganhar a bola, trazer o jogo para o nosso lado e superiorizar-nos. A diferença esteve nas duas bolas aos ferros que tivemos. Também tivemos situações em que a bola andou muito próxima do golo e podíamos ter passado para a frente do resultado, mas cometemos um erro, sofremos um golo, o adversário ficou mais confortável, entendeu os momentos de transição e marcou mais golos. Ainda assim, muito orgulhoso daquilo que fizeram estes rapazes. Estamos de pé nesta competição de elite e, agora, é continuar a evoluir, crescer e preparar os novos desafios."
Tiago Freitas (médio do Benfica): "Sinto que o resultado não traduz o que foi o jogo. Na 1.ª parte, acho que o empate foi justo, porque também tivemos oportunidades para ir para o intervalo a ganhar. Depois, na 2.ª parte, cometemos erros que não podemos cometer e fomos penalizados nesse aspeto. Acho que a equipa tinha de ter estado mais compacta no fim do jogo, devido ao desgaste. Agora, vamos olhar para os erros e corrigi-los para entrarmos melhor no próximo jogo."
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/09/30/futebol-formacao-jogo-chelsea-benfica-2-jornada-fase-de-liga-uefa-youth-league
Coming soon
- Universo Benfica on Tuesday, 30 September 2025
- Universo Benfica on Tuesday, 30 September 2025

