O Benfica recebeu e venceu de forma categórica o Qarabag nesta terça-feira, 16 de setembro, no Benfica Campus (Campo n.º 1), em desafio referente à 1.ª jornada da fase de liga da UEFA Youth League 2025/26.
Com um único sentido – o da baliza do Qarabag –, o Benfica cedo vincou a sua superioridade face à formação azerbaijana, criando oportunidades para inaugurar o marcador aos 3' e aos 4', por Stevan Manuel e Francisco Silva, respetivamente.
Aos 6', após outra intervenção de Hasanov, Miguel Figueiredo não perdoou dentro da área e abriu o ativo (1-0) a passe de cabeça de Francisco Silva. Gonçalo Moreira, aos poucos, começou a assumir protagonismo na criação e nos momentos de finalização. Aos 12', o camisola 7 disparou em arco com muito perigo. Valeu o desvio de um defensor adversário. Na sequência do pontapé de canto, Gonçalo Oliveira, aos 13', cabeceou, sem oposição, ao lado.
Jaden Umeh arrancou pela esquerda aos 15', lançado por Stevan Manuel, e serviu Gonçalo Moreira para o seu primeiro golo no jogo (2-0), com uma finalização na área de pé esquerdo. Atordoados com a entrada das águias no encontro, Francisco Silva, aos 17', aproveitou a perda de bola da equipa contrária na zona intermediária para servir Gonçalo Moreira, que não perdoou com um disparo cruzado (3-0).
Daniel Banjaqui ameaçou novo golo aos 19', mas Hasanov travou os intentos do lateral. Algo que não conseguiu face à insistência de Francisco Silva, na pequena área, a dois tempos, aos 20', dando assim maior expressão ao marcador (4-0).
Jaden Umeh, sempre perigoso pela sua velocidade e verticalidade, rematou forte aos 25' para defesa de Hasanov, guardião que se mostrou impotente para impedir o sucesso do excelente remate efetuado por Gonçalo Moreira, aos 26', à entrada da área (5-0). Que grande golo!
O Benfica não baixou de intensidade, e Tiago Parente, aos 33', rematou forte de longe, levando a bola a embater no poste. O primeiro remate, sem perigo, do Qarabag tinha surgido pouco antes.
Aos 38', Gonçalo Moreira fez o póquer no jogo na conversão de uma grande penalidade a castigar uma falta que o próprio sofreu (6-0). Até ao intervalo, destaque para as finalizações de Rui Silva, Francisco Silva e Jaden Umeh. Este último, aos 45'+2', viu Hasanov desviar a bola para a barra.
O início da etapa complementar poderia ter sido marcado por novo golo dos comandados de Vítor Vinha, no entanto, Francisco Silva, aos 46', isolado perante Hasanov, atirou por cima da trave. Aos 48', o avançado voltou a tentar com um cabeceamento ao lado, desferido no interior da pequena área. Stevan Manuel, aos 49', também sobre a esquerda, rematou forte, com a bola a sair perto do poste direito da baliza do Qarabag.
Jaden Umeh, aos 55', viu Hasanov negar-lhe o golo num remate de grande qualidade fora da área. Francisco Silva ainda colocou a bola na barra, aos 60', instantes antes do golo de Michée Ndembi. O central, de pé esquerdo, aumentou a vantagem encarnada (7-0).
O ritmo do encontro baixou com o passar dos minutos e a formação do Qarabag conseguiu reduzir aos 85', após um contra-ataque finalizado por Gazibayov (7-1).
Daniel Banjaqui e Tomás Soares, aos 89' e 90'+2', ainda obrigaram o guardião rival a intervenções atentas antes do último apito.
O Benfica somou assim os primeiros 3 pontos na prova, entrando a vencer num encontro em que os números refletem a superioridade clara: 49-5 em oportunidades de golo e 15-0 em pontapés de canto.
Na 2.ª jornada da fase de liga da UEFA Youth League, o Benfica desloca-se ao terreno do Chelsea, em jogo agendado para 30 de setembro, às 15h00, no Centro de Treinos do Chelsea, em Londres.
DECLARAÇÕES
Vítor Vinha (treinador do Benfica): "Foi um jogo positivo, concluímos aquilo que era o nosso objetivo, que era vencer. E, a partir do momento em que percebemos que podíamos carregar o jogo e que podíamos ir em busca de outro resultado, foi o que fizemos. Ao longo do jogo também fomos tentando dar experiência à malta que ainda não tinha jogado na Youth League, que ainda não tinha estado neste contexto. E, aqui e ali, fomos caindo em termos de intensidade, de vontade e de querer fazer ainda mais, o que acabou por ser um bocadinho surpreendente. No entanto, lá está, faz parte do crescimento, temos de falar com os nossos jogadores relativamente a esta situação, a esta mentalidade que temos de ter, e que a partir de certa altura deixamos de estar ligados no jogo. E precisamos de estar vivos. Esta malta precisa de entender que está no Sport Lisboa e no Benfica e que temos de andar muito mais."
Francisco Silva (avançado do Benfica): "Na 1.ª parte, criámos muito, marcámos cedo e fomos estando confortáveis no jogo. Na 2.ª parte, acho que baixámos um bocado o ritmo. Pena o golo sofrido, mas é só um jogo e temos uma longa caminhada pela frente. A vitória é sempre boa, dá-nos confiança, acho que é só a confiança que dá ao longo dos jogos e, passo a passo, vamos chegar lá. [O calor dificultou na 2.ª parte?] Não, acho que não foi o calor, mas, pelo resultado, também fomos ficando mais confortáveis no jogo. O guarda-redes deles também fez boas defesas, nós tentámos criar mais, mas não deu. [4 golos em apenas 20 minutos e 7 no total?] É sempre bom fazer golos, estar por dentro do jogo, criando oportunidades, e vai ser sempre isso que vamos querer meter no jogo."
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/09/16/futebol-formacao-jogo-benfica-qarabag-1-jornada-fase-de-liga-uefa-youth-league
Coming soon
- Universo Benfica on Friday, 19 September 2025

