BRILHANTISMO DO PRIMEIRO AO ÚLTIMO MINUTO
Exibição europeia de grande nível no Benfica Campus, onde o Benfica confirmou, nesta quarta-feira, 5 de novembro, a sua superioridade frente ao Bayer Leverkusen e somou mais uma vitória, desta vez por 5-0, na UEFA Youth League. Num jogo da 4.ª jornada da fase de liga, as jovens águias voltaram a mostrar identidade, ambição e qualidade coletiva, dominando do primeiro ao último minuto.
Agressivo e concentrado, o Benfica entrou com intensidade e rapidamente criou perigo, com Tiago Freitas a rematar forte logo à passagem do minuto 4, depois de uma recuperação das águias em zona adiantada. Pouco depois, aos 9', Gonçalo Moreira apareceu astuto na área para desviar para o fundo das redes, após remate de Duarte Soares à entrada da área, inaugurando o marcador (1-0).
Com um ataque muito insistente, as jovens águias mantiveram o ritmo e somaram ocasiões sucessivas: aos 16', Francisco Silva, na recarga a um remate de Gil Neves, viu um defesa negar-lhe o golo, e Federico Coletta, à passagem do minuto 29', acertou no poste antes de, de novo em posição favorável, rematar contra um adversário (30').
O controlo encarnado foi total. O conjunto de Vítor Vinha mostrou maturidade tática e pressão alta constante, anulando por completo o adversário, que só aos 37 minutos conseguiu o primeiro remate, facilmente defendido pelo guarda-redes Diogo Ferreira.
Na reta final da 1.ª metade, o domínio transformou-se em mais golos: Gonçalo Moreira bisou aos 40' (2-0), após bela combinação com Francisco Silva, e, dois minutos depois (42'), foi o próprio Francisco Silva a marcar de cabeça na sequência de um canto de Duarte Soares. Resultado ao intervalo: 3-0.
Na 2.ª parte, o Benfica manteve a postura competitiva e ampliou a vantagem com naturalidade. Aos 48', Eduardo Fernandes fez o 4-0, após um passe de génio de Gustavo Ferreira que rasgou a defesa germânica.
Pouco depois, aos 55', Gil Neves assinou o 5-0, o 1.º da conta pessoal na prova, com um remate que surpreendeu o guarda-redes, numa jogada em que Eduardo Fernandes somou uma assistência.
As estreias de Isaac Ferreira e Tiago Rodrigues, ambos lançados por Vítor Vinha, foram outros dos destaques da etapa complementar, num jogo em que o Benfica manteve o controlo total das operações e continuou a criar oportunidades até ao fim, com Rui Silva ainda perto do sexto golo, de cabeça, aos 71'.
O próximo desafio na UEFA Youth League está agendado para 25 de novembro, às 12h00, frente ao Ajax, em De Toekomst, Amesterdão, em partida referente à 5.ª jornada da fase de liga.
DECLARAÇÕES
Vítor Vinha (treinador do Benfica): "Marcámos 5 golos e podíamos ter marcado muitos mais. Tivemos muitas oportunidades, um volume de jogo ofensivo muito elevado. Foi positivo. Não concedemos praticamente nenhum remate ao nosso adversário. O remate que concedemos foi de fora da área. Também sabíamos que o Leverkusen teve algumas alterações de última hora, o que também podia ter retirado um bocadinho do nosso andamento e da nossa seriedade, mas os nossos jogadores mantiveram-se bem. Foi o que eu lhes disse, foi um dia em que cumprimos dois objetivos muito importantes no nosso clube: vencemos e formámos. Portanto, estão de parabéns. É positivo, temos de continuar o nosso caminho. Nós falamos muito com os nossos jogadores sobre o querer. Marcamos um, marcar o segundo; marcamos dois, procurar o terceiro. Estar sempre em estado de alerta. Não é por estarmos a vencer que temos de tirar o pé, ou que agora vamos começar a facilitar. Foi um dia em que nós alertámos muito para esta situação. Ao intervalo, lancei-lhes um desafio e perguntei-lhes que Benfica é que iria estar nesta 2.ª parte, se iria ser um Benfica cada um por si, ou se iria ser um Benfica a jogar para a frente, coletivo, a procurar mais golos, a não facilitar nada atrás. E os nossos jogadores deram uma excelente resposta. Estão de parabéns, mas já passou. Agora há que continuar, porque ainda temos muito pela frente."
Gil Neves (médio do Benfica): "Dominámos do início até ao fim. Na 1.ª parte tivemos muitas ocasiões, mas não conseguimos definir da melhor maneira. Fizemos 3 golos, mas podíamos ter feito mais. Na 2.ª parte, a missão que o míster nos deu era não baixar, fazer mais, não sofrer, que era muito importante também, e fazer mais golos. [Estreia a marcar] É um orgulho enorme poder estrear-me nesta competição, ainda por cima pelo Benfica. Estou muito feliz, mas estou ainda mais feliz com a vitória da equipa, que é o mais importante."
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/11/05/futebol-formacao-jogo-benfica-bayer-leverkusen-4-jornada-fase-liga-uefa-youth-league
Coming soon
- Universo Benfica on Monday, 3 November 2025
- Universo Benfica on Sunday, 21 September 2025

