CARÁCTER PARA AVANÇAR À FINAL
Neste sábado, 27 de setembro, o Benfica garantiu a presença na final da Elite Cup, ao vencer a Oliveirense, por 2-3, na meia-final da competição, disputada no Pavilhão Multiusos de Odivelas.
Decorridos 4 minutos, a Oliveirense adiantou-se no marcador, por Franco Platero (1-0). Em desvantagem, os comandados de Edu Castro procuraram reagir, aumentando a velocidade em rinque.
Com as equipas a defenderem bem, houve dificuldades para visar a baliza. Todavia, num momento de inspiração individual, Roberto Di Benedetto igualou, aos 8' (1-1).
Aos 11', Conti Acevedo impediu que a equipa de Oliveira de Azeméis ficasse na frente, ao defender uma grande penalidade apontada por Franco Platero. Imediatamente a seguir, Nil Roca rematou em zona central e operou a reviravolta (1-2, aos 12').
O cartão azul exibido a Lucas Martínez, aos 16', em face das novas regras, deixou o Benfica com a certeza de que estaria em powerplay durante 2 minutos, mas o resultado não se alterou nesse período.
Com o desafio equilibrado, ao intervalo o Benfica vencia por 1-2.
No recomeço, aos 27', as águias dilataram a diferença. A passe de Diogo Rafael, Gonçalo Pinto, em queda, bateu o guarda-redes da Oliveirense (1-3).
Atingida a 10.ª falta, o Benfica enfrentou uma grande penalidade que Conti Acevedo parou. Na recarga, Lucas Martínez voltou a contar com a oposição do guarda-redes encarnado, aos 33'.
No entanto, a Oliveirense reduziu no minuto seguinte, por Joan Galbas (2-3).
A cerca de 9 minutos do final, o Benfica beneficiou de um penálti. João Rodrigues executou a bola parada e Bernardo Mendes defendeu.
A 3m17s do final, Joan Galbas foi admoestado com cartão azul. Mais uma vez em power play, faltou maior clarividência ao Benfica para faturar.
A Oliveirense apostou no 5x4 no minuto final, mas as águias venceram por 2-3 e carimbaram a passagem à final, agendada para este domingo, 28 de setembro, às 19h00, no mesmo local. O Sporting, que venceu o FC Porto por 2-1, na outra meia-final, é o adversário.
DECLARAÇÕES
Edu Castro (treinador do Benfica): "As duas equipas estiveram muito focadas no jogo e são competitivas. Foi um jogo complicado contra a Oliveirense. Temos de estar concentrados, intensos, sair muito rápido para as transições, porque o Sporting [adversário na final] é um rival formidável. Temos de estar muito concentrados e ser capazes, como nestes dois jogos, de elevar o jogo ao nosso território. Se não conseguirmos, ser muito competitivos como hoje e como ontem."
Roberto Di Benedetto (defesa do Benfica): "Acho que era um jogo para ganhar. Uma meia-final é para ganhar, para ter acesso à final. Sabíamos que a Oliveirense é uma grande equipa. Acho que neste Campeonato não são três grandes equipas. Não são só o FC Porto, o Sporting e o Benfica. Há mais equipas, a Oliveirense, OC Barcelos, SC Tomar... Há muitas equipas neste campeonato que são fortes e a Oliveirense demonstrou que está ao nível dos outros. O compromisso era defender muito bem, ser sólidos atrás e, ofensivamente, temos trabalhado. E é demonstrar na pista. Acho que o importante nestes jogos de eliminatória é chegar à final, marcar um golo a mais que o outro e encaixar menos um que o adversário. O jogo foi bom dos dois lados. Sinceramente, acho que merecemos esta passagem à final. Acho que fomos mais fortes e foi uma boa vitória para nós."
FICHA DE JOGO
Cinco inicial do Benfica: Conti Acevedo, Viti, Roberto Di Benedetto, Nil Roca e João Rodrigues
Suplentes: Pedro Henriques (NJ), José Miranda (J), Diogo Rafael (J), Lucas Ordoñez (J) e Gonçalo Pinto (J)
Marcadores do Benfica: Roberto Di Benedetto (1), Nil Roca (1) e Gonçalo Pinto (1)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/09/27/hoquei-em-patins-jogo-oliveirense-benfica-meia-final-elite-cup
Coming soon
- Andris on Sunday, 28 September 2025
- Universo Benfica on Saturday, 27 September 2025

