LUTA TREMENDA NÃO RENDEU O FRUTO DESEJADO
Benfica e SBS Ostrava encontraram-se nesta quinta-feira, 23 de outubro, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, em jogo da 3.ª jornada do Grupo K da EuroCup Women. Após prolongamento, as visitantes venceram por 81-85.
Foi um 1.º parcial em crescendo por parte das campeãs nacionais. Após ver o SBS Ostrava ganhar vantagem (7-15), as águias foram encurtando distâncias e, antes de soar a buzina para o final do primeiro período, colocaram-se na frente (21-20) – graças a um triplo de Zuzanna Puc –, onde ficaram até ao final do 1.º período (25-23).
O 2.º quarto viu de tudo: começou com o avolumar encarnado do diferencial (29-23) e passou pelo equilíbrio do encontro por parte da equipa checa (35-34). A 30 segundos do final, através de um triplo, Michaela Vackova colocou as visitantes na frente do marcador ao intervalo (36-37).
Com o reatamento veio também a melhor performance do Benfica em todo o jogo, com 24 pontos marcados e apenas 10 consentidos. Nestes 10 minutos, destaque para Maria João Bettencourt, que apontou 7 pontos, e para Marta Martins, autora dos últimos 6 pontos das águias no 3.º parcial, conseguidos com dois triplos! Assim, no final do 3.º quarto, as encarnadas lideravam por 60-47.
Fruto de um enorme poderio físico, no 4.º parcial, o SBS Ostrava foi conseguindo reduzir distâncias (60-57), chegou ao empate (60-60) e passou para a frente (62-65). As águias reagiram bem ao ímpeto e acerto adversário e voltaram a fugir no marcador, consequência de 4 pontos assinados por Inês Faustino (68-65) e outros 2 por Maria João Bettencourt (70-65).
Apesar de terem chegado aos últimos 10 segundos na frente (72-70), as campeãs nacionais viram o SBS Ostrava conseguir a igualdade (72-72) e forçar o prolongamento.
Nos 5 minutos extra, o emblema checo começou melhor e chegou a ter 7 pontos de vantagem (75-82). Apesar do pouco tempo para recuperar, as águias nunca baixaram os braços, e, com um triplo de Joana Soeiro, colocaram-se a 2 pontos (81-83).
Porém, na reação, o SBS Ostrava registou mais 2 pontos e viu o desfecho final ser-lhe favorável (81-85).
Na 4.ª jornada do Grupo K da EuroCup Women, o Benfica visita o BAXI Ferrol, em Espanha, em duelo agendado para quarta-feira, 29 de outubro.
Antes, no domingo, 26 de outubro (11h00), a equipa orientada por Eugénio Rodrigues recebe o CAB Madeira, no Complexo Desportivo Galitos Futebol Clube, em jogo da 4.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic Feminina.
DECLARAÇÕES
Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): "Quando claudicamos na eficácia de tiro, sobretudo da linha de lance livre, pagamos caro. Do ponto de vista defensivo, acho que nem estivemos mal. Fizemos com que o adversário fizesse, salvo erro, 23 turnovers, que é uma cifra muito acima da média. Mas depois não fomos capazes de capitalizar na eficácia. Também houve uma eficácia superior do adversário no pintado. Foi aí que esteve a grande diferença. É uma questão de inteligência emocional, de ter a capacidade de ser sóbrio nos momentos menos bons e, depois, matar o jogo quando temos essa hipótese, que não foi o caso."
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/10/23/basquetebol-feminino-jogo-benfica-sbs-ostrava-3-jornada-grupo-k-eurocup-women
Coming soon
- Universo Benfica on Monday, 20 October 2025
- Universo Benfica on Monday, 20 October 2025

