Match phase
2ª Ronda
Round
1st Leg
Data
Thu, 6 November, 2025, 17:30
Estado
Played
Tv broadcast
BTV

 

GARRA BENFIQUISTA EM NOVO TRIUNFO EUROPEU


Nesta quinta-feira, 6 de novembro, o Pavilhão n.º 2 da Luz recebeu o jogo da 1.ª mão da 3.ª ronda de qualificação para a CEV Women's Champions League entre o Benfica e o OTP Banka Branik. Com uma vitória, por 3-1, as águias deram mais um passo afirmativo na Europa.

 

Ultrapassado o CD Heidelberg Las Palmas na 2.ª ronda de qualificação, as eslovenas do OTP Banka Branik foram a equipa a cruzar o caminho das águias. Numa exibição em que tiveram de se superar e de usar a garra benfiquista, as campeãs nacionais venceram, por 3-1!

 

Para dar início ao encontro, o treinador Henrique Furtado lançou Mariana Garcez, Cansu Çetin, Veronika Djokic, Isidora Ubavic, Claudia Dillon, Kyra Holt e Tatiana Rizzo (L).

 

O 1.º set não correu de feição às encarnadas. Depois do 1-0 inicial e de o marcador apontar o 2-2, as visitantes descolaram, forçando, aos 4-9, o treinador das águias a pedir desconto de tempo. No regresso ao jogo, a aproximação do Benfica (10-12) mexeu animicamente com as eslovenas, que iam cometendo erros não forçados. O OTP Banka Branik voltou a distanciar-se, com ataques venenosos à linha. Atrás do resultado, as encarnadas encostaram a 13-15 e, com um amorti de Isidora Ubavic e uma bola fora das forasteiras, empataram a 15-15. Grande recuperação, que não ficou por aqui...

 

Com uma diagonal potente, Cansu Çetin fez o 16-15, colocando novamente o Benfica no comando do marcador. Os erros cometidos na receção, no entanto, permitiram que o OTP Banka Branik igualasse e voltasse à dianteira (17-18). As águias continuaram à procura da reviravolta e, na jogada seguinte, Isidora Ubavic voou e empatou. Com um toque subtil, Veronika Djokic fez o 21-20, mas, quando as coisas pareciam encaminhadas, as benfiquistas sofreram novo revés: com um parcial de 0-2, as visitantes agarraram o comando do marcador. Disputado até final, este 1.º set ainda esteve em 22-22, mas foi o OTP Banka Branik quem levou a melhor, por 23-25.

 

A entrada confiante do Benfica no 2.º set foi determinante para o seu desfecho. A receção continuava a ser uma fragilidade, que ia permitindo às forasteiras ligeira aproximação, mas as águias nunca saíram da frente. Com serviços bem colocados e fortes, que surpreendiam do outro lado da rede, as encarnadas dominaram e foi questão de tempo até empatarem o jogo (1-1) com o triunfo por 25-18.

 

As notas de equilíbrio voltaram no 3.º set. Cansu Çetin, com um amorti (5-4), deu a vantagem às águias, que na frente se mantiveram até ao 10-10. Após o empate, o OTP Banka Branik esteve no comando pela 1.ª vez neste parcial, mas não tardaria até as águias voltarem ao topo. O ponto marcado por Claudia Dillon (15-14) alavancou o bom momento do Benfica, que chegou à reta decisiva em vantagem por 20-17.

 

O jogo voltou a ser marcado pela incerteza: com 2 pontos sem resposta, as visitantes encostaram a 20-19. Aos 22-21, Veronika Djokic rematou sem hipótese para o 23-21. Uma distração, no entanto, permitiu o 23-22, mas o bloco de Cansu Çetin e de Veronika Djokic ampliou para 24-22. Quando parecia estar perto de decidido, uma nova sucessão de empates foi vivida na Luz. Peça fundamental no bloco encarnado, Claudia Dillon apontou o 27-26 e, com Mariana Garcez, fechou o set em 28-26!
 

Faltava apenas um triunfo ao Benfica para mais um passo afirmativo no palco europeu e este 4.º set teve controlo total das comandadas por Henrique Furtado. É certo que houve empates, mas, seguras, as encarnadas alcançaram uma vantagem de 9 pontos (19-10). Sem dar hipótese de aproximações ao OTP Banka Branik, as águias continuaram a carregar. Na zona central da rede, com um remate indefensável, Claudia Dillon – MVP do jogo – impôs o 25-18 que fechou a vitória do Benfica, por 3-1!

 

As equipas voltam a encontrar-se na quarta-feira, 12 de novembro, no Dvorana Tabor, na Eslovénia, no jogo da 2.ª mão da 3.ª ronda de qualificação para a Women's Champions League, agendado para as 17h00 (hora de Portugal continental).

 

Antes, há a receção à AA São Mamede, referente à 5.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional. A partida, que tem lugar no Pavilhão n.º 2 da Luz, tem início às 17h00 de domingo, 9 de novembro.

 

DECLARAÇÕES


Henrique Furtado (treinador do Benfica): "Um resultado muito importante. Foi muito importante ter os nossos adeptos connosco, são os melhores, ajudam-nos sempre que possível. Agradeço de coração cada incentivo e cada presença. Acho que nos dedicámos muito para esta partida. Um adversário que joga um voleibol de qualidade, tem um nível muito bom no ataque, no serviço, que nos pode colocar problemas a qualquer momento, mas a equipa jogou de uma forma muito aguerrida. A equipa lutou muito, as jogadoras dedicaram-se muito e apresentaram um voleibol de qualidade. Acredito que evoluímos muito o nosso sistema ofensivo, trabalhámos com muita intensidade no ataque, com poucos erros. Acho que o nosso crescimento se deve a isso e também a uma forte agressividade no serviço."

 

Claudia Dillon (central do Benfica e MVP do jogo): "Penso que trabalhámos muito no treino nesta semana para corrigir algumas coisas com as quais temos tido dificuldades, e acho que isso se notou hoje. O nosso passe foi fenomenal, a nossa distribuição esteve precisa e fomos capazes de marcar. Tivemos algumas dificuldades no 1.º set, mas estávamos bem. Sabíamos o que precisávamos de fazer, e foi o que fizemos nos 3 sets seguintes. É uma grande vantagem para a próxima semana, num pavilhão diferente. Benfiquistas, obrigado por terem vindo!"

 

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/11/06/voleibol-feminino-benfica-otp-banka-branik-jogo-1-mao-3-ronda-qualficacao-champions-league

 

Coming soon


By Universo Benfica on Wednesday, 12 November 2025