Competente na 1.ª mão dos oitavos de final da UEFA Futsal Champions League, ao bater o Araz Naxçivan (0-9), o Benfica confirmou a passagem aos quartos de final da prova nesta sexta-feira, 5 de dezembro.
Na 2.ª mão da eliminatória, no Pavilhão Fidelidade, as águias venceram a formação azerbaijana, por 4-2, e cumpriram o objetivo.
A fase inicial ficou marcada pelo equilíbrio. Os encarnados foram mais rematadores, mas não conseguiram bater o guarda-redes Huseynli.
Com o nulo no marcador, Cassiano Klein promoveu a estreia de Afonso Mourinha. Aos 18 anos, o campeão europeu Sub-19 somou os primeiros pela formação sénior encarnada em embates oficiais. O Benfica insistia no ataque à baliza oposta. Aos 8', em dose dupla, Arthur não conseguiu faturar.
Sensivelmente a meio do 1.º tempo, Higor recuperou a bola, avançou na quadra e rematou cruzado para o fundo da baliza (1-0, aos 10'). Estava aberto o ativo.
Sempre com circulação de bola mais eficiente, aos 15', Kutchy, também num disparo cruzado, atirou ao poste.
Revelando boas combinações diante de um oponente que, quando visou a baliza encarnada, esbarrou nas intervenções de André Correia, os encarnados criaram mais ocasiões para ampliar o resultado, mas ao intervalo, apenas o golo de Higor fazia a diferença (1-0).
Durante este período de pausa, houve uma troca de lembranças entre o vice-presidente encarnado, Tomás Barroso, e o homólogo do Araz Naxçivan, Sadigov Mahmud.
No recomeço do desafio, as águias mantiveram o controlo. Aos 27', o remate de Pany Varela embateu no poste. Pouco depois, Jean Perruzo foi admoestado com o segundo cartão amarelo, por falta sobre Peléh. Em superioridade numérica, o Benfica dilatou a diferença por André Coelho (2-0, aos 29'), protagonista de um bom lance individual.
A equipa azerbaijana apostou em guarda-redes avançado a cerca de 7 minutos do fim do desafio, mas foi o Benfica quem materializou o domínio com dois golos de Pany Varela, aos 35' e 36' (3-0 e 4-0).
Com um remate em zona central, Luiggi Longo reduziu (4-1, aos 36'). Até ao final, o Benfica poderia ter apontado o 5.º golo, mas Arthur não conseguiu converter um livre de 10 metros (39'). O internacional brasileiro acertou no poste e errou o alvo na recarga.
Ao invés, os visitantes reduziram por Alakbarov, já no último minuto.
Com mais um triunfo (4-2) num desafio presenciado por 916 espectadores no pavilhão, o Benfica apurou-se para os quartos de final, onde irá medir forças com o Sporting, que afastou o AEK nos oitavos de final. Igualmente a duas mãos, os dérbis vão ser disputados entre os dias 23 de fevereiro e 6 de março de 2026.
Para já, as águias voltam a entrar em ação já na terça-feira, 9 de dezembro, dia da receção ao SC Braga, em duelo da 12.ª jornada da 1.ª fase da Liga Placard. O jogo tem início às 19h00, no Pavilhão Fidelidade.
DECLARAÇÕES
Cassiano Klein (treinador do Benfica): "Acredito que hoje foi um jogo em que nós conseguimos gerir mais. Esse também era um dos propósitos do jogo, de competir, mas, ao mesmo tempo, ter a capacidade de interpretar o jogo. Fizemos o que era necessário para conseguirmos passar. Creio que na 1.ª partida estivemos muito bem. Hoje, tivemos momentos em que conseguimos competir bem, mas o mais importante é que no somatório conseguimos ter o resultado que procurávamos e demos um passo em frente nesta grande competição."
Pany Varela (ala do Benfica): "Nós sabíamos que era um jogo que ia ser diferente daquilo que foi a 1.ª mão. Essencialmente porque eles tinham jogadores que estavam castigados e que iam voltar. Jogadores com mais qualidade, que iam agregar qualidade à equipa. Mas acho que acabámos por fazer o nosso trabalho. Se tivesse de apontar alguma coisa, acho que nós temos de finalizar mais e melhor, porque no futuro esses golos podem-nos fazer falta. Estamos de parabéns! O objetivo era passar à próxima fase, acho que conseguimos com distinção, e é isso que fica do agregado dos 2 jogos."
FICHA DE JOGO
Cinco inicial do Benfica: André Correia, Higor, Pany Varela, Edmilson Sá e Diego Nunes
Suplentes: Léo Gugiel (NJ), Afonso Jesus (J), Raúl Moreira (J), André Coelho (J), Arthur (J), Eduardo Tchuda (J), Carlos Monteiro (J), Afonso Mourinha (J) e Peléh (J)
Marcadores do Benfica: Higor (9'), André Coelho (29'), Pany Varela (34' e 35')
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/12/05/futsal-jogo-benfica-araz-naxcivan-2-mao-oitavos-de-final-uefa-futsal-champions-league
Coming soon
- Andris on Saturday, 6 December 2025
- Andris on Tuesday, 2 December 2025
- Diavolo Rosso on Saturday, 22 November 2025

