Ronald Koeman: «No Benfica temos de estar sempre motivados»

Submitted by K_POBORSKY on
Ronald Koeman disse esta tarde em conferência de imprensa, na Luz, que o Benfica não pode cometer tantas faltas. O técnico holandês não gostou da atitude da equipa, na primeira jornada da SuperLiga e quer que amanhã os seus jogadores estejam mais concentrados e que cometam menos faltas, assim como evitarem contestar as decisões do árbitro, até porque no entender de Koeman «não adianta reclamar com que tem a última decisão no jogo, o árbitro».

O holandês acrescentou ainda que «acabámos com cinco cartões amarelos e mais dois amarelos que deram vermelho. Não é bom e não estava muito contente com esta atitude. Falei com os jogadores porque o adversário tem de nos dar faltas. Se nós queremos dominar um jogo e fazemos 28 faltas então há sempre paragens e isso não é bom para o ritmo. Neste sentido estava muito descontente com esta atitude e não pode ser numa equipa como o Benfica onde aspiramos a muitas coisas. Fazer tantas faltas o que quer dizer? Que não estás atento», disse Ronald Koeman.

Ainda assim não é a mudar a equipa que as coisas se alteram, mas sim a mudar de mentalidade. Por falar em mudanças o técnico do Benfica deverá efectuar algumas alterações em relação ao jogo com os estudantes. «No meio-campo mudei alguns na segunda parte, mas não são os jogadores mas sim a mentalidade que tem de mudar. Fazer uma falta no meio-campo que dê cartão é desnecessário. Se for na nossa área é outra coisa pois há perigo. No meio-campo não. O Luisão viu o cartão amarelo por falar aos dez minutos de jogo. É desnecessário, porque se um defesa fica com amarelo ao fim de dez minutos noutra parvoíce pode ser expulso. Isso de falar é impossível que dê cartão.»

A pensar na partida de amanhã o técnico realizou durante a semana dois treinos à porta fechada, o que não tem sido habitual desde que chegou ao Benfica. Mas há uma explicação. Koeman compreende o trabalho dos jornalistas e da comunicação social, mas diz no entanto que «para fazer experiências preciso de estar à vontade. Têm também de compreender o meu trabalho».

Sobre o jogo com o Gil Vicente o técnico espera que os jogadores estejam então, motivados como em todos os jogos, porque no seu entender, quem joga no Benfica tem de estar sempre motivado. «Se eles estão mais motivados do que antes do primeiro jogo não é bom. Creio que um jogador de elite tem de estar sempre muito motivado para jogar fora e em casa. Um empate no primeiro jogo para uma equipa como o Benfica não é bom. Nós queremos ganhar todos os jogos. Já sabemos que não podemos ganhar todos, mas começar uma Liga ganhando é melhor. O resultado de Coimbra pode ser um pouco mais de pressão para nós jogarmos em casa e termos de ganhar. Mas a equipa está convencida que tem de ganhar amanhã», concluiu o treinador dos "encarnados".

Já sobre o camisola 22, Koeman mostrou-se satisfeito com o trabalho do jovem jogador, mas não surpreendido, até porque já conhecia as qualidades do jogador. «Já conhecia as qualidades de Nélson que há muito que era seguido por nós. É um jogador que tem capacidades para jogar na nossa equipa e por isso está cá», afirmou o holandês, garantindo de seguida que Nélson «irá ser titular já amanhã, até porque não temos o João Pereira.»