Hóquei: Benfica elimina Paço de Arcos, num festival "dos Carlos"

Utilizando inicialmente o “cinco” que já transita da época passada, o Benfica entrou muito bem, rápido a trocar a bola, e a criar diversas ocasiões de golo. Não admirou assim que aos 11 minutos, numa jogada perfeita de contra-ataque, Ricardo Barreiros atirasse para o fundo da baliza do habitualmente suplente Carlos Coelho. No entanto, o Paço de Arcos respondeu logo no minuto seguinte, com Diogo Lã a desviar dentro da área para o empate. Paulo Garrido trocou Tomba por Rui Ribeiro e Valter por Pedro Afonso e o Benfica continuou a jogar muito rápido e muito bem. Num jogo que foi endurecendo, foi a desinspiração de Rui Ribeiro a principal responsável pelo empate verificado ao intervalo. O jovem avançado do Benfica teve oportunidades de golo muito boas, mas não esteve nada feliz na finalização.

Para a 2ªparte, Paulo Garrido deu a Ricardo Barreiros um intervalo mais prolongado, apostando em Mariano como “playmaker” e com Valter Neves e Pedro Afonso na retaguarda. E as coisas correram bem e Mariano fez o 1-2 aos 6 minutos da 2ªparte, num desvio à boca da baliza. Entretanto Barreiros regressava no Benfica e começava (ou pelo menos acentuava-se) o festival dos Carlos, Silva e Coelho, que arrancaram para uma série de boas intervenções, segurando o resultado. O guardião benfiquista, Carlos Silva, esteve em grande evidência ao defender um penalty e um inexistente livre directo. Numa fase em que o Benfica parecia estar “sem pernas” e o Paço de Arcos foi “com tudo” para a frente, não só Carlos Silva foi impedindo o empate, como Carlos Coelho ia adiando o golo que mataria o jogo. E esse golo surgiu, quando a menos de 2 minutos do fim Ricardo Barreiros surgiu completamente isolado e desfeitiou o seu antigo colega.

O Benfica segue assim para a próxima eliminatória da Taça, fruto de uma madura exibição. Sábado é dia de clássico, com a recepção ao FC Porto no Açoreana Seguros, e certamente com muitas contas para ajustar...

Paço de Arcos (1): Carlos Coelho; José Tiago (cap), Tiago Resende, Diogo Lã (1) e Johe. Jogaram ainda: André Centeno, Gonçalo Suissas, Nelson Ribeiro e Ricardo Alves. Não utilizado: Carlos Pires (GR).
Treinador: Lúcio Morais
Cartões amarelos: André Centeno (29’), Tiago Resende (19) e Ricardo Alves (46’)
Golo: Diogo Lã (1-1 aos 12’)

Benfica (3): Carlos Silva; Valter Neves, Mariano Velazquez (cap) (1), Ricardo Barreiros (2) e Tomba. Jogaram ainda: Pedro Afonso e Rui Ribeiro. Não utilizados: Nuno Adrião (GR), Carlitos e Rui Gamboa.
Treinador: Paulo Garrido
Cartões amarelos: Mariano (27’), Ricardo Barreiros (34’ e 49’) e Pedro Afonso (44’).
Cartão azul: Ricardo Barreios (49’).
Golos: Ricardo Barreiros (0-1, aos 11’ e 1-3, aos 48’) e Mariano (1-2, aos 31’).