Volei: Grande Benfica sonha com apuramento para a fase seguinte

O Benfica venceu ontem os romenos do VCM Constanta e está agora a uma vitória do apuramento para os quartos de final da Top Teams Cup. Regressando quase à formação que mais tem sido utilizada este ano (a excepção foi a titularidade de André Lopes, sendo poupado André Lukianetz), o Benfica jogou quase sempre a um nível muito bom, com Doug Bruce em grande na distribuição, bastante variada e enganando diversas vezes os romenos. Servindo muito e bem e inspirado no bloco (com Roberto e Schwanke a comandar esta acção), o Benfica foi naturalmente aumentando a vantagem no marcado, liderando no 1ºset à passagem dos tempos técnicos (8-5 e 16-11) para fechar com 25-19.

O segundo set foi quase uma fotocópia do primeiro, com o Benfica a fechar aos 25-18. Só o inicio do 3ºset foi algo intermitente, com os romenos em vantagem por 1-4 e 6-8, mas depois, com Roberto no serviço, o Benfica virou para 10-8, e na rotação seguinte, com o serviço táctico de Douglas Bruce e Dudu e Schwanke em grande no bloco, o Benfica disparou até aos 16-9. Não obstante de ter consentido 3 pontos de seguida ao adversário, onde se verificou a ânsia em ganhar por muitos pontos de vantagem, os jogadores do Benfica conseguiram fechar em 25-20 e saem assim para a última jornada com 17 pontos de vantagem sobre o Constanta, vantagem pouco significante em voleibol, mas que ainda pode ser útil.

Em dia de aniversário de Dudu (24 anos), que teve direito aos “parabéns a você” cantados pelo pouco público benfiquista, foi o público vindo da Roménia a fazer muito barulho, recorrendo até a uma sirene. Valeu a prestação do Benfica para os calar. Continuam é, incompreensivelmente, os benfiquistas de costas para uma das modalidades que melhor momento atravessa.

Passando à fase das “contas”, uma vitória do Benfica na próxima semana na Sérvia, qualifica garantidamente a equipa para a fase seguinte, tal como uma derrota dos romenos em casa frente ao Kazinkbarcika (que depois de serem os primeiros do grupo a derrotarem os Sérvios, já todos os cenários são plausíveis). Em caso de vitória romena e derrota do Benfica, o desempate será pelo número de pontos, sendo que neste momento o Benfica leva 17 de vantagem sobre os seus opositores.

Paralelamente, decorreu ontem a Gala Anual do Voleibol onde foram entregues diversos prémios ao SL Benfica, mas ninguém os foi receber devido ao jogo na Luz. Além do prémio de Campeão Nacional da Divisão A1 da época passada, ainda vieram para a Luz os prémios de Melhor Atacante (André França) e Melhor Blocador (Renato Júnior), curiosamente dois jogadores que já não vestem das cores do Benfica.

Benfica 3 – 0 VCM Constanta (25-19, 25-18 e 25-20)

Benfica: Douglas Bruce (4), Manuel Silva (7), Carlos Schwanke (10), Dudu (6), André Lopes (5) e Roberto Purificação (13); Carlos Teixeira (líbero). Jogaram ainda: Éden Sequeira (1) e Pedro Fiúza (cap). Nâo utilizados: André Cabacinha, André Lukianetz e António Silva.
Treinador: José Jardim