Gil Vicente 1-3 Benfica: Cada vez mais perto do título

Submitted by K_POBORSKY on
Os «encarnados» partiram para este jogo, com o primeiro posto da tabela à vista, ainda que provisoriamente, e com o resultado da primeira volta em mente. Recorde-se que os gilistas venceram na Luz por 2-0. Com o objectivo de limpar a imagem desse jogo, o técnico Ronald Koeman efectuou algumas alterações no «onze» inicial. Assim Beto (castigado), Ricardo Rocha, Léo, Robert e Micolli, deram lugar a Manuel Fernandes, Anderson, Alcides, Manduca e Geovanni, respectivamente.

Apesar do frio foram muitos os adeptos benfiquistas a marcarem presença no estádio, que se apresentava com um relvado em boas condições. Paulo Batista deu então início ao jogo, com o pontapé de saída a pertencer ao Benfica.

1.ª Parte: Sofrer primeiro, para festejar a seguir...

Os visitantes cedo quiseram mostrar que não estavam para brincadeiras, mas foi mesmo o Gil Vicente quem inaugurou o marcador aos 7 minutos. Grande penalidade cometida por Simão Sabrosa, sobre Carlitos. Na marcação, Nandinho batia Moretto, apesar de este ainda adivinhar o lado para onde foi a bola. Estava feito o 1-0 para os da casa.

Na resposta, aos 12 minutos, Simão remata por cima da barra depois da marcação de um livre directo. O Gil Vicente por sua vez apostava em lances de contra-ataque, que criavam aos poucos, alguns calafrios à defensiva benfiquista. E foi também em contra-ataque que os pupilos de Koeman acabariam por tira proveito de uma grande penalidade, depois de Marcos António colocar a mão na bola. Na cobrança, Simão Sabrosa restabelecia a igualdade no marcador, quando estavam decorridos 15 minutos.

Simão Sabrosa que teria pouco depois, uma nova oportunidade de golo, após um excelente entendimento com Nuno Gomes, mas o remate do «capitão» a sair por cima da barra. Aos 30 minutos de jogo, Nandinho cruza para o interior da área, mas Carlos Carneiro não levava a melhor, não criando assim, perigo para a baliza de Moretto.

Três minutos depois, Petit lança o contra-ataque em Nuno Gomes, que coloca atrasado à entrada da área, onde Geovanni num grande remate coloca a bola no interior das redes gilistas. Estava feito o 2-1 favorável aos visitantes.

Pouco mais há a assinalar no primeiro tempo, que terminaria com o resultado favorável ao Benfica.

2.ª Parte: Consolidar para vencer...

Para o segundo tempo, Koeman não fez alterações e vê Manduca criar perigo para a baliza de Jorge, que acabaria num golo anulado pela equipa de arbitragem, que assinalou fora-de-jogo ao avançado brasileiro. Na resposta, os gilistas contra-atacavam por intermédio de Carlitos que colocava em Carlos Carneiro com este a rematar, contra um corte providencial de Anderson.

O Gil Vicente era então a equipa do segundo tempo, que mais perigo criava, mas foi mesmo o Benfica que dilatou a vantagem. Um erro tremendo do guarda-redes da casa, depois de um passe atrasado à queima, de Marcos António. Jorge Baptista pressionado pelo camisola 21 dos «encarnados», falha o remate e acaba por deixar passar a bola para o interior das suas redes, estava feito o 1-3, com 55 minutos de jogo.

A festa era portanto, «encarnada», mas mais para os tons da turma da Luz, que fazia as suas primeiras alterações. Koeman apostava em Robert e Marco Ferreira, em detrimento de Manduca e Geovanni. Aos 75 minutos, o Gil Vicente esteve perto do golo, depois de Nandinho colocar em Carlos Carneiro, que cabeceou para a baliza de Moretto, com a bola a embater no poste e seguir junto à linha de golo, mas sem entrar.

O jogo, ia contudo, perdendo qualidade e aumentavam as faltas em ambas as equipas. Aos 82 minutos, Nuno Gomes desperdiça o quarto golo da sua equipa ao atirar ao lado da baliza gilista. Nuno Gomes, que estaria seis minutos depois de novo, em condições de marcar, depois de um passe de Simão Sabrosa.

Aos 89 minutos, Karagounis rende Simão e já em período de compensação (4 minutos) Nuno Gomes passa por Jorge Baptista, atira à baliza, mas o defesa Gregory desviou, a tempo, para canto. Chegava pouco depois, o apito final, com o Benfica a alcançar o primeiro posto da tabela.

Foi a sétima vitória consecutiva da turma de Ronald Koeman, que permitiu aos «encarnados» da Luz alcançarem, ainda que provisoriamente, o 1.º posto da tabela classificativa. Na próxima jornada o Benfica recebe o Sporting, na Luz.

Ficha do Jogo:

LIGA - 19ª JORNADA

GIL VICENTE-BENFICA

Estádio Cidade de Barcelos
Hora: 21:30
Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre)

GIL VICENTE - Jorge Baptista; Rovérsio, Marcos António, Gregory, Nandinho, Elias, Bruno Tiago, Gouveia, Williams, Carlitos e Carlos Carneiro.
Treinador: Ulisses Morais.
Suplentes: Paulo Jorge, Leandro Netto, Braima, Rodolfo Lima, João Pedro, Paulo Arantes e Luís Coentrão.

BENFICA - Moretto; Alcides, Anderson, Luisão, Nélson, Manuel Fernandes, Petit, Simão, Geovanni, Manduca e Nuno Gomes.
Treinador: Ronald Koeman.
Suplentes: Quim, Léo, Karagounis, Miccoli, Marco Ferreira, Ricardo Rocha e Robert

Reportagem de: Rafael Santos