Vitória «encarnada» frente ao Áustria Viena (3-0) garante presença na Liga dos Campeões

Submitted by K_POBORSKY on

Rui Costa inaugurou o marcador de uma noite europeia, como à muito não se via na Luz. Três golos sem resposta num regresso apoteótico do camisola 10 em jogos oficiais, na Luz.

Fernando Santos pediu que os jogadores assumissem o favoritismo da partida e os mesmos corresponderam da melhor forma. O adversário era acessível, tal como já se tinha constatado no jogo da primeia mão e o facto da equipa jogar em casa, perante o seu público ajudou à construção de um resultado que poderia ter sido maior para os da Luz.

Sem alterações no «onze» que alinhou em Viena, o Benfica apresentou-se desinibido frente a uma equipa desfalcada comandada por um técnico que pouca confiança transmite para o seu interior.

Á semelhança dos jogadores, também os adeptos corresponderam da melhor forma, com uma moldura humana composta por 58 110 mil pessoas. Quanto ao jogo em si, o «maestro» Rui Costa regressou da melhor maneira possível a um jogo oficial na Luz, 12 anos depois da partida para Itália, dando início ao marcador do estádio que já começava a pensar nos três potes do sorteio da Liga Milionária.

O delírio de Rui Costa nos festejos era o espelho de um estádio que gritava de alegria por tê-lo de volta.

A partida foi no entanto, perdendo o interesse com os «encarnados» a segurarem um resultado que já garantia a passagem à fase seguinte, mas com a formação adversária a ter tanta dificuldade em passar a linha de meio-campo, os pupilos de Fernando Santos, mesmo em contenção, não tinham dificuldade em aproximar-se do guarda-redes Safar. E já em cima do apito para intervalo Nuno Gomes aproveitou a oportunidade e fez o 2-0 (45+2m).

Já na segunda parte,e á semelhança dos primeiros 45 minutos, o Áustria de Viena não teve dinâmica para alterar o rumo do jogo e o Benfica, sem pedir autorização, continuou a controlar o desafio, e 12 minutos volvidos Petit, de baliza aberta, faz o 3-0 a passe de Manú.

Os «encarnados» podiam ter aumentado a contagem, ao terem criado várias situações de perigo, mas o resultado era mais do que suficiente para colocar o Benfica na Liga Milionária, o objectivo estava portanto, concretizado.

Pela primeira vez Portugal terá três equipas no sorteio da liga milionária, que se realiza quinta-feira no Mónaco, com o Benfica a juntar-se ao campeão FC Porto e ao segundo classificado Sporting, que já tinham garantido a entrada directa na fase de grupos.

Na última temporada, Portugal já poderia ter conseguido colocar três equipas na "Champions", mas os "leões" acabaram por ser eliminados pelos italianos da Udinese, falhando o encontro com "águias", que chegaram aos quartos-de-final, onde perderam com o campeão FC Barcelona, e "dragões", que não passaram a primeira fase.

Ficha de Jogo: SL Benfica - Áustria Viena