Títulos para Dudu

Em memória de Dudu

A equipa de voleibol do Benfica apresentou-se hoje e mostrou-se confiante na conquista do campeonato nacional e da Taça de Portugal, tendo na memória o colega Dudu, que morreu em Agosto vítima de paragem cardíaca.

"Tudo o que vamos fazer este ano será em memória do Dudu, que representou o Benfica nos últimos dois anos, em que vencemos três provas em quatro possíveis. O seu nome vai ficar para sempre na história do nosso voleibol", disse o vice-presidente para as modalidades, Fernando Tavares. Também o capitão de equipa, Pedro Fiúza, lembrou o brasileiro "pela alegria que ele transmitia aos colegas, sempre com um sorriso na cara".

Em relação à temporada que se aproxima, Fernando Tavares disse que os "encarnados" estão "cheios de esperança" e que os quatro reforços "representam uma mais valia" para a equipa. "Estamos cheios de esperança. Não foi o que se passou no final da época passada, que foi lamentável, que nos vai desviar dos nossos objectivos. Deu para conhecer o tipo de pessoas que gerem o desporto em Portugal", referiu o dirigente em alusão à polémica meia-final da época transacta, em que o Benfica protestou o encontro com o Vitória de Guimarães.

Fernando Tavares espera conquistar o campeonato e a terceira Taça de Portugal consecutiva, mas adiantou que não terá "prazer nenhum" de a receber das mãos do presidente da Federação Portuguesa de Voleibol.

Por seu turno, o presidente da secção de voleibol disse que o clube tentou "ser o mais criterioso para formar um grupo" que desse "garantias de sucesso". "Estamos bastante satisfeitos com aquilo que conseguimos. Queremos ganhar tudo e todos juntos levarmos o Benfica ao lugar que merece", disse Rui Mourinha.

Para o treinador José Jardim, o Benfica "é um forte candidato a lutar por todas as provas" e salientou "a qualidade humana" da equipa, que dá "uma garantia de solidariedade e de entrega, sem as quais é impossível ganhar". "Temos de ser um grupo muito forte. Quem tem medo de ganhar, perde. A nossa obrigação é de provar treino a treino, jogo a jogo, a nossa ambição de chegar à frente", disse o técnico das "águias", que agradeceu o apoio da direcção.

Este fim-de-semana o Benfica inicia o calendário de jogos, com os primeiros torneios de pré-época.

Em relação à época passada, as únicas alterações no grupo de trabalho foram feitas ao nível do plantel, com a integração de 2 ex-juniores e a contratação de 4 brasileiros. Saíram Doug Bruce, Carlos Schwanke, Roberto Purificação, Éden Sequeira e Dudu.

Plantel:
Distribuidores: André Cabacinha e Joel Perosa (ex-Santo André)
Atacantes: André Lopes, André Lukianetz, Manuel Silva, Pedro Fiúza e João Vicente (ex-júnior)
Opostos: Marco Ferreira e Marcílio Silva (ex-Wizard/Campinas)
Centrais: António Silva, Carlos Fidalgo (ex-júnior), Aureliano Silva (ex-UCS/Colombo) e João Dias (ex-Bento Gonçalves)
Líbero: Carlos Teixeira

Staff:
Treinador: José Jardim
Treinador-Adjunto: Nuno Brites
Preparador-Físico: Hélder Marcos
Fisioterapeuta: Ana David
Presidente da Secção: Rui Mourinha
Seccionista: Evaristo Silva

Fonte consultada: www.ojogo.pt