Benfica 2-0 Leiria:Golaços marcam noite na Luz

Submitted by K_POBORSKY on

O Benfica partiu para este jogo frente à União de Leiria com a obrigação de vencer, para continuar isolado no segundo posto da tabela classificativa, dada a vitória do Sporting. Fernando Santos voltou a apostar no esquema de dois avançados e deu a titularidade a David Luís. Katsouranis voltou ao meio-campo benfiqusita.  

Os encarnados entraram bem no jogo e um golo de Simão aos 16 minutos do primeiro tempo inaugurava o marcador no Estádio da Luz, e que golaço do «capitão» benfiquista que desta feita e de pé esquerdo colocara a bola no canto superior da baliza defendida por Fernando. Em desvantagem, o Leiria procurou o golo e os da casa até deram algum espaço, sobretudo a meio-campo, mas não souberam aproveitar da melhor forma, os homens comandados por Domingos Paciência.

Aos 25 minutos o Benfica teve de novo o golo á vista. Grande trabalho de Katsouranis, a isolar Nuno Gomes e este a rematar para fora, com a baliza escancarada. A União de Leiria tremia e Domingos Paciência tentava dar instruções para contornar os ataques benfiquistas.

Paciência era algo que se começava a perder na equipa visitante que viu os seus jogadores fazerem diversas faltas nomeadamente, por parte de Harison. Buscavam a igualdade, os homens da cidade do Lis e aos 32 minutos tiveram perto do golo. N´Gal trabalhou bem sobre Anderson, junto à linha de fundo, surgindo Léo a fazer a «dobra» e a evitar males maiores para a baliza de Quim.

Na resposta o Benfica teve aos 42 minutos uma «Bomba» de Katsouranis, do meio da rua, e grande defesa de Fernando, na sequência de boa jogada de Simão. Chegava então o intervalo com o Benfica a entrar forte no início do jogo e a colocar-se em vantagem aos 16 m (golaço de Simão). Depois tirou o pé do acelerador e foi a vez de o U. Leiria assumir maior iniciativa no jogo, mas sem criar perigo de maior para a baliza de Quim.

INTERVALO

Para o segundo tempo, Fernando Santos não mexeu na equipa e não se justificava, embora fossem necessários alguns ajustes. Os «encarnados» entram bem na segunda parte e Nuno Gomes tenta através da primeira ocasião dos segundos 45 minutos alcançar mais um golo para a sua equipa, mas Fernando atento, atirou para fora. Aos 55 a assinalar o bom trabalho de David Luiz, a desarmar Touré e a colocar a bola em Miccoli, em fora-de-jogo. 

Fez um excelente jogo, o central brasileiro que se estreou como titular na equipa da Luz. Aos 61 minutos de jogo mais um bom trabalho do ataque benfiquista, desta feita com Miccoli a libertar-se de um adversário e a cruzar para a área leiriense, mas Marcos António, atento antecipou-se ao camisola 21, Nuno Gomes.

Na resposta, contra-ataque rápido dos leirienses, disparo de Paulo Machado, do meio da rua, Quim não segura o esférico, mas faz a mancha e evita que N'Gal chegue à bola, na recarga. Quim fica magoado, aguenta uns minutos em campo, mas foi inevitável a entrada de Moreira, que se estreou assim esta época na Liga portuguesa.

Depois, Fernando Santos chamou Derlei, tirou Micolli para poupar o italiano, pois na quinta-feira há Taça UEFA. E Derlei até deu mais ânimo a ataque benfiquista. O Benfica voltava a mandar no jogo e aos 65 minutos cabeceamento de Nuno Gomes para fora, com a baliza na frente, após cruzamento de Katsouranis.

De uma atitude paupérrima de Harison, surge um cartão amarelo para Katsouranis, que desta forma completou o ciclo de 5 amarelos, ficando de fora na próxima jornada. O fair-play foi deixado de parte e com o aval do árbitro da partida que nada ajudou neste lançe.

Os leirienses, estavam agora mais nervosos, e aos 84 minutos, Nuno Gomes em esforço ganha o canto. Da cobrança do mesmo, Karagounis recebe de Simão, coloca em Petit e o camisola 6 só teve de dominar, avançar uns metros e rematar forte para a baliza de Fernando que ainda tocou na bola, não conseguindo ainda assim, evitar mais um grande golo num jogo que nem foi muito apelativo de se ver a determinada altura.

Quando já se aguardava pelo final da partida, surge uma vez mais a pressão encarnada. Esteve à vista o terceiro golo, mas Nuno Gomes e Derlei falharam o desvio final. Faltavam 5 minutos, aqueles que foram dados para compensar paragens no jogo e era o Benfica quem carregava... Canto batido por Simão, a bola sobra para Karagounis, que obriga Fernando a defender à segunda.

Pouco mais há a registar até ao final da partida de um jogo onde a exibição não foi a melhor, mas onde o resultado, foi sem dúvida o mais importante. O jogo fica então marcado pelos golaços de Simão e Petit que dão os três pontos ao Benfica, agora a quatro pontos de distância do líder FC Porto e... a poucos dias de receber o PSG para a Taça UEFA.

Destaque para David Luis. Mostrou esta noite o porquê de ter vindo para a Luz e provou que é um bom defesa e que está disponível para este Benfica de Fernando Santos. Se ao longo da semana tanto se falou sobre a sua utilização ou não, a verdade é que cumpriu o que lhe foi pedido, estando de parabéns, não só ele mas também o técnico Fernando Santos que não teve medo em arriscar no jovem jogador, que desta forma se estreou de águia ao peito, na equipa titular.

Ficha do Jogo:

Estádio do Sport Lisboa e Benfica

Árbitro: Paulo Pereira (Viana do Castelo)

BENFICA – Quim (Moreira, 72 m); Nélson, David Luiz, Anderson e Léo; Petit; Katsouranis, Simão e Karagounis; Nuno Gomes e Miccoli (Derlei, 76 m).

U. LEIRIA – Fernando; Éder, Marcos António, Eliézio e Laranjeiro; Harison, Paulo Gomes e Marco Soares (Ivanildo, 75 m); Paulo César (Paulo Machado, 59 m), Touré (Slusarski, 67 m) e N’Gal.

Ao intervalo: 1-0
Golos: 1-0, Simão (16 m); 2-0, Petit (86 m).
Resultado final: 2-0
Cartão amarelo a Touré, Harison, Kastouranis e Moreira.