Competition
Match phase
Final
Data
Sun, 13 October, 2024, 18:00
Estado
Played
Tv broadcast
DAZN 1

 

ELITE CUP CONQUISTADA!


O primeiro título oficial da temporada 2024/25 de hóquei em patins é do Benfica! Numa final discutida até ao soar da buzina, a equipa comandada por Edu Castro venceu neste domingo, 13 de outubro, a UD Oliveirense, por 2-3, e revalidou o troféu da Elite Cup para gáudio dos muito benfiquistas que estiveram no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

 

Vindo de triunfos frente ao Riba D'Ave (6-2) e Sporting (6-1) nos quartos de final e na meia-final, respetivamente, o conjunto encarnado desbloqueou o marcador logo aos 5'. Na sequência de uma jogada individual, Roberto Di Benedetto atirou forte para o 0-1.

 

Três minutos volvidos (8'), o mesmo Roberto Di Benedetto foi derrubado a meio-campo e a equipa de arbitragem entendeu que a falta era passível de livre direto. Pau Bargalló avançou para a marcação do mesmo, mas atirou ao lado da baliza defendida por Xano Edo.

 

Já após Pedro Henriques ter brilhado com duas boas defesas (11' e 13'), o Benfica ampliou o marcador para 0-2, aos 14'. Na sequência de uma defesa de Xano Edo a um remate de Gonçalo Pinto, a bola sobrou para Diogo Rafael. Este devolveu-a a Gonçalo Pinto, que, à segunda tentativa, balançou as redes.

 

Em desvantagem, a UD Oliveirense reagiu e beneficiou de um penálti, aos 19'. Marc Torra avançou para a cobrança e atirou à trave, continuando com a posse de bola. Aproveitando o facto do Benfica jogar em under play, devido a um cartão azul mostrado ao treinador Edu Castro, a UD Oliveirense acabaria mesmo por reduzir para 1-2 aos 20', com um remate de Marc Torra que desviou em Nil Roca. Apesar da pressão da equipa de Oliveira de Azeméis, o resultado não mais se alterou até ao intervalo.

 

Na 2.ª parte, o Benfica voltou a tomar as rédeas do jogo e chegou ao 1-3, aos 30'. Uma vez mais, Roberto Di Benedetto galgou terreno até às imediações da área adversária e rematou colocado para o fundo das redes.

 

Aos 36', as águias cometeram a 10.ª falta, mas, no consequente livre direto, Lucas Martínez esbarrou numa grande defesa de Pedro Henriques. Determinado a "matar" o jogo, o Benfica continuou a atacar e expôs-se a dois contra-ataques da UD Oliveirense, defendidos pelo guarda-redes das águias. Este voltou a brilhar aos 40', mas, segundos depois, já aos 41', nada conseguiu fazer para deter o desvio de Bruno Di Benedetto, que reduziu para 2-3.

 

Nos derradeiros minutos da partida, o Benfica segurou a bola e procurou a 10.ª falta. Com minuto e meio para o soar da buzina, a equipa de Oliveira de Azeméis arriscou tudo ao atacar sem guarda-redes, mas acabou por cometer a 10.ª infração, a 42 segundos do fim. Na marcação do livre direto, Lucas Ordoñez esbarrou em Xano Edo, mas a partida acabou logo depois, com os gritos de campeão a fazerem-se ouvir numa bancada onde esteve presente o Presidente Rui Costa.

 

Antes da entrega do troféu, Roberto Di Benedetto foi eleito para o cinco ideal da Elite Cup na companhia dos colegas de equipa João Rodrigues e Pau Bargalló, melhor marcador (cinco golos) e MVP, respetivamente, do torneio.

 

Conquistada a Elite Cup pelo segundo ano consecutivo, o Benfica volta, agora, a entrar em campo no próximo domingo, 20 de outubro, frente à Juventude Pacense, na 1.ª jornada da edição 2024/25 do Campeonato Nacional. O duelo, marcado para o Pavilhão Municipal de Valongo, está agendado para as 17h30.

 

DECLARAÇÕES


Edu Castro (treinador do Benfica): "Antes de mais, quero felicitar a UD Oliveirense pela boa final que fez. Depois, quero oferecer este troféu a todos os adeptos do Benfica. Trabalhamos para lhes oferecer jogos intensos. Nos dois anteriores, apareceu uma versão que queremos ver todo o ano, mas quando não podemos ser brilhantes, temos de ser sólidos e colocar o talento ao serviço do coletivo. Esta é uma maneira especial de começar a época e espero que seja o primeiro de muitos troféus. Estivemos duas semanas a trabalhar, os jogadores são maravilhosos e esperamos melhorar ainda mais durante o ano. Temos a vantagem de alguns deles conhecerem as nossas ideias. Os adeptos do Benfica podem esperar uma equipa que defenda junta e que coloque a bola rapidamente na baliza adversária, sem um jogo especulativo. Queremos que esta seja a identidade da equipa, para que o talento destes maravilhosos jogadores possa fluir. O apoio dos adeptos também foi extraordinário. Estamos encantados com tanto apoio, amor e paixão pelo nosso desporto e por este maravilhoso Clube."

 

Pedro Henriques (capitão e guarda-redes do Benfica): "Só um grande Benfica podia estar ao alcance de revalidar este troféu. No contexto nacional e internacional, não há troféus grátis e temos de valorizar o que foi feito nesta final eight. É mais um troféu ganho com brio e dedicação, que representam os valores do Clube. Vamos trabalhar muito para replicar este fim de semana. Temos um novo staff técnico e novos jogadores de qualidade muito elevado, mas vamos continuar com os pés bem assentes na terra. Sabemos as qualidades que temos e esperamos que possamos ser a melhor equipa no final da temporada."

 

Pau Bargalló (avançado do Benfica e MVP da Elite Cup): "Para mim, foi muito importante. O Clube fez um grande esforço para fazer uma grande equipa. É uma aposta no hóquei que se tem de valorizar. Estou muito contente com a forma como saiu tudo. Foi o primeiro título que queríamos, para os adeptos. Estava um pavilhão cheio de Benfiquistas, e jogar assim é espetacular."

 

João Rodrigues (avançado do Benfica e melhor marcador da Elite Cup): "É importante trabalhar a ganhar. Encarámos da melhor maneira esta competição e fizemos três bons jogos, o que é positivo para uma equipa que está junta recentemente e que precisa de mais coisas para jogar ainda melhor. Este triunfo reforça o trabalho que tem feito e, em quadra, já conseguimos ver coisas reconhecíveis das nossas ideias. [Regresso] Sinto que nunca saí, graças ao carinho enorme dos colegas e a um ambiente fantástico que tem de ser preservado. Remamos todos para o mesmo lado e é isso que nos fará mais fortes nas duras batalhas desta temporada."

 

Roberto Di Benedetto (defesa do Benfica): "A Elite Cup era muito importante para nós, para meter um bom pé na época. Começar a ganhar é sempre importante para a dinâmica de grupo, para o novo staff. Agradecemos aos adeptos. Já sei que os adeptos estão sempre a apoiar-nos, e hoje [13 de outubro] e ontem [12 de outubro] viu-se. Estamos contentes."

 

FICHA DE JOGO


Cinco inicial do Benfica: Pedro Henriques, Pau Bargalló, Nil Roca, Roberto Di Benedetto e João Rodrigues

 

Suplentes: Bernardo Mendes (NJ), José Miranda (J), Diogo Rafael (J), Lucas Ordoñez (J) e Gonçalo Pinto (J)

 

Golos do Benfica: Roberto Di Benedetto (2) e Gonçalo Pinto (1)

 

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/10/13/hoquei-em-patins-jogo-ud-oliveirense-benfica-final-elite-cup

 

Coming soon


By Universo Benfica on Monday, 14 October 2024