Iniciados A: Benfica 11-0 Pescadores

Benfica e Pescadores encontravam-se hoje no Caixa Futebol Campus em jogo a contar para a 21ª jornada da competição. As duas equipas tinham obrigações diferentes para esta partida, tendo os Pescadores a clara necessidade de conseguir os três pontos para tentar fugir à descida de divisão.

O Benfica já garantiu o acesso à segunda fase da prova e este seria mais um jogo onde os jogadores tentariam entrar de forma a conseguir mais uma vitória para dar continuidade à boa época realizada. Recorde-se que a única derrota do Benfica no campeonato, foi exactamente frente a esta equipa do Pescadores na Costa da Caparica.

Benfica com evidente supremacia

O Benfica entrou muito bem no jogo e foi logo aos cinco minutos que criou a primeira ocasião de golo da partida. José Graça fez uma boa incursão pelo centro do terreno, efectuando um bom passe para Nelson Cunha. O avançado encarnado ganhou no despique individual com Eurico Bula e rematou forte para excelente intervenção de Filipe Rosa. Na sequência do lance, Diogo Coelho rematou muito por cima.

Não foi preciso esperar muito tempo até que o Benfica abrisse o marcador. Ruben Pinto bate um canto da esquerda, desviando Rui Silva de calcanhar ao primeiro poste para grande defesa de Filipe. No entanto, a bola foi defendida para a frente e de rompante Ruben Nunes abre a contagem com um forte pontapé.

O Benfica estava muito forte a meio-campo e Ruben Pinto estava a realizar uma excelente exibição. Foi o mesmo Ruben Pinto que iniciou o lance do segundo golo. O médio encarnado fez um bom passe para a direita para João Job. Job ultrapassou dois adversários e ofereceu o golo a Nelson Cunha que num remate seco e colocado apontou o segundo golo da partida.



Os Pescadores tentavam sobretudo tirar a bola do seu meio campo. Ambas as equipas actuaram de início com um 4x3x3, e o encaixe posicional permitiu que o Benfica conseguisse melhor capacidade nos duelos directos.

À passagem da meia hora, Ruben Pinto depois de efectuar um drible sobre Gonçalo dispara forte com a bola a embater no poste da baliza defendida por Filipe. Até ao intervalo apenas mais um lance a registar, e novamente para o Benfica.



José Graça tem uma boa iniciativa individual pelo lado esquerdo, mas levou-a longe de mais permitindo o corte da defensiva do Pescadores.

Segunda parte demolidora

Ao intervalo, António Bastos Lopes faz três substituições na sua equipa. Paulo Silva, Fábio Carvalho e Diogo Caramelo renderam João Job, Marco Oliveira e Diogo Coelho. O técnico dos Pescadores António Carlos não fez qualquer alteração na sua equipa.

O Benfica chegou ao três a zero na primeira jogada do segundo tempo. Ruben Pinto bate mais um canto e Ruben Nunes de cabeça apontou o seu segundo golo na partida.

Os Pescadores responderam muito bem e Miguel Osório desperdiçou uma flagrante ocasião de golo para a sua equipa. Ricardo Serra com um bom passe isolou o seu companheiro e Miguel Osório rematou contra as pernas de André Barata.



No minuto 47, Nelson Cunha foi mais rápido que Eurico Bula e ofereceu o golo a Diogo Caramelo que não acertou na bola. No seguimento, Rui Silva dispara colocado de pé esquerdo fazendo assim mais um golo para o Benfica.

O mesmo Rui Silva podia ter marcado o golo mais bonito do encontro dois minutos depois. Na sequência de um canto a favor do Benfica, o jogador encarnado rematou muito forte de pé esquerdo levando a bola a embater com estrondo no ferro da baliza defendida por Filipe.

Dois minutos volvidos, golo de Rui Silva. Nelson Cunha passa em grande velocidade por Eurico Bula, e remata com força para Filipe Rosa efectuar a defesa da manhã. Na recarga, Rui Silva de cabeça apontou mais um golo na sua conta pessoal.

A partir daqui, foi José Graça quem começou a dar espectáculo. O médio encarnado estava pouco participativo no jogo, e o golo animou-o e de que maneira. Depois de uma boa combinação com Diogo Caramelo, José Graça desvia a bola de Filipe fazendo mais um para o Benfica.

Os Pescadores assustaram novamente. Ricardo Serra efectua um remate muito forte com a bola a passar muito perto da baliza de André Barata.



O Benfica aumentaria mais uma vez a contagem. José Graça dribla bem dois adversários pelo centro do terreno, fazendo um bom passe para Diogo Caramelo. Num lance de classe, Caramelo abre as pernas e permite ao recém entrado Tiago Romeira apontar mais um para o Benfica.

Tiago Romeira iria agora oferecer novo golo a Nelson Cunha. Depois de receber um passe do inevitável José Graça, Romeira faz um cruzamento a pedir o toque decisivo de Nélson Cunha. Mais um golo para o Benfica.

E para não mudar muito o decorrer do encontro, José Graça faz uma bela arrancada pelo centro do terreno, ultrapassando André Simões e marcando o golo mais bonito da manhã. Grande chapéu a Filipe Rosa por parte do jogador encarnado.

O jogo não iria terminar sem que o Benfica apontasse mais dois golos, elevando a contagem até aos 11-0. Primeiro e na sequência de um canto, Nelson Cunha desfere um remate indefensável fazendo o décimo golo do Benfica.



Mesmo em cima do apito final, foi novamente José Graça quem marcou, aumentando a vantagem do Benfica para os onze golos sem resposta.

A vitória premeia a grande segunda parte da equipa encarnada, e penaliza a fraca réplica dos jogadores que viajaram desde a Costa da Caparica. A diferença entre os dois conjuntos foi abismal, e o Benfica vingou a derrota sofrida na primeira volta.

O destaque da partida vai para José Graça, Ruben Pinto e Nelson Cunha do lado do Benfica. Nelson Cunha pelos golos que marcou, e José Graça e Ruben Pinto pela grande classe demonstrada por intermédio dos dois centro campistas. Ruben Pinto estava a ser o melhor elemento em campo até à sua saída de jogo, e José Graça fez uma parte final de jogo de grande classe.

Os Pescadores lutaram com as suas armas, e o guarda-redes Filipe acabou por ser o jogador em melhor forma do lado dos visitantes. Fez algumas defesas de grande categoria, mas foi impotente para responder ao domínio encarnado.

Grande arbitragem do trio que viajou de Leiria.

Benfica 11-0 Pescadores

À pesca no Seixal...

Iniciados
Nacional - Série E
21ª Jornada

Local do jogo: Caixa Futebol Campos nº1
Tempo: Chuviscos
Assistência: Cerca de 500 pessoas

Árbitro: Jorge Faustino (Leiria)
Auxiliares: Bruno Lopes e Flávio Ferreira

Benfica: André Barata, João Job (Paulo Silva, int.), Diogo Azevedo, Ruben Nunes, Vítor Sousa, Marco Oliveira (Fábio Carvalho, int.), Rui Silva (Mauro Pereira, 54’), José Graça, Nelson Cunha, Ruben Pinto (Tiago Romeira, 54’) e Diogo Coelho (Diogo Caramelo, int.).
Suplentes não utilizados: Miguel Herlein e Fábio Reis.
Treinador: António Bastos Lopes
Adjunto: José Alexandre Bruno
Delegado: Alberto Arruda
Massagista: Sérgio Sampaio

Pescadores: Filipe Rosa, André Ribeiro, André Simões, Eurico Bula, Amaro, João Ricardo (José Viegas, 48’), Fábio Vilar, Gonçalo (João Dias, 44’), Miguel, Nilson e Ricardo Serra.
Suplentes não utilizados: Ricardo, Daniel, Rui e Rodrigo.
Treinador: António Carlos
Adjunto e Delegado: Joaquim Marques
Massagista: António Simões

Resultado ao intervalo: 2-0
Marcadores: Ruben Nunes (7’ e 37’), Nelson Cunha (15’, 58’ e 65’), Rui Silva (47’ e 52’), José Graça (53’, 59’ e 70’), Tiago Romeira (56’),   
Acção disciplinar: Nada a registar.
Melhores em campo: José Graça (Benfica) e Filipe Rosa (Pescadores).

Quero deixar um agradecimento ao senhor Jorge Pirote pela amável cedência das fotos aqui apresentadas.

Reportagem: André Sabino