Juniores: Alverca 0-6 Benfica

Benfica e Alverca disputavam hoje uma partida crucial para as aspirações futuras de ambos os conjuntos. O Benfica tinha de vencer para manter a segunda posição e o Alverca precisava de pontuar para tentar fugir à despromoção.

A equipa ribatejana ocupava à entrada para esta jornada a 14ª posição da tabela classificativa tendo 21 golos marcados e 54 sofridos.



Equipa que ganha não se mexe

E é este o lema do Benfica. O técnico Bruno Lage fez apenas uma alteração no onze em relação à equipa que tinha defrontado o Oeiras.

João Ribeiro foi o guarda-redes, André Casaca regressou ao lado direito da defesa, jogando Ruben Lima no lado esquerdo da mesma. Nuno Ferreira e Miguel Víctor ocuparam os eixos direito e esquerdo da defesa respectivamente.

Romeu Ribeiro actuou na posição 6, jogando Milan Jeremic e Kaz Patafta no papel de interiores direito e esquerdo respectivamente. André Carvalhas jogou no apoio aos avançados Leocisio Sami e Yu Dabao.



Grande nível exibicional

O início de jogo não reproduziu em nada aquilo que se viria a passar durante grande parte da partida. O Alverca começou melhor, e aos cinco minutos dispôs de uma boa oportunidade de golo. Bacar Sano na cobrança de um livre directo, a castigar falta de Romeu Ribeiro sobre Fábio Martins, quase fazia golo. A bola saiu um pouco ao lado.

A partir daqui o Benfica foi totalmente superior ao seu adversário. Romeu Ribeiro ia comandando o meio-campo encarnado. Três minutos depois da ocasião de golo para os ribatejanos, Romeu Ribeiro executa um belo passe a desmarcar sobre a esquerda Ruben Lima. O número cinco encarnado fez seguir a bola para André Carvalhas e o número 10 encarnado atirou forte de pé esquerdo por cima.

Não foi preciso esperar muito mais para o Benfica abrir a contagem. Ao minuto 12, Ruben Lima aponta um canto da direita direitinho à cabeça de Yu Dabao. O chinês com uma cabeçada de matador atirou a bola ao poste e Nuno Ferreira na ressaca atirou forte de pé esquerdo para o golo encarnado.

O Benfica chegou ao segundo golo logo a seguir. Nuno Ferreira executa um corte espectacular a Bacar Sano, fazendo um passe longo de grande categoria para Leocisio Sami. O guineense cruzou de pé esquerdo para o coração da área onde Yu Dabao com uma cabeçada letal apontou o dois a zero.



Dabao estava a ser o jogador que tem habituado, sempre ao primeiro toque e muito participativo em todos os lances da equipa. Através da sua excelente técnica individual, o jogador chinês conseguia abrir espaços preciosos para os seus companheiros e foram através de três jogadas suas que o Benfica volta com perigo à baliza defendida por Rafael Marques.

À passagem da meia-hora, Kaz Patafta e André Carvalhas fazem uma excelente combinação com este último a fazer um bom passe para Yu Dabao que depois de ganhar na velocidade a Ruben Dias atirou forte de pé esquerdo ao lado.

Na jogada seguinte, Leocisio Sami dá a Yu Dabao, fazendo o chinês mais uma excelente assistência para o guineense a que o número sete encarnado não conseguiu desfeitiar o guardião adversário. Grande defesa de Rafael Marques a remate de Sami.

Na jogada seguinte, golo do Benfica. Yu Dabao transportou a bola desde a esquerda para o centro do terreno, entregando-a para Kaz Patafta. O australiano com um passe a isolar o chinês permitiu que Dabao desviasse a bola de Rafael Marques e aumentasse a contagem para três a zero.

Em cima do intervalo, o Benfica dispôs de mais duas excelentes oportunidades de golo. Primeiro, Milan Jeremic num pontapé de pé esquerdo quase fazia golo. A bola acabou desviada por Miguel Fernandes e o árbitro apontou para a marca de canto.



Na sequência do canto, Romeu Ribeiro falha à boca da baliza o quarto golo do Benfica. O intervalo chegou com o Benfica a fazer uma exibição de alto nível, com Yu Dabao novamente em grande destaque. André Carvalhas, Nuno Ferreira e Romeu Ribeiro iam acompanhando a excelente exibição do chinês cotando-se estes quatro jogadores como os melhores no primeiro tempo.

Yu Yu Yu Dabao!

O técnico do Alverca procedeu a duas alterações ao intervalo. Jorge Afonso e Gonçalo Silva renderam Gonçalo Lopes e Ricardo Silva e o Alverca passou a actuar com três centrais, arriscando tudo nesta segunda parte.

O Benfica entrou muito bem no segundo tempo, e depois de uma excelente arrancada de Milan Jeremic sobre a esquerda, Leocisio Sami falha de forma clamorosa novo golo.

O Benfica chegaria ao golo na jogada seguinte. Sami segurou bem a bola nas imediações da área ribatejana, fazendo um passe para Dabao a pedir devolução do seu companheiro. O chinês com um passe de calcanhar dá o golo a Sami com o jogador guineense a atirar para o fundo das redes. Rafael Marques quase defendia.



Ao minuto 60, Miguel Rosa rendeu o desinspirado no último toque Leocisio Sami. A equipa passou a actuar de forma mais rápida nas transições e com maior qualidade de passe a meio-campo. André Carvalhas subiu para o papel de avançado solto.

O Alverca chegou com perigo por intermédio de Gonçalo Silva a bater um livre proporcionando excelente defesa a João Ribeiro. Só de bola parada os ribatejanos assustavam e o jogo só dava Benfica.

Miguel Rosa fez logo das suas, fazendo um excelente passe a isolar André Carvalhas. O pequeno jogador encarnado viu a sua tentativa de chapéu sair ao lado da baliza.



Milan Jeremic quase marca. Yu Dabao com um passe a isolar o Sérvio não viu o seu companheiro dar melhor seguimento a mais uma grande assistência do chinês. A bola saiu a rasar o poste.

O Alverca quase marcava na jogada seguinte. Miguel Fernandes remata forte, proporcionando mais uma boa intervenção a João Ribeiro. A bola ainda sofreu um pequeno desvio de trajectória em André Casaca.

O Benfica estava a falhar muitos golos, e foi Miguel Rosa quem desperdiçou mais uma oportunidade de facturar. O médio encarnado perdeu-se dentro da área, não rematando nem assistindo Sérgio Oliveira, que entretanto tinha entrado, em melhor posição para fazer o golo.



Rosa não estava inspirado na finalização, e foi novamente depois de Yu Dabao oferecer o golo médio encarnado que Miguel Rosa falha mais uma grande oportunidade criada pelo chinês.

Dabao fez mais dois golos mesmo em cima do final da partida. O primeiro mostra toda a qualidade do avançado chinês.

Kaz Patafta bate um livre conta a barreira, sobrando o ressalto para Yu. O avançado chinês com um gesto diz a Kaz onde quer a bola, e faz o passe esperando a devolução do australiano. A bola foi metida exactamente no sítio perfeito e Yu Dabao com um toque subtil faz a bola passar entre as pernas de Rafael Marques.



Parece fácil ver este avançado a jogar. Novo golo, para terminar o encontro da melhor forma. Yu Dabao transporta uma bola, jogando a mesma para a direita em Pedro Danilson. O guineense devolve o passe e Yu Dabao com um remate extremamente colocado fecha a contagem.

Grande vitória do Benfica, fazendo talvez uma das exibições mais conseguidas da época. O adversário não deu a melhor réplica, mas a qualidade de jogo entre todos os jogadores é de assinalar.

Apreciações individuais:

João Ribeiro esteve muito bem. O guardião encarnado deu muita tranquilidade a toda a defensiva.

André Casaca não comprometeu, e passou mais um jogo com nota positiva. No centro da defesa estiveram dois grandes jogadores. Impecáveis no desarme e marcação, Nuno Ferreira e Miguel Víctor continuam a mostrar que são uma dupla de grande qualidade. Ruben Lima fez uma boa exibição, sobretudo na primeira parte, onde subiu muito no terreno e deu vantagem numérica ao ataque encarnado.

Romeu Ribeiro fez uma excelente exibição. O recém convocado para a selecção europeia de sub-18 esteve em grande nível, tanto no desarme, como na forma como colocou todos os seus passes nos sítios certos. Kaz Patafta esteve novamente apagado, não tendo nota negativa pelas assistências que efectuou para golo. Milan Jeremic lutou muito. No entanto, não esteve nos melhores dias em termos de finalização.

André Carvalhas fez um excelente jogo. Subiu claramente de produção na segunda metade, estando muito bem em todos os lances em que conseguiu pautar o jogo da equipa. Leocisio Sami esteve mal na finalização, marcando no entanto mais um golo para juntar à sua conta pessoal.

Yu Dabao é o melhor em campo. O que se pode dizer de um jogador que nos seis golos da equipa, marca quatro e assiste para outros dois? Exibição de luxo do chinês, que continua a mostrar enormes credenciais. Sempre ao primeiro toque, é excelente de costas para a baliza. Inicia as jogadas, acabando depois por aparecer na zona finalização onde raramente desperdiça um golo. BRILHANTE!

Todos os suplentes entraram bem, merecendo todos nota positiva pelos bons lances que desenvolveram.

Notas individuais:

1. João Ribeiro - 4
2. André Casaca - 3
3. Nuno Ferreira - 5
4. Miguel Víctor - 5
5. Ruben Lima - 4
6. Romeu Ribeiro - 5
7. Leocisio Sami - 3
8. Milan Jeremic - 3
9. Yu Dabao - 5 (um 6 expressaria melhor o seu rendimento)
10. André Carvalhas - 5
11. Kaz Patafta - 3

15. Sérgio Oliveira - 3
16. Miguel Rosa - 3
18. Pedro Danilson - 3

Reacções:

Bruno Lage: "Fizémos uma primeira parte muito boa e a segunda devido ao desgaste dos últimos três jogos com alguma intensidade num curto espaço de tempo. Depois de estar a ganhar por três, quatro zero, a equipa ficou um pouco mais tranquila, perdemos alguma noção de posições e não tivémos a posse de bola conforme gostariamos de ter. Fica principalmente a primeira parte e o espírito de equipa que continua a reinar entre os jogadores e todo o grupo. É acreditar até ao fim. Faltam sete jogos e é encarar estes sete jogos como finais."

Romeu Ribeiro: "Foi um jogo difícil, algo lento devido principalmente ao estado do terreno que se encontrava um pouco seco mas o importante são os três pontos."

A convocatória para a selecção europeia acaba por ser um grande prémio para ti?

"Sim, não estava à espera, ligaram-me ontem e fiquei eufórico claro! Espero representar o Benfica da melhor forma!"

Alverca 0-6 Benfica

Grande exibição colectiva

Juniores
Nacional
23ª Jornada

Local do jogo: Complexo Desportivo do Alverca nº1
Tempo: Sol
Assistência: Cerca de 200 pessoas

Árbitro: Joaquim Lamarosa (Santarém)
Auxiliares: Rodrigo Malta e João Nunes

Alverca: Rafael Marques, Gonçalo Lopes (Jorge Afonso, int.), Ruben Dias, Miguel Fernandes, Ricardo Silva (Gonçalo Silva, int), Kevin Soares, Bacar Sano, Fábio Martins, Leonel Correia, Marco Baixinho e Bruno Mendes (Eduardo Henriques, 57').
Suplentes não utilizados: Gonçalo Ruivo, Italo Alves, André Almeida e Vando Sano.
Treinador: Fernando Orge
Adjunto: Vítor Mesquita
Delegado: Vítor Vitória
Massagista: Carlos Fontan

Benfica: João Ribeiro, André Casaca, Nuno Ferreira, Miguel Víctor, Ruben Lima, Romeu Ribeiro, Leocisio Sami (Miguel Rosa, 60'), Milan Jeremic (Sérgio Oliveira, 70'), Yu Dabao, André Carvalhas (Pedro Danilson, 76') e Kaz Patafta.
Suplentes não utilizados: Daniel Casaleiro, Gregor Balazic, André Magalhães e Carlos Correia.
Treinador: Bruno Lage
Adjunto: Renato Paiva
Delegado: Paulo Fonseca
Massagista: Paulo Rebelo

Resultado ao intervalo: 0-3
Marcadores: Nuno Ferreira (12'), Yu Dabao (14', 39', 87', 90') e Leocisio Sami (51')
Acção disciplinar: Nada a registar
Melhores em campo: Kevin Soares (Alverca) e Yu Dabao (Benfica)

Reportagem de André Sabino.